The Mystery of the Exploding Teeth and Other Curiosities from the History of Medicine Thomas Morris

Resenhas - Medicina Macabra

Babi 07/02/2024

O livro traz relatos da época vitoriana, onde os médicos acreditam em coisas desde "fazer sanguias cura qualquer problema!" até "cigarro de arsênico é um ótimo remédio!".

O autor apresenta casos publicados em periódicos da época, dos quais temos casos trágicos, cômicos, curas milagrosas, cirurgias perigosas e doenças mentirosas. Tudo com bastante sarcasmo e recheado de humor ácido.

É um livro muito bom pra quem tem curiosidade a cerca de como era a medicina, pra mórbidos e pra curiosos. Incrível!

Ju Rocha 04/02/2024

Acho que é uma leitura incrível para entender a evolução da medicina. Mesmo assim acho que é um livro que tem q ser lido aos poucos. Ler tudo de uma vez é cansativo.

Diego 30/01/2024

Um livro que é interessante apenas no começo. Após a metade (um pouco antes disso) os casos parecem se repetir infinitamente. Olha... Dessa vez a Darkside errou feio nessa publicação. É linda da edição, mas não vale o preço que paguei não

Viviane675 25/01/2024

Ótimo livro para passar o tempo
Embora minha área de atuação seja outra, tenho bastante curiosidade sobre casos da medicina. Esse livro é uma junção de casos de medicina, com história, pois são casos entre os séculos 16 e 18. Para mim, essa junção foi perfeita, me gerou muita curiosidade, e foi também um grande aprendizado, me fez perceber o quão sortudos somos de ter nascido em uma época em que existe tanta tecnologia e a higiene é tão valorizada!
Apesar do nome, alguns casos beiram o cômico, enquanto outros, já deixo sob aviso, precisa ter um pouco de estômago para ler!

Tori 25/01/2024

Medicina macabra
Livro bom para passar o tempo. Gostei bastante do início, possui casos realmente curiosos, trágicos e engraçados, graças às pitadas de comentários um tanto quanto apimentadas.
Contudo, quando passei da metade do livro ele realmente ficou cansativo, pois era mais do mesmo. Folheei um capítulo que se tratava de situações mirabolantes aparentemente criadas, mas a leitura se tornou tão exaustiva que li um ou dois contos e o resto do livro não li, pois as situações se tornaram muito semelhantes e nem mesmo o humor conseguiu torná-las menos maçantes.

Viviane669 24/01/2024

Excelente para quem gosta de fatos curiosos
Por mais que eu não tenha nada a ver com medicina, foi uma leitura muito interessante, tanto para aprendermos um pouco de história, como para percebermos quão sortudos somos por nascermos em uma época que já exista tanta tecnologia.
Me surpreendi positivamente por constar que, apesar do nome, muitos dos casos relatados são um tanto engraçados, porém já aviso que para outros, precisa ter um pouco de estomago.
No mais, amei o livro. Para mim, foi ideal porque tenho dificuldade de ler livros de não ficção, e esse desceu bem suavemente.

Lara.Loredo 18/01/2024

Achei uma leitura enriquecedora, divertida e casos assustadores...
O motivo da nota nao se enquadrar com tudo isso que eu falei é pelo fato de ele ser bem repetitivo, muitas vezes senti que nao saia da mesma página, mesmo tendo lido uma sessão inteira de 8 casos.

wtfjulis 15/01/2024

O melhor
Sem dúvida nenhuma, um dos melhores livros voltados pra questões médicas que já li. Sou completamente apaixonada pela evolução da medicina e esse livro me surpreendeu bastante!

Denis 12/01/2024

Livro muito interessante, porém foi difícil terminar. O começo te prende bem com casos que são malucos, até difíceis de acreditar. Mas tudo vai ficando muito repetitivo e acaba se tornando uma leitura que não te surpreende em mais nada.

Jose213 10/01/2024

Um livro excepcional. É sempre muito interessante ler sobre a evolução da medicina, e agradecer por estarmos em uma era mais avançada tecnologicamente. É importante reconhecer nessas histórias a vida dada por muitos para que chegarmos aos conhecimentos atuais.

Granx 07/01/2024

Grey's anatomy medieval e sem sexo
Exatamente aquilo que eu PRECISAVA. Me prendeu demais e eu já estou ansiosa pra ler os próximos.
Mas é aquela coisa né, não recomendo pra quem tem nojinho.

Tarciane.Mayrink 06/01/2024

Muito interessante
Vários casos interessantes nesse livro. E o que gostei dele foi tom humorado e irônico do autor.
Meu caso preferido de longe é o "O curioso blastóporo de fumaça" achei muito engraçado e curioso ao mesmo tempo. É muito interessante como eles cuidavam de afogamentos na época. Fiquei pensando em que situações chegaram a conclusão de que assoprar fumaça pela boca e pelo c*, a fumaça chegaria ao pulmão mais rápido, pq se encontrariam no meio. A fumaça por si só já era um desastre.???????

AIinne- 03/01/2024

Medicina Macabra
É um livro de curiosidades da medicina! Com alguns tópicos como: vergonha alheia, cirurgias macabras, curas extraordinárias, histórias macabras, etc. Tem casos realmente agoniantes e nojentos heehehe é um livro mais devagar, mas se você curte pesquisas, medicina e curiosidades, vale a pena a leitura.

sabrinamenegassi 29/12/2023

Foi um livro legal, no começo
Estava curtindo bastante a leitura, até chegar num ponto em que mesmo com as divisões de "temas" as histórias eram muito similares. Sempre alguém engoliu alguma coisa, ou tinha coisas no estômago do nada ou enfiava coisas em certos orifícios kkk
Mas eu ri com a forma a qual foi contada.

JavaDeveloped 25/12/2023

Interessante, mas repetitivo
A obra começa muito interessante apresentando casos e evidências médicas extremamente esquisitas e que te deixam desconfortável.

Com o passar do tempo nada é tão perturbador quanto o que você já leu, nesse ponto começa a ficar repetitivo.

Associado a isso o autor tenta, de uma forma horrível, criar um efeito cômico sobre os casos. Fazendo isso ele só parece uma criança tentando ser sombria. Talvez seja efeito da tradução, mas odiei.

Acabei dando o livro para uma outra pessoa, espero que ela tenha gostado.

O melhor caso pra mim foi o do homem com o pênis preso em uma garrafa.