Chama Eterna

Chama Eterna Priscila Marcia Mariano

Resenhas - Chama Eterna

Totta 30/10/2023

Adorei
Um romance com uma abordagem espírita. A história mostra que na maioria das vezes as pessoas não entram em nossas vidas por acaso e aquelas histórias entrelaçadas servem pra nos ensinar e para que possamos evoluir. A narrativa da autora faz a gente embarcar na história com facilidade. Os personagens são cativantes, nos fazendo torcer por eles

Michelle 20/10/2023

O amor é eterno
O romance Chama Eterna foi a minha mais recente obra da autora lida até aqui. Ela escreve tanto obras infantojuvenis quanto romances adultos, com profundidade sem perder a leveza.
Na trama de Chama Eterna Conhecemos Letícia, uma jovem em vulnerabilidade social,às voltas com um senhorio que tem fixação por ela, usando da dificuldade de Letícia em pagar o aluguel para poder usar isso como desculpa para assediá-la insistentemente.

Estudante da PUC onde faz faculdade, trabalha numa padaria e se vira como pode para pagar tudo, e ainda trabalhava como estagiária na clinica de reabilitação para dependentes químicos.
A melhor amiga dela, Bárbara, insistia para que saísse da Rocinha e fosse morar com ela,no Leblon, o que seria ainda melhor, porque o apartamento ficava perto da faculdade onde cursavam psicologia.

Depois de um grave incidente, que deixa Letícia bem nervosa, e com razão, ela decide aceitar o convite da amiga e se mudar para o Leblon. Letícia se forma como oradora da turma.

Agora, conhecemos Fabrício. Filho adotivo do advogado de renome, Leandro, vêm ao Brasil para a formatura de sua irmã Marriele.
No dia da formatura, por ter ficado muito tarde, Letícia vai dormir na casa de Marriele e é lá que conhece Fabrício.

Porém, o antigo senhorio, Leôncio,não desistiu de sua paixão por Letícia.Ela nem desconfia que, na verdade, ele é chefe do tráfico do morro da Rocinha, e coloca seus capangas para sequestrar Letícia, e dar cabo de seu rival, Fabrício.

É nesse momento que conhecemos Pedro das Facas. Embora ele seja um auxiliar do vilão Leôncio, é Pedro meu personagem preferido, e que mais faz jus ao título dessa obra. Existe um elo muito forte entre esses três personagens. Não posso entrar em maiores detalhes sobre isso para não dar spoiler.

O que existe a unir o prólogo que narra acontecimentos ocorridos em 1913,na Inglaterra,com os acontecimentos de 2013, no Brasil? É o que Chama Eterna de Priscila M. Mariano revela ao leitor.
(Resenha completa no Blog)

site: https://entrelinhasarteopiniaoepoesia.blogspot.com/2023/10/resenha-chama-eterna-de-priscila-m.html

Chris 27/01/2022

Uma lição de vida
"Estremeceu, ao compreender que mesmo tendo vivenciado a pobreza por um bom tempo, não se prontificou a ajudar aos outros que eram como ele próprio e seus pais."

Eu amo livros com temáticas de espiritismo sempre tiro muitas lições positivas, esse livro diferente dos que estou acostumada a ler não foi ditado por um espírito, a história é ficcional mas isso não impediu de ela ser uma história com muitas lições.
A história retrata dois mundos bem diferentes que se cruzam de um lado a determinada Letícia, uma moça órfã que com muito custo luta para se formar, e seu maior prazer é ajudar o próximo às vezes se esquecendo de si mesmo. Letícia mora em uma casa de aluguel na Rocinha. Do outro lado está Fabrício um rapaz também órfão que teve um destino, mas afortunado, adotado e criado por uma família rica e amorosa.

Suas vidas irão se cruzar e não é pelo acaso do destino, mas eles terão de enfrentar Leôncio um, cara obcecado por Letícia que fará de tudo para destruir tudo que impeça ele de ter o que deseja.

Um personagem muito importante, a meu ver, é o Pedro, um homem fora da lei, mal que em um dado momento se dá conta que precisa mudar o rumo de sua vida.

O livro nos traz reflexões sobre a gritante diferença social existente no nosso país. Sobre a violência, sobre a impunidade. E todas as injustiças e dificuldades que Letícia e seus amigos irão enfrentar. Através desse ponto entramos no mundo espiritual que nos leva a refletir como podemos mudar os rumos de nossas vidas e que todos temos oportunidade de ser melhores.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora, um livro curtinho breve de ler, mas que traz uma carga grande de ensinamentos.

site: https://www.instagram.com/vivendomilvidasliterarias/

Iza 11/01/2022

Matou uma saudades que nem eu sabia que estava
Leticia é uma jovem órfã, que se esforça pra concluir a faculdade e atrai a atenção de Leôncio, o dono da casa onde mora.
Leôncio desenvolve uma fixação por Letícia e resolve que vai fazer o possível e o impossível para ter Letícia junto a ele.
Fabrício e Letícia se apaixonam e começam um relacionamento.
Um amor de outras vidas, assim como a fixação de Leôncio.
Com uma pegada de romance espírita, Chama Eterna matou as saudades que eu nem sabia que estava, de ler um romance assim

Tathi (@Doidosporserieselivros) 02/06/2021

Olá queridos amigos leitores! O que vocês acham de romances ficcionais com temática espírita ao invés dos tradicionais ditados por espíritos? Eu particularmente gosto tanto quanto os outros e recentemente fiz a leitura de Chama Eterna de P.M Mariano e fiquei encantada com a leitura.

??? "Era cansativo, estimulante e edificante. Letícia vivia sua vida para ajudar a quem precisasse. Estava em seu intimo ser assim."

Letícia é aquele legítimo pobre do bem que quer ajudar e lutar por injustiças e não se cala quando vê algo ruim acontecendo.
Ela paga aluguel de sua moradia para Leôncio um senhorio que a assedia e tem a ficha mais suja que pau de galinheiro.
O destino a traz para essa vida o seu grande amor Fabrício para superar todas as adversidades que eles terão, pelo ódio que irá se formar no coração de Leôncio.

??? " Todos precisam de luz, meu amigo. Alguns se negam por vaidade, outros por querer aplacar suas dores com ódio e você, pela culpa que carrega em seu coração. Todos têm direito a uma segunda chance."

Esse foi meu segundo contato com a escrita da autora, e em um livro totalmente diferente do primeiro, o que mostra a versatilidade de sua escrita.

Durante a leitura temos vários questionamentos sobre a impunidade dos homens, e a justiça de Deus, e é impossível não se identificar e emocionar com as dificuldades que os protagonistas e os amigos deles passam para tentar ter paz aqui na terra.

Um personagem interessantíssimo é Pedro, um homem mal nos padrões de leis da terra, mas que parece estar tentando não aumentar suas dívidas se outras vidas com Letícia e Fabrício .

A autora também trouxe personagens mais estudados na doutrina espírita que levaram o casal principal a conseguir acertar o rumo programado.

Chama Eterna é além de um bom romance, uma leitura edificante, principalmente se você é ou simpatiza com a doutrina espírita.

Esse e outros livros da autora encontram-se disponíveis em formato digital pela Amazon e Kindle Unlimited.

#aviagem #chamaeterna #pmmariano #priscilammariano

Jadiael.Viana 27/01/2020

Esclarecedor
"Seus olhos agora viam o que a noite escura escondia dos vivos."
A trama, que começa simples, explorando o cotidiano ora modesto, ora mais rebuscado de alguns personagens, vai se engendrando aos poucos, até ficar bastante instigante, com todos os núcleos amarrados de maneira intricada. Seus laços e nós me soaram imprevisíveis a princípio, pois, logo a história descamba para uma pegada mais espírita, que eu simplesmente adoro. Foi uma grata surpresa. De repente, as batalhas abandonam um pouco o palco do plano físico para se desenrolarem no mundo espiritual, o que nos garante uma grande reviravolta (que eu acabei de estragar com esse spoiler). Considero o Pedro, um personagem coadjuvante imprescindível ao enredo, que contrai novas dívidas frente às leis cármicas ao tentar resgatar antigos débitos do passado, uma das maiores criações da autora, pois não apenas é o grande anti-herói da história, como também torna o seu protagonismo muito bem dividido.
Em sua incansável luta para dar utilidade pública à sua escrita, Priscila Mariano fala sobre o tráfico de drogas que domina as periferias do Rio de Janeiro, uma disputa ilícita pelo poder que coloca os moradores, na sua grande maioria cidadãos de bem, no meio do fogo cruzado que é essa eterna guerra civil travada entre policiais e bandidos. Recomendo demais essa leitura.

Simony.Peres 26/01/2020

Que história incrível😍😍
“O lugar emanava proteção e muito amor.”

Uma história e dois mundos. Apresentada na simplicidade de Letícia e no glamour de Fabrício um rapaz bem-sucedido e totalmente distante da rotina de sua vida. Os dois se encontram e não conseguem negar o amor que sentem um pelo outro. Um livro que vai retratar acontecimentos reais dos grandes centros urbanos, como foco principal incialmente o Rio de Janeiro. Gostei muito dos temas abordado pela autora, que nos faz refletir; como a violência, o contraste da vida urbana, e os dificuldades que permeia o cotidiano mostrado pela personagem Letícia que cruzava a cidade em busca de seus ideais. E o que me deixou bastante surpresa, foi os pontos de virada, onde a autora nos leva a conhecer um mundo espiritual, as segundas chances de retornar a vida, de evoluir. Fiquei encantada com os acontecimentos que discorreram nesse enredo. Que história maravilhosa e nada clichê, amei o desenrolar de Letícia e Fabrício. Se pudesse daria todas as estrelas. Parabéns. Priscila Mariano.😍😍

site: Chama Eterna https://www.amazon.com.br/dp/B07Z2VMT98/ref=cm