As histórias de Pat Hobby

As histórias de Pat Hobby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - As histórias de Pat Hobby

Marcos Aurélio 05/05/2024

A missão mais difícil de Pat Hobby
F. Scott Fitzgerald não decepciona. Personagem bem construído e descrito. Mas não gostei da linha dos contos.

Pat Hobby vive no passado "áureo", da sua carreira. Aos 49 anos vive a crise da meia idade sem conseguir superar problemas crônicos com jogos, bebidas, e autopiedade. Em sua mente enfrente em condições de igualdade seus desafetos na estressante indústria do cinema.

Mas conseguirá fazê-lo na vida real, aos 49 anos de idade? Só ele poderá responder, caso não tropece nas trabalhadas, mentiras ou no pequeno cantil de whisky.

Gostei especialmente do conto "Os tempos de faculdade de Pat Hobby". Nota 10 para atuação da Srta Evylyn Lascalles.

Andrea 16/02/2024

Ironias e risadas
Com 17 histórias que podem ser lidas separadamente em formato de conto ou como um romance curto, o escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald presenteia os leitores com as divertidas, sem noção e visão do personagem Pat Hobby.

De roteirista bem remunerado que torrava o seu dinheiro em bebidas, mulheres e futilidades como se ele fosse infinito, o que acompanhamos é a sombra do homem que agora consegue um trabalho aqui e outro ali, muito mais como revisor do que no seu papel original de roteirista, indo todos os dias no estúdio para comer e dormir, e nos intervalos buscando algo que lhe renda alguma coisa.

Conhecido por retratar a sociedade norte-americana, seus contos, como seus romances, mostram sequencias que vão do engraçado ao inacreditável, o que despertam facilmente aquele desejo de ler mais um.

Eu adorei este livro de contos, achei ele perfeito para o período de férias, ao unir leveza e risadas. Ficando a dica para quem gosta de uma pitada de ironia nas páginas que vira.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2024/02/as-historias-de-pat-hobby.html?m=0

Jessie.Correa 15/11/2023

Aquela ironia que os fãs adoram!
Os bastidores de uma Hollywood que Fitz viveu e atuou como roteirista, assim como o protagonista Pat.

A ironia e as críticas a uma sociedade frívola, tudo na medida certa, como só ele sabia fazer.

Quem diz "não foi o seu melhor trabalho" já parou para analisar as datas das publicações? Quando criou esses contos, Fitzgerald já estava doente. Os últimos contos foram publicados postumamente, inclusive. Recomendo sim!

wild.ivy 02/11/2023

Divertido
"As Histórias de Pat Hobby'" é exatamente o que o título propõe. Temos a disposição uma coletânea de contos sobre as "desventuras" de Pat, um escritor de quarenta e nove anos, bêbado e fracassado, com a carreira em decadência após a revolução do som no cinema hollywoodiano. Antes um escritor bem pago, na atualidade do livro, Pat tenta se aproveitar de bicos e de pequenos golpes para permanecer trabalhando para o estúdio que ele chama de lar.
É um personagem com caráter duvidoso e o azar reina ao seu redor. Ele nunca se sai bem em nada, e todos os seus golpes são descobertos antes que sequer se cogite que dêem certo. Publicado como uma crítica a Hollywood e aos seus poderosos, o livro cumpre bem o seu papel, além de ser divertido acompanhar as desventuras de Pat Hobby.

Adriana854 12/10/2023

TITULO: As Histórias de Pat Hobby

AUTOR: F. Scott Fitzgerald

TRADUÇÃO: Hilton Lima

EDITORA: Todavia

SINOPSE: Pat Hobby já foi considerado, erroneamente, alter ego de F. Scott Fitzgerald. Ambos tiveram, como roteiristas em Hollywood, uma relação conflituosa com a indústria do cinema. Compartilhavam também uma queda pelo álcool e pelas mulheres. Mas as semelhanças terminam aí. Protagonista dos últimos contos produzidos por Fitzgerald, Hobby é um personagem igualmente cômico e melancólico. Seus dias de glória ficaram para trás, no tempo do cinema mudo, que ele relembra com nostalgia enquanto tenta arrumar bicos para pagar suas dívidas. Ele bajula produtores, flerta com secretárias, junta trocados para apostar em corridas de cavalos, na vã tentativa de sobreviver numa indústria que o rejeita como uma peça obsoleta e inconveniente. Com tradução e apresentação de José Geraldo Couto, estas dezessete histórias foram publicadas originalmente na revista Esquire entre janeiro de 1940 e maio de 1941. Nelas, Hobby vive as mais diversas aventuras, ou antes, desventuras. Num dos contos, se passa por guia turístico para levar um casal de caipiras endinheirados às mansões das grandes estrelas. Em outro, tenta chantagear um grande produtor em função de um crime ocorrido há décadas. Em ?Pat Hobby, pai putativo?, descobre que tem um filho biológico, rico herdeiro de um rajá indiano. Com humor e leveza, Fitzgerald comprova aqui seu talento para criar a atmosfera de uma época e um local privilegiados, e sobretudo sua sensibilidade para expressar as várias nuances do fracasso humano.

luciana.viana.alves 01/08/2023

Vale a pena ler
Gostei do livro. Apesar de Pat Hobby tentar se dar bem em qualquer situação, me vi sentindo compaixão por ele, por sua falta de trabalho estável mesmo tendo acesso aos estudios de Hollywood e não sabendo aproveitar de forma honesta, as oportunidades que apareciam, por sua situação financeira, por suas condições de vida terem decaído ao longo dos anos. Pat Hobby, um roterista da época do cinema mudo, foi um homem que se perdeu no seu passado glorioso. Alguém que não consegue entender que a vida muda e é preciso melhorar, evoluir... Achei o livro chatinho em alguns momentos, mas foi por ter colocado expectativas demais, afinal é do mesmo autor de O Grande Gatsby, livro que eu adorei. Nesse, pelo que li, o autor criou contos fictícios, baseados nas pessoas que conheceu em Hollywood, e eu não gostei tanto assim do Pat, um personagem tão sacana, que tenta se dar bem a todo custo. Mas o livro traz algumas reflexões dos anos 20 a 30 mais ou menos, época em que luxúria, riqueza, fama etc era uma obsessão, até a guerra chegar... então para mim valeu a leitura, principalmente por ter lido recentemente o livro A Mulher do Século, outro livro que adorei e que retrata a mesma época.

Marcos Toledo 19/07/2023

Gosto muito de Fitzgerald, ele é um dos meus autores favoritos. Então, li com muita expectativa. Mas não foi um dos melhores que eu já li dele rsrs.

O Pat é um roteirista que já teve dias de glórias na época de ouro de Hollywood. Mas agora está em luta para recuperar esses dias.

E ele faz de tudo para recuperar esse prestígio. Com um caráter duvidoso, ele vai se colocando em situações embaraçosas e absurdas.

Uma das principais características que eu gostei nas histórias é o humor satírico e irônico. Fitzgerald utiliza de Pat para criticar Hollywood, o que fica bem engraçado!

Carolina.Teixeira 19/01/2023

É ok!
Não achei empolgante. Mas é interessante o modo como ele narra Hollywood nos bastidores. Tenho para mim que a escritora de Evelyn Hugo leu este clássico e fez parte da inspiração dela, pq li o livro e relembrei de Evelyn Hugo o tempo todo. Haha para completar, mais para o final surge uma personagem: Evylyn ?E tb não me empolguei com a história de Evelyn, apesar de não negar que a escritora fez um bom trabalho.