Carta sobre a Felicidade

Carta sobre a Felicidade Epicuro

Resenhas - Carta sobre a felicidade

GuiToochi 21/04/2024

Quão simples é ser feliz?
Do que você realmente precisa para ser feliz? O que você pode(e o que realmente necessita) fazer para alcançar a paz de espírito? Nesta breve carta Epicuro escreve as suas opiniões sobre essas questões.

Sandrow 05/04/2024

Caminho para a felicidade
Leitura rápida e interessante. Em virtude de ter só umas 50 páginas não se aprofunda no assunto. Fala do que se precisar para ser feliz, como as amizades, viver uma vida simples e o autoconhecimento.

FLyrie 18/03/2024

Breve, mas não deixa de ser interessante.
Uma rápida conversa que mostra uma filosofia de vida bem interessante de se viver.Me ajudou a compreender melhor as ideias de Epicuro, visto que pouco eu conhecia sobre sua filosofia.
Basicamente nos instiga a buscar formas de cuidar da nosso mente e do nosso corpo para que se tenha uma vida realmente feliz.

Pedralto 27/02/2024

Para Epicuro, a felicidade se atinge pela:

1) Filosofia
2) Entender que não temos porque temer a morte.
3) Entender seus desejos e aprender a controlá-los
4) Aprender a se contentar com o pouco, para não sofrer na ausência da abundância.
5) Negação do destino. Sua vida não está determinada.
6) O verdadeiro prazer é a ausência de sofrimentos físicos e perturbações da alma.

Paulo1844 16/02/2024

A "Carta da Felicidade" de Epicuro é um texto filosófico que destaca a busca pela felicidade como o objetivo máximo da vida. Nesta carta, Epicuro discute os elementos essenciais para alcançar a felicidade, enfatizando a importância da amizade, da simplicidade e do autoconhecimento. Ele argumenta que a felicidade reside na tranquilidade da mente, na ausência de dor e na satisfação dos desejos naturais e necessários. Ao evitar excessos e cultivar relações interpessoais genuínas, Epicuro propõe um caminho para uma vida plena e gratificante. Sua abordagem humanista e pragmática continua relevante hoje, inspirando reflexões sobre como podemos encontrar a verdadeira felicidade em meio às demandas da vida moderna. Eu gostei muito, mesmo sendo curta, ela proporciona uma reflexão bastante significativa sobre a busca pela felicidade.

"Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde do espírito. Quem afirma que a hora de dedicar-se à filosofia ainda não chegou, ou que ela já passou, é como se dissesse que ainda não chegou ou que já passou a hora de ser feliz. Desse modo, a filosofia é útil tanto ao jovem quanto ao velho: para quem está envelhecendo sentir-se rejuvenescer através da grata recordação das coisas que já se foram, e para o jovem poder envelhecer sem sentir medo das coisas."

iarcheron 31/12/2023

"Viver não é um fardo e não viver não é um mal."
A forma como o autor fala sobre a morte mudou minha perspectiva sobre tal. É um livro curtinho, leitura rápida.

Giu Aguiar 19/12/2023

Carta antiga e inteligente
O filósofo Epicuro nasceu em 341 a. C. e foi ele quem teorizou o pensamento epicurista. Aqui, na introdução, temos uma cronologia de sua vida, com suas ideias, discípulos, comparações das teorias de Demócrito e a doutrina em sua carta.

Epicuro almeja alcançar a ?saúde do espírito?, e o objetivo de sua carta é tornar o homem feliz, citando os ensinamentos para se ter a mais completa felicidade, e ?se sentir como um Deus imortal?.

A edição, apesar de pequena, é linda. Há textura na capa, escritos gregos na orelha e a carta escrita no original em grego e em português. Eu só teria mantido o ?a. C.? se tratando dos anos.

No geral, eu amei. Um livro tão pequeno, mas tanto a se falar. A Grécia antiga é um assunto que amo explorar e estudar, então foi um belo agrado ao ler.

AndrA.Palis 17/12/2023

Felicidade e prazer, os bens imortais
É preciso cuidar das coisas que trazem felicidade, pois estando esta presente tudo temos, e, sem ela, tudo fazemos para alcançá-la.

"A morte para os vivos não é nada, visto que todo bem e todo mal residem nas sensações, e a morte é justamente a privação das sensações."

Não há nada de terrível na vida para quem está convencido de que não há nada de terrível na morte. É tolo quem teme a morte, pois o aflige a própria espera.

Assim, a morte não é nada. Quando estamos vivos ela não está presente. E quando está presente, nós é que não estamos.

Para o sábio, viver não é um fardo e não viver não é um mal.

Qualidade prevalece sobre a quantidade.

Os desejos podem ser classificados como Naturais e os Inúteis. Dentre os Naturais, há uns que são Necessários e outros apenas naturais. A partir dos Necessários existem alguns fundamentais para a felicidade, outros para o bem estar corporal e outros ainda para a própria vida.
Conhecer seus desejos é saber direcionar suas escolhas e suas recusas a fim de alcançar a saúde do corpo e a serenidade do espírito.

TUDO QUE É NATURAL É FÁCIL DE CONSEGUIR, DIFÍCIL É TUDO QUE É INÚTIL.

Só sentimos necessidade do prazer quando sofremos pela ausência. Destacando a importância da autossuficiência para se contentar.

Todo prazer constitui um bem e toda dor constitui um mal. Mas há prazeres maiores que podem advir da dor e dores que podem advir de prazeres. Para tal, faz-se necessário o critério dos benefícios e dos danos.

"Não existe vida feliz sem prudência, beleza e justiça, e não existe prudência, beleza e justiça sem felicidade."

Loh Valente 05/12/2023

Carta sobre a felicidade
Por ser um livro curtinho foi rapidinho de se ler.
Não gostei de todo ele, mas de forma geral achei bom.

Wagner254 04/11/2023

Livro maravilhoso para ler em 30 minutos..
Ficamos com uma frase linda:

"Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde do espírito. Quem afirma que a hora de dedicar-se à filosofia ainda não chegou, ou que ela já passou, é como se dissesse que ainda não chegou ou que já passou a hora de ser feliz. Desse modo, a filosofia é útil tanto ao jovem quanto ao velho: para quem está envelhecendo sentir-se rejuvenescer através da grata recordação das coisas que já se foram, e para o jovem poder envelhecer sem sentir medo das coisas que estão por vir; é necessário, portanto, cuidar das coisas que trazem a felicidade, já que, estando esta presente, tudo temos, e, sem ela, tudo fazemos para alcançá-la"...

Jessy R. 11/10/2023

O que um filósofo grego tem a dizer sobre a felicidade? Acredito que muita coisa, mesmo sendo um recorte de uma sociedade específica, de um tempo muito outrora com costumes e organização social distintos. Dessa forma, tem-se a muito ser dito desse recorte todo, desse momento da história de um povo alem-mar. O que mais acho impressionante é que essa carta veio até nós, pessoas do século XXI e mais extraordinário ainda, ter atravessado oceanos e passado por uma tradução do grego antigo para o português moderno! Enfim, várias etapas que fizeram com que esse pedacinho de especulação sobre a felicidade chegasse até nós. Costumes, posturas, hábitos e pensamentos que compõe essa definição de felicidade de Epicuro.

Anlua 01/10/2023

Epicuro picud0
Papo reto adoro o jeito que ele fala sobre a morte, mudou minha perspectiva, simplesmente jogou a melhor carta do mundo e foi de dormes

Nam Nam 06/09/2023

Carta sobre a felicidade
Eu conheci Epicuro por conta de uma música da Sofi Frozza e poder entender mais da visão dele através desse livro foi legal

arthurzito 30/07/2023

Carta sobre a Felicidade, escrita por Epicuro, é uma obra que me cativou desde o primeiro parágrafo. Sua narrativa em primeira pessoa, repleta de pensamentos reflexivos sobre a busca pela felicidade, prendeu minha atenção do início ao fim.

O livro apresenta uma leitura rápida e fluida, o que possibilitou uma imersão profunda nas ideias filosóficas do autor. A simplicidade da linguagem torna a compreensão das mensagens transmitidas ainda mais acessível, o que me permitiu refletir sobre minha própria jornada em busca da felicidade.

A meiguice presente nas palavras de Epicuro transmite uma sensação de acolhimento, como se estivesse conversando diretamente com o leitor. A forma como ele aborda temas complexos com tamanha doçura é encantadora e envolvente.

Kárita 22/06/2023

Só penso em como seria bom aplicar em uma sala de aula