Um, nenhum e cem mil

Resenhas - Um, Nenhum e Cem Mil

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Guynaciria 06/10/2023

Um, nenhum e cem mil/ Luigi Pirandello / @penguincompanhia

No livro, Vitangelo Moscarda descobre que seu nariz pende para a direita, o que desencadeia uma profunda reflexão sobre sua identidade e como é percebido pelas pessoas ao seu redor. Ele se envolve em situações angustiantes e burlescas na cidade de Richieri, levantando questões sobre sua imagem pública e o que resta dele quando sua aparência é subtraída. O enredo mistura elementos metafísicos e humor, criando uma narrativa intrigante e divertida.

O protagonista passa por uma transformação rápida, mas depois as repetições e a falta de clareza no desfecho deixaram o leitor confuso. No entanto, o começo do livro foi valorizado pelo seu impacto inicial.

A maneira inusitada como Luigi Pirandello aborda a questão da identidade. O protagonista, Vitangelo Moscarda, questiona a percepção que os outros têm dele e reflete sobre a natureza multifacetada da identidade.

O autor critica o hábito de rotular as pessoas com base em aparências superficiais e explora as consequências dessa alienação.

A resenha também menciona que a leitura demanda uma abordagem mais tranquila devido às digressões presentes na narrativa.

Já leram algo nesse sentido, que os levaram a questionar como a sua aparência reflete a forma como os outros te vêem?

#umnenhumecemmil #penguincompanhia #companhiadasletras #parceria2023 #lendoosclassicos

gi 30/09/2023

Um pouco confuso
Primeiro contato que tenho com o autor, gostei bastante da escrita mas a história não me prendeu até o fim como no início. Aquela história de foi de 100 a 0 mto rápido, você começa achando tudo uma loucura e fica brisado junto com o protagonista, depois de um tempo vai cansando o que ele fala e fica repetitivo, aí no fim você já não sabe mais nem o que rolou. Não funcionou muito bem para mim, mas o começo valeu por suas 60 páginas ali.
Fagner52 01/01/2024minha estante
Eu concordo com você. Mas como disse na minha resenha que acabei de fazer, acho que este é um tipo de leitura que tem que ser feita com calma. Eu me peguei várias vezes perdido e relendo certos capítulos ;v

Daiane316 29/09/2023

Somos uma multidão.
?Um, Nenhum, e Cem Mil? é um livro que trata sobre identidade. Afinal, quem é você? Como as pessoas o veem? Existe uma semelhança entre o que você é e o que as pessoas acham que você seja? Pirandello, em sua obra, nos dá uma vasta abertura para o leitor olhar tanto ?para dentro de si mesmo? quanto ?para o mundo ao redor; Ao obrigar a quem o ler tentar reconhecer quem realmente representa aquela imagem que aparece no espelho, pode-se constituir tanto,a depender do curso de tais reflexões, em objeto tanto de fixação das correntes quanto de libertação. Uma ótima obra moderna, que traz críticas pontuais e escancara a crise identitária social, que veja bem, até mesmo nos dias de hoje é algo recorrente.

michele-biblioteca 22/09/2023

Excelente.
Um, nenhum e cem mil nos apresenta a Vitangelo Moscarda, um homem ocioso de 28 anos de idade, dono de um banco que herdou de seu pai. Moscarda ignora seu próprio negócio, deixando-o para terceiros conduzirem, e vive confortavelmente com a renda. Uma manhã, sua esposa observa que seu nariz se inclina ligeiramente para a direita, e Moscarda fica atônito com a descoberta dessa falha que nunca foi capaz de perceber, desencadeando uma feroz crise de identidade. Subitamente, ele percebe que aquele homem no espelho é, na realidade, um estranho. Vitangelo, assim, começa a questionar suas muitas versões vistas pelas pessoas ao seu redor, bem como seu verdadeiro eu, e se torna obcecado com a dolorosa constatação de que ele é apenas o que os outros fazem dele.
E assim Pirandello nos faz perceber que a realidade é uma só para nós (um) , mas no momento em que percebemos que somos outra coisa ela se anula (nenhum) e depois se multiplica nas várias características criadas por aqueles que nos rodeiam (cem mil). Esse livro é genial e deve obrigatoriamente entrar na lista de leituras de todos vocês.
Essa edição linda da @penguincompanhia tem posfácio do Alfredo Bosi, e uma entrevista com o autor por Sérgio Buarque de Holanda, publicada em O Jornal, em 1927.

JosA360 28/08/2023

Esperava mais
é isso? esperava muito mais desse livro que na medida que ia lendo, ficava cada vez mais confuso, bem complexo porque o cara entra numa crise existencial que só basicamente ele mesmo pra entender o que tá rolando e o que ele tá querendo passar para o leitor

Balbino.Farias 15/08/2023

Muitas vezes idealizamos a imagem que temos de nós mesmos e nos esquecemos que cada pessoa nos vê a partir da sua própria perspectiva e interpreta de maneira distinta as nossas ações e motivações.

Aceitar isso, em si, já nos ajudará a evitar a ?neura? com a qual sofreu Moscarda ao se dar conta de que o ?EU? idealizado (ou mesmo imaginado) por ele, sequer existia.
Fagner52 01/01/2024minha estante
A leitura deste livro pra mim respondeu todas estas questões que você comentou. Entender que não temos controle sobre o que o outro pensa/acha da gente é libertador. E o ponto de virada na minha percepção sobre o assunto foi lendo este livro, que definitivamente me marcou.

Ament 10/08/2023

Até a metade eh mto bom
Eh exatamente isso, ele explode a sua cabeça e faz vc ver o mundo de uma forma diferente, percebendo que existem diferentes perspectivas sobre tudo. Mas dps começa a ficar mto repetitivo e viajado demais. Ou talvez eu só seja burra demais pra entender ??
Fagner52 01/01/2024minha estante
Não não. Este livro precisa ser lido com calma porque realmente a gente se pega perdido em alguns momentos. Eu me peguei relendo alguns capítulos justamente por isso. Eu ficava "pera....que?" Haha

Georgeton.Leal 01/08/2023

O estranho inseparável de mim
De maneira inusitada, Pirandello quebra a "quarta parede" e convida o leitor a se envolver diretamente com essa curiosa história, a qual é centrada em Vitangelo Moscarda, um homem aparentemente comum que, em um determinado momento de sua vida, percebe que as pessoas ao seu redor têm uma percepção diferente de sua imagem e personalidade. Algo resumido na ideia de que o "eu" que não é visto por mim, mas pelos outros, seria uma persona completamente alheia e distinta do que realmente penso ao meu respeito. Esse outro "eu", estranho a mim mesmo, é o foco das discussões do protagonista, que procura saber qual seria a verdadeira essência de sua identidade.
Pirandello toma esse ponto de partida para abordar vários diálogos inteligentes e reflexões profundas que nos fazem questionar a noção de uma identidade fixa e coerente, sugerindo que somos, na verdade, uma constelação de personas que se manifestam de diferentes maneiras dependendo do ponto de vista de cada indivíduo. O autor também critica a tendência das pessoas em rotular e definir os outros com base em aparências superficiais, mostrando como isso pode levar à alienação e ao desconhecimento de si mesmo.
Mesmo sendo uma obra repleta de digressões em quase toda narrativa (o que exige uma leitura mais calma), há momentos onde a vida do protagonista também ganha destaque. Muitas situações insólitas vão acontecendo à medida que Moscarda tenta "decompor" a imagem que ele acha que as outras pessoas tem dele, o que o leva a consequências nada boas.
Esse foi um romance que li num momento bastante propício, pois as reflexões dele caíram como uma luva em várias indagações que eu estava lidando até então. A única diferença é que não tive de ir tão longe quanto o Moscarda para constatar aquilo que, por previsão segura, já poderia ser discernido sem muitos riscos.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2023/09/o-estranho-inseparavel-de-mim.html

Thaís 04/06/2023

"Quando alguém vive, vive sem se ver. Conhecer-se é morrer."
É um livro absurdamente bem escrito. O autor traz uma narrativa dramática e ao mesmo tempo cômica, em que nos faz traçar uma análise. Não somente sobre o Moscarda e suas inquietações, mas também, nos convidando a uma reflexão sobre a vida, o sistema em que vivemos, a humanidade e principalmente sobre si mesmo.

Quem somos? O que achamos que somos, ou o que outros criam para nós? O que nos caracteriza como indivíduos é igual para cada um de nossos amigos? Como cada um agrega a você características que provem única e exclusivamente da percepção daquela pessoa?

Sabe quando alguém tira uma foto sua distraído, e você pensa "eu sou assim?". Esse é um dos aspectos citados no livro. A espontaneidade e a dificuldade em reconhecer-se vivendo, porque jamais conseguiremos nos conhecer pelos olhos dos outros. É um livro sobre muitas coisas, mas também, é sobre a essência humana e nossas projeções.

Arthur 11/05/2023

A cada página, uma janela
Passei por tanta coisa junto a Moscarda. Ah, foi um homem e tanto, tantos homens ao mesmo tempo.

Luigi monta uma narrativa quase que psicológica em "Um, nenhum e cem mil". Moscarda, o protagonista, compartilha com os leitores seus anseios, como se fosse consciente da nossa própria existência. E, mais ainda, ele nos desafia! Quando rimos dos seus surtos e dos seus questionamentos, que de início nos parecem tão inventados, ele percebe. E estabelece um diálogo conosco, convencendo-nos a cada página de que lemos sobre um Moscarda mas não sobre o Moscarda. Até o fim do livro, você também se convence. Se não se convenceu, não entendeu, e tudo bem.

A leitura pode se tornar cansativa, mas definitivamente é um livro que vale a reflexão.

Paulinha 07/04/2023

Louco igual euuuuuuu. meio repetitivo e algumas reflexões parecem basais pra qualquer menina passando pela adolescência, mas gostei bastante!!! mesmo!

júlia. 05/04/2023

Gostei muito do conteúdo mas não gostei da forma que foi passado. achei a escrita muito maçante e repetitiva, mas não culpo o livro acho que eu só não tava na vibe mesmo. talvez daqui 10 anos essa seja a minha leitura favorita. mesmo assim me proporcionou boas reflexões.
acho que tudo se resolveria pra ele com algumas sessões de terapia. no fim a loucura do querido se virou contra ele.

Biblioteca Álvaro Guerra 03/04/2023

O romance começa com ele olhando para o espelho de manhã, quando percebe algo estranho sobre seu nariz: ao pressionar a sua narina, ele sente dor. O ato de olhar no espelho para si mesmo, quebra a percepção que ele tem de si mesmo. E ele vai percebendo que sua imagem é construída pelo o que os outros acham dele. E o que outros acham dele, segundo Moscarda, não é ele. E a luta dele durante a história é para desconstruir essa imagem que as pessoas têm sobre ele. Moscarda começa a jornada dramática para descobrir o seu próprio “eu”. O nariz inclinado é o primeiro sintoma da doença. Moscarda acreditava que todos o viam como alguém que tinha um nariz reto, ao passo que todos o viam como alguém que tem um nariz torto. Essa percepção torna-se um dilema de identidade. Afinal, quem é Moscarda?

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788575030486

Nightfury 08/03/2023

Fui esperando muito e me decepcionei, mas recomendo
?Eu sou vários. Há multidões em mim. Na mesa de minha alma sentam-se muitos, e eu sou todos eles. Há um velho, uma criança, um sábio, um tolo.

Você nunca saberá com quem está sentado ou quanto tempo permanecerá com cada um de mim. Mas prometo que, se nos sentarmos à mesa, nesse ritual sagrado eu lhe entregarei ao menos um dos tantos que sou, e correrei os riscos de estarmos juntos no mesmo plano.

Desde logo, evite ilusões: também tenho um lado mau, ruim, que tento manter preso e que quando se solta me envergonha. Não sou santo, nem exemplo, infelizmente.

Entre tantos, um dia me descubro, um dia serei eu mesmo, definitivamente. Como já foi dito: ouse conquistar a ti mesmo.?

-Nietzsche

é um bom livro, fui esperando que abordasse psicologia e tal, mas foi pra um caminho totalmente diferente do que eu imaginava.

gostei bastante da leitura, mas achei que poderia ser melhor, já que a proposta é realmente foda.

Emi 23/02/2023

Uma leitura não muito leve, mas quando se envolve flui bem. Tem mta repetição nas ideias que eu tb entendo como reflexo da obsessão do personagem com essa ideia. Fui pega de surpresa com o desenrolar dos acontecimentos. Me fez refletir algumas coisas. Gostei. A entrevista no final me fez ter uma ideia meio sei lá do autor...enfim

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6