Aonde quer que você vá, é você que está lá

Aonde quer que você vá, é você que está lá Jon Kabat-Zinn

Resenhas - Aonde quer que você vá, é você que está lá

Vesli 24/03/2024

O livro é como um guia sobre meditação, fala sobre várias técnicas, posturas e formas de meditar, não levando para o lado espiritual, mas algo do encontro do eu com o eu. De olhar para o presente, perceber o corpo, a respiração e os pensamentos.
É uma leitura demorada, algumas palavras precisam de tempo para serem absorvidas. Muitas vezes voltei a página e reli algumas vezes para conseguir internalizar de forma correta.
No mundo da pressa, de viver sempre no futuro ou no passado, as vezes precisamos ficar mais tempo no presente pra podermos nos reconectar, tanto o conteúdo quanto o processo de leitura desse livro traz exatamente isso.

Kennedy.Marcelino 19/03/2024

Por ser estudante de Psicologia, de início me interessei pela leitura por conta da perspectiva do mindfulness. Achei uma leitura um pouco maçante e também, por eu assumir uma perspectiva mais pragmática, achei que existiram aspectos que foram mentalistas demais, algo quase fantasioso, porém alguns insights e exercícios são bem interessantes! Não é das melhores leituras que já fiz, mas deu pra aproveitar algo!

Nicholas.Assis 23/05/2023

Muito bom!
Livro muito bom para quem é iniciante em meditação ou tem curiosidade de saber mais sobre o assunto. Explica os conceitos sem tratar a meditação como algo mágico e dá dicas de como cada um pode achar o seu jeito de meditar

sschiavinato_ 12/03/2023

Psicologia da Atenção Plena ????? ?
?A verdadeira prática meditativa é como nós vivemos nossas vidas de momento a momento? (Jon Kabat Zinn).

Para quem se interessa pela Psicologia da Atenção Plena, acredito que este é o melhor livro para começar. O público-alvo do livro é realmente qualquer pessoa. Ele mostra o que é uma prática de mindfulness e o que não é, além de termos a impressão de que ele está falando também a partir de sua experiência pessoal.
Logo no início, ele explica o que é meditação:

??A meditação é simplesmente acerca de ser você mesmo e saber algo sobre quem você é? Trata-se de começar a perceber que você está num caminho, quer aprecie ou não, ou seja, esse caminho é a sua vida. A meditação pode ajudar a ver que esse caminho a que chamamos de nossa vida tem direção??

Kabat Zinn menciona que uma prática meditativa, uma prática de mindfulness, não significa deixar a mente vazia ou esperar por estados alterados de consciência. O objetivo de uma prática, de manter a atenção focada em um foco meditativo, é fazer com que possamos sair do nosso hábito de viver no ?piloto automático?. Fazemos as atividades como um robô, automaticamente, sem perceber o que estamos fazendo. A maior parte do tempo não vivemos no presente, ora estamos lembrando, ora estamos planejando ou preocupados. A importante vdd de que só temos o momento presente frequentemente não é percebida e, com isso, perdemos a oportunidade de vivenciar o momento de maneira completa e integral.
A prática meditativa não tem um objetivo de tirar-nos da onde estamos (daí o título do livro). O objetivo, se podemos falar em objetivo, é fazer com que percebamos o que está acontecendo aqui e agora. Como se fossemos crianças e estivéssemos curiosos para saber: O que estamos pensando? O que estamos sentindo? O que está acontecendo no nosso corpo, quais sensações estão presentes?
Nesse sentido, estar mindful, estar atento plenamente, significa manter a consciência presente ao longo do tempo: agora? e agora? e agora? e agora?
Perceber que não estamos com a atenção aqui, que ela foi para outro lugar, é um estado mindful na medida em que percebemos que não estávamos atentos por um instante. Ou seja, no fundo, se trata de estar atento ao que quer que aconteça, ainda que seja até o fato de termos perdido por alguns momentos a atenção.
Kabat Zinn afirma:

?A concentração é a pedra fundamental das práticas de mindfulness. A sua atenção plena será tão robusta quando a capacidade da sua mente de se manter calma e estável.?

Esta frase não contradiz o que dissemos acima. Com o tempo, a capacidade de estar mais atento ao que for que acontecer se amplia. Se antes conseguíamos ficar alguns poucos segundos atentos e o nosso antigo hábito de voltar a viver em piloto automático retornava rápido e forte, com as práticas conseguimos ampliar o tempo em que a atenção está presente, até virtualmente conseguirmos ficar
atentos a tudo o que fazemos. Ou seja, se estamos comendo, estamos atentos que estamos comendo. Se estamos lendo, estamos atentos, se estamos tomando banho, estamos tomando banho e assim por diante.
Através de pequenas lições de vida, de exemplos práticos, o autor ensina o leitor a encarar de modo diferente tudo o que o rodeia e preparando-o para entrar no campo da meditação e melhorar em muito a sua qualidade de vida. Um livro que todos deveriam ler.

Daise Cardoso 29/12/2022

É uma mistura de autoajuda e filosofia zen budista. Nao curti muito mas nao é ruim, só é um tanto mais do mesmo

ToniBooks 24/09/2022

Lá é aqui
Em que momento estamos plenamente conscientes e íntegros de nossa participação na totalidade das coisas? Em grande parte de nossas atividades estamos agindo "no modo automático", por isso tanta gente - inclusive eu - se sente enfadada e irritada, gerando e compartilhado, assim, sofrimentos nos mais variados graus. Neste livro de Jon Kabat-Zinn encontramos sugestões de posturas e práticas que ajudam a cultivar a atenção plena na vida diária. Um verdadeiro guia. Entretanto, se você encontrar o Buda pelo caminho, mate-o.

Nathaly1 06/07/2022

É um livro bom, confesso que em alguns momentos o achei muito repetitivo, tanto que pulei algumas partes, mas é um livro para ser lido e relido, como um manual prático de atenção plena.

Danie 31/05/2022

A simplicidade da atenção plena
Já li diversos artigos de Kabat Zinn, e nesta versão para o público geral, ele acerta em cheio.
A linguagem é simples, colocando a atenção plena em prática no dia a dia, ao mesmo tempo que faz diversos questionamentos sobre o viver e o o existir.

Rosane.Alves 27/03/2022

Meditação
Se você quer aprender sobre meditação esse é o livro ideal.
Em alguns momentos eu achei chato mas acredito que seja mais pelo fato de não querer me aprofundar mais no tema.
O final ficou mais interessante.

Jessica 13/03/2022

Autoconhecimento
Ótimo para ampliar a perspectiva sobre o que é de fato meditação. O livro aborda muitas questões sobre autoconhecimento, vida intencional e apesar de ter sido escrito há um tempo traz problemas bem atuais como o excesso de estímulos e produtividade excessiva.

Me fez olhar para o meu dia a dia e me conectar mais com o presente, ter mais foco no que é essencial. A premissa do mindfulness é aceitação sem julgamentos do que se vive, estar no aqui é agora nos faz aproveitar mais a vida é ter ações mais intencionais com àquilo que é realmente importante para nós.

A cada capítulo apresenta uma prática e são ótimas! Para quem deseja ter uma pouco mais de calma, exercer presença, intencionalidade e leveza no dia a dia é uma ótima leitura ?

anderson.fndss 10/02/2022

Bom!
A ideia central do livro em si é muito boa. Como todo livro de autoajuda, algumas partes se repetem várias vezes durante a obra, o que atrapalhou um pouquinho a minha experiência.
Fora isso, adorei o conceito de mindfullness e vou tentar colocar em prática na minha rotina.
Aline 10/02/2022minha estante
fofinho!

anderson.fndss 10/02/2022minha estante

Lucas1429 08/01/2022

Como a montanha impávida...
Jon Kabat-Zinn traz conceitos esclarecedores sobre a atenção plena, convidando o leitor a uma prática pessoal a partir do campo simbólico e subjetivo. O livro me instigou diversas reflexões e já usei várias passagens em aulas de yoga. Os ensinamentos da montanha são simplesmente majestosos. A beleza do não-fazer, a sabedoria da meditação: estar disposto a sentar-se com a dor e senti-la inteiramente. A ideia - e o hábito - de observar o momento e dizer "é isso aí" é de uma profundidade libertadora. Permitir que o desenrolar de momento a momento aconteça, sem querer modificar nada... com a atenção plena, aprendemos a abrir mão do controle ao passo que experienciamos a inteireza de cada instante.

Jahyne 26/12/2021

Que livro incrível!
Mesmo antes de iniciar a prática de meditação, aprendi inúmeras lições de vida através deste livro.

O autor nos faz observar com consciência nossos pensamentos e ações, e isso já nos transforma consideravelmente.

Estou encantada! Leitura obrigatória para um mundo melhor.

Carolina 27/09/2021

É simples, prático e extraordinário
Este livro é tao gostoso de ler! Me deu uma sensação de tranquilidade?serenidade.

O que eu amo nesse tipo de livro é o poder de te inspirar. No meu caso rolou sobre espiritualidade, consciência, rotina, arte, escrita, modo de ver, de sentir, pensar, respirar?No trabalho, em casa, na rua.

Esse livro se espalha, se arrasta e te leva como numa correnteza. Em termos práticos, te mostra uma maneira de se equilibrar com o fluxo constante do cotidiano, prestando atenção no presente, em como esta, em como é. São várias reflexões, exercício práticos e uma simplicidade encantadora.

Cah 14/05/2021

Atenção plena
Não sei se é tão claro assim, mas esse livro é um livro de meditação, comprei-o sem saber e confesso que quando comecei a ler, não era bem como eu esperava, mas expectativas a parte, acredito que de preferência é recomendável que o leitor esteja de antemão familiriaziado com o termo atenção plena, antes de lê-lo. Recordei em alguns parágrafos de dois livros de Eckhart Tolle O poder do Agora e Um novo mundo, ambos falam sobre estar presente. No mais ele nos faz refletir.