Transplante de Menina Tatiana Belinky

Resenhas - Transplante de Menina

Dani Resende 10/09/2022

Transplante de Menina
A autora e tradutora Tatiana Belinky nasceu na Rússia no ano de 1919. Chegou ao Brasil nos anos 1930, aos 10 anos. Esse livro parece uma biografia onde ela narra sua infância e também sua vinda para um país de onde nunca tinha ouvido falar .
Depois disso conta também suas transformações e seus caminhos percorridos no nosso país.
Indico muito esse livro para conhecer a vida dessa grande autora.
Excelente e imperdível!!

Lais 08/09/2022

Amei!!!
É uma escrita simples onde a autora relata sua infância em Riga Rússia, como foi sua imigração e depois mais alguns anos de infância no Brasil.
Dei altas risadas com o espanto dela por comermos fruta a qualquer momento ou quando ela se vingou de um dos meninos brasileiros q sempre a atormentavam.
Super recomendo e é uma leitura bem rapidinha

Mari 01/02/2022

Transplante de menina
Acho que todos deveriam ler transplante de menina, é um livro delicado e ao mesmo tempo emocionante, onde relata tantos problemas de uma menina russa de dez anos que deixa seu país e sua família para viver no Brasil mas com tanta genuidade e carisma que é impossível não se apaixonar pela história, os pequenos detalhes dessa história é o que emocionam. Leiam esse livro com a mente humilde e infantil e vocês veram como é incrível. Boa leitura.

Samantha 14/10/2021

Realmente cativante
Assim que olhei para o livro, achei que nao passava de um livrinho chato. E eu estava bem enganada, no início procrastinei de continuar lendo, mas a medida que ia passando página por página se tornava cada vez mais interessante. Era de lei, quando o lia tinha de terminar ao menos o capítulo. O modo em que a personagem descreve o Brasil naquela época é instigante. Cada detalhe, a medida que se vai lendo se torna mais precioso do que nunca.

biathomas 19/07/2021

Simples mas cativante biografia
Eu li esse livro no 5º ano da escola, já pensando q ia ser muito ruim, mas estava errada
O livro conta a história de Tatiana Belinky, uma menina que vivia na Rússia, e aos 10 anos se mudou para o Brasil. Sua história se passa uns anos antes da segunda guerra mundial, motivo q fez ela se mudar para o Brasil.
O livro é uma biografia, portanto escrito na 1ª pessoa, e a história não é uma grande aventura com monstros e magia, mas com certeza é a aventura da mudança e da adaptação em um país tão diferente do seu de origem.
Uma leitura muito gostosinha é interessante, principalmente porque podemos perceber algumas coisas que para nós, brasileiros, são tão comuns, e para alguns países é algo completamente novo. Como a banana e a praia.
Senti raiva, alegria, tristeza enquanto lia, é com certeza um dos melhores livros que já li, amo de verdade, recomendo a qualquer um.
Ah, mas se vc acha q vai mostrar Tatiana durante a época da guerra, não é bem assim, o livro acaba antes do início da guerra, mas temos alguns vislumbres de coisas q virão a acontecer como ?parentes q morreriam na guerra? ?mal sabia eu q essa mudança salvaria minha vida? e coisas do tipo, mas nada no presente.
É isso, espero q tenham gostado

Manu 08/10/2020

Quem gosta de livros sobre guerras vai gostar muito. EU só estou dando uma nota mais baixa, pois não é um assunto que me interesa.

Giovanna.Charrone 05/01/2020

Um livro no estilo histórias de vó
Um infanto-juvenil muito fofo e amável, foi inevitável pra mim lembrar da minha vó contando seus causos na Bahia pra mim (com a única diferença é que ao invés da Bahia, temos a Russia). Tem uma escrita leve, perfeito pra ser lidos por crianças.

Giovanna.Charrone 05/01/2020

Um livro no estilo histórias de vó

Reeh 18/09/2019

MUITO BOM!
Nesse livro maravilhoso relata a vida de Tatiana Belinky de quando era criança até seus treze anos. Ela conta como sua vida mudou depois de ser transplantada da Russia para o Brasil por motivos de necessidades na década de 30, e como era sua vida onde morava antes.
Achei muito legal e engraçado quando ela relata como ficou surpresa com algumas coisas por aqui, como o idioma, pois antes de se mudar não tinha nenhum conhecimento do nosso português, com o clima, ela conta que ficou doente por não estar acostumada com a mudança de temperatura, e dos costumes em geral, ela relata até que sofreu bullying pelo seu jeito de se vestir por parecerem crianças demais kk.
É muito envolvente como ela conta como era na Russia! Tudo aparenta ser tão diferente, bonito e legal!
Gostei bastante de ler esse livro por ser uma leitura fácil e divertida, com alguns desenhos demonstrando o momento, achei muito bom.

Calhamaço da Tati 23/01/2019

Uma história contada pela pespectiva de uma menina !

Alde 22/11/2018

Transplante de menina
Transplante de menina de Tatiana Belinky, é uma leitura envolvente, ao le o livro é como se estivesse revivendo cada trajetória percorrida por Belinky, de sua cidade natal Riga na Letônia até o Brasil, em São Paulo. A leitura oportunizou um contato com a cultura e o modo de vida da escritora naquela época.

Fernanda.Silva 07/06/2018

quero ler

juh 03/09/2016

Transplante de Menina
Lembro que li Transplante de Menina no ensino fundamental e nem sabia quem era Tatiana Belinky. Ao ler acabei "conhecendo" um pouco já que o livro é autobiográfico viajei em suas páginas.
No livro a autora narra como sua família mudou de Riga, Letônia na primeira metade do século XX para São Paulo, e suas experiências como uma menina imigrante
É interessante ver aos olhos de uma criança essa mudança de um país para outro, a imaginação e impressão que tem sobre o Brasil. Imaginar que somos ricos por comer banana em qualquer época do ano,onde tem crocodilos ou de como as crianças sofrem com o choque cultural.
O livro é muito delicado e ensinar ver as coisas por outro angulo, que apesar de tudo somos um povo hospitaleiro.

Naáthy Domingues 24/09/2015

Biografia
Tatiana Belinky Gouveia (Petrogrado, atual São Petersburgo, Rússia 1919 - São Paulo SP 2013). Autora de histórias e poemas infantis, tradutora e roteirista de televisão. Após viver cerca de nove anos em Riga, Letônia, chega ao Brasil, em setembro de 1929, com os pais e dois irmãos mais novos. Fixam-se em São Paulo. Estuda no Colégio Presbiteriano Mackenzie até 1937, quando conclui o curso comercial e começa a trabalhar como secretária bilíngue e taquígrafa. Ingressa na Faculdade de Filosofia São Bento, mas não conclui o curso. Em 1940, casa-se com o médico psiquiatra Júlio Gouveia (1914 - 1989). Alguns meses depois, quando seu pai morre, em acidente aéreo, assume seus negócios, atuando durante seis anos como representante de produtores de celulose em fábricas de papel, até que se restabeleçam as condições econômicas da família. De 1948 a 1951, a convite de uma sociedade beneficente presidida por amigos e com o apoio da prefeitura, Tatiana e o marido adaptam peças infantis e as encenam em apresentações gratuitas em teatros de toda a cidade de São Paulo. O sucesso do projeto resulta em convite da TV Paulista para que o teatro infantil seja levado à televisão. Em texto adaptado por Gouveia, encenam A Pílula Falante e O Casamento de Emília, de Reinações de Narizinho (1931), de Monteiro Lobato (1882 - 1948). Em 1952, chamado para realizar um programa semanal, o casal vai para a TV Tupi. Inicialmente eles levam ao ar Fábulas Animadas, adaptações feitas por Tatiana de contos de fadas e histórias fantásticas. Em seguida, criam O Sítio do Picapau Amarelo, série inspirada na obra homônima de Lobato, com cerca de 350 episódios, que entre 1968 e 1969 é montada para a TV Bandeirantes. Ao deixar a televisão, a autora assume o setor infantojuvenil da Comissão Estadual de Teatro. De 1972 a 1979, atua como colunista, escrevendo crítica de teatro e de literatura infantil em jornais paulistas, como Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde e Gazeta de Pinheiros. Publica, em 1984, Teatro da Juventude, que reúne suas adaptações. A convite de uma editora, lança suas primeiras obras autorais, em 1985: A Operação Tio Onofre e Medroso! Medroso!. Dominando os idiomas inglês, russo, alemão e iídiche, passa também a traduzir obras de Anton Tchekhov (1860 - 1904), irmãos Jacob (1785 - 1863) e Wilhem Grimm (1786 - 1859), entre outros, e a adaptar livremente clássicos da literatura, como Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (1832 - 1898). Morre na cidade de São Paulo, em 15 de junho de 2013.