the talented mr. ripley

the talented mr. ripley Patricia Highsmith

Resenhas - The Talented Mr. Ripley

karla.jamily 22/05/2024

?He began to invent. His mind steadied.?
Li o livro com o mesmo sentimento que tive do filme, amando a cada minuto e até me vendo na estória.

Acho muito interessante a forma como a autora tratou o protagonista e como ela escreveu sobre as pessoas queers na época, trazendo uma tensão entre os personagens que você esperava a todo minuto algo acontecer entre eles. Além disso, não vou mentir, tive momentos em que estava torcendo pelo Ripley e quando ele começou a sua farsa eu estava lhe apoiando até porque quem nunca iria aceitar uma viagem com tudo pago para itália? Meu maior sonho.

Soterradaporlivros 08/04/2024

Ripley
Eu nunca vi os filmes, eu sempre quis ler o livro antes, mas o fato da série do Netflix ser estrelada pelo Andrew Scott me fez ler o livro.

Acho que a única coisa que eu esperei mesmo desse livro foi o final, o resto, mesmo conhecendo a história por alto, foi quase que uma total surpresa.

Let_almeida 17/04/2023

Rápido, interessante e dinâmico
Um livro muito bom de fato, cheio dos pontos positivos de um personagem ?sociopata? e sua linha de pensamento. É um livro tranquilo e sem descrições explícitas de violência, pelo próprio fato do Tom Ripley se separar da ideia de ter cometido os crimes em questão. Tem certos aspectos que me pareceram manjados/improváveis, mas, no geral, é uma leitura fácil e para qualquer um!

wesker 04/12/2022

eu também queria ser um rico boêmio na italia...
patricia highsmith sabe como poucas explorar a perversidade do ser humano, isso se encaixa tão bem (de uma forma esquisita) em uma autora que simplesmente odiava pessoas, a nossa pat um dia pensou ?até onde um twink psicopata pode ir?? e PAH temos esse livrão. o ripley é um personagem que dentre muitos , representa muito bem o que nós pobres coitados ansiamos e invejamos: uma vida estável com conforto. a diferença é que a pat highsmith te incita até onde você pode segurar a mão do ripley, até porque é fácil entender ele, mas é muito difícil pensar como ele, afinal, psicopata.

acho muito ousado também como uma autora em uma década extremamente conservadora conseguiu escrever um suspense como esse com toques grandes de subtexto e homoerotismo entre os dois protagonistas, o dickie tá quase sempre bêbado e parece que ele e o ripley vão se pegar a qualquer momento, tá aí o sentimento queer: você não sabe se a pessoa tá flertando contigo ou ela quer te matar.

esse livro me fez ter vontade de morar na italia a beira-mar, vivendo unicamente da minha banquinha de frutas, italiano igual a lady gaga.

Jéssica 06/02/2021

Reviravoltas e esperteza
Uma aventura com muitas reviravoltas e esperteza. Tom Ripley é de fato talentoso e extremamente prepotente, o que o ajudou a ter a vida que sempre quis.

Zops 14/07/2020

Achei bem interessante a perspectiva do narrador, mas não gostei do final!