Caderno H

Caderno H Mario Quintana

Resenhas - Caderno H

EstAfani.Sandmann 02/03/2024

O portinho amado de Porto Alegre
Caderno H é um livro escrito pelo amado Mário Quintana. Se trata de uma coletânea de pequenos textos, escritos pelo poeta ao longo de sua jornada publicando em um famoso jornal da cidade. São frases cheias de significado, que te fazem refletir e sair das páginas pra pensar em sua vida. Uma leitura fantástica. Por ser uma grande fã do estilo e da obra, receio passar horas de escrita em puro puxa saquismo, coisa que o Mário detestaria. Mas, vale a leitura, as reflexões e os pensamentos.

Carol 26/12/2023

Leitura para se deliciar e celebrar a literatura nacional
Todo poeta entendeu que a beleza está intrínseca à rotina, mas sinto que Mario Quintana vai além.

Com uma escrita simples, bem humorada e envolvente, ele tem o dom de juntar palavras em algo totalmente novo, artístico, bonito, ousado e leve. Seu dom de encantar, provocar e expressar sutilezas de forma tão direta quase assusta — não fosse a poesia.

Caderno H é uma coletânea de textos, prosas e crônicas curtas — prato cheio para quem ama escrever e para os sensíveis, que arrancarão de suas páginas um pouco de inspiração extra para alimentar a alma. Foi assim mesmo que me senti: abastecida e iluminada por tanta inspiração.

Uma leitura para se deliciar e celebrar a literatura nacional — tão rica e encantadora. Favoritado desde as primeiras páginas✔️

site: https://www.instagram.com/carolbarbozza/

Henrique Fendrich 20/12/2023

Muitas sacadas originais, bonitas ou divertidas, que ainda guardo comigo, mesmo muito tempo depois da leitura desse livro.

Eduarda 12/11/2022

O livro “Caderno H”, do escritor Mário Quintana, publicado no Brasil pela editora Alfaguara, é um livro de poesias. Sou uma pessoa que geralmente não gosta de poesias, mas gostei muito do livro pois, a maioria dos livros de poesia que eu já li, falava tudo do mesmo assunto, algo que não aconteceu com o Caderno H.
Uma coisa que notei foi que não havia somente poesias no livro, tinham algumas narrativas e citações, por exemplo, “Um encontro com ele”, Picasso, Paul Geraldy e Charlie Chaplin.
As minhas poesias favoritas do livro foram:
“O que acontece com as crianças” (principalmente na última frase), “O que acontece com os pais”, “Os sonetos e o Doutor Quejando” (Depois do [olhar de simpatia.), “Trecho de carta”, “Ela”, “Exame de consciência”, “Dos livros”, “Diálogo Crítico”, “Das respostas”, “Das civilizações”, “Tão Fácil”, "A vida é um sonho", "Sangue e areia", "Vidinha", "A chuva", "Cena"
Claro, teve outros que gostei, e outros que não entendi. Gostei desses trechos pois, eu me identifiquei e me recordei de acontecimentos que já me ocorreram.

Maiara 29/08/2022

Bem bom!
Gostei bastante, embora tenha algumas frases um tanto machistas. Sei que é marca da época, mas infelizmente isso me impede de me apaixonar pelas obras e textos.

Ma 17/02/2022

Eu amo a ironia e a metalinguagem do Quintana... mas alguns desses versos envelheceram muito mal na minha opinião.

Maryellen 07/12/2021

Um livro de lacradas
Eu quero muito escrever uma coisa mais detalhadas, mas infelizmente deixei minhas anotações todas em casa e isso me atrapalhou um pouco para escrever

Cleber 11/02/2021

Poesia, humor e sabedoria
Em Caderno H, temos poesias, crônicas e frases sempre com o humor característico do Mario Quintana.
Rebeca.PAnheiro 11/02/2021minha estante
Mario Quintana ????

Izabel.Cristina 19/01/2021

Maravilhoso!
Cheio de  reflexões sobre o mundo contemporâneo, Mario Quintana apresenta de forma leve uma poesia mais individual, caracterizada pelo humor e pela simplicidade sempre presentes em seu jogo de palavras.

igsuehtam 13/12/2020

Textos escritos na hora h
Comecei a ler esse livro há cinco meses
Todo dia lia um texto, uma frase, uma crônica ou uma poesia. Ler esse livro depende do que Mário Quintana estava pensando.

Conheci o auto na quarta série, junto de Cora Coralina e Patativa do Assaré, pelos livros de português que a escola tinha. De cara já gostei dele e desde então comecei a procurar para ler mais, assim como outros. E através dele conheço outros autores como Cecília Meireles, Carlos Drummond...

Vale a pena ler as poesias dele. É um homem com alma de criança, de textos que fazem pensar a vida de um outro modo mais bonito.

aafantis 11/12/2020

Genial
Apesar de ter alguns versinhos machistas e eu não compactuar com algumas das opiniões do Quintana (ele odeia HQ por exemplo), não tem como se encantar com a genialidade dele. Muito criativo, seu pensamento é completamente fora da caixa. Um grande escritor, um grande poeta!

Prof. Edivaldo 24/11/2020

Quintana
A grande maioria são poesias de uma ou duas linhas. Os poemas parecem muito com máximas, citações com caráter filosófico. Muitos deles provocam o riso. Em outros você diz: "Isso é verdade mesmo". O poeta é um dos meus preferidos.

Bruna Canella 28/04/2020

Esse livro me fez descobrir facetas da personalidade do Mario Quintana que eu ainda não conhecia.

É um livro que abrange também opiniões pessoais do autor, opiniões políticas, personalidades "famosas" ao longo da história, etc. Achei bastante enriquecer conhecer mais sobre o autor através dessa obra. Algumas colocações do Mario me decepcionaram, mas nem tudo é perfeito!

HEVELYS 02/03/2020

Frases
Gostei do livro, frases curtas porém de muita ajuda e reflexão, vale a pena para quem gosta de extrair dos livros algo relativo na vida.