Uma casa para o sr. Biswas

Uma casa para o sr. Biswas V. S. Naipaul

Resenhas - Uma casa para o sr. Biswas

Jan 11/12/2021

Sr. Biswas é daqueles personagens que você quer que seja feliz ao mesmo tempo que quer que ele experimente um pouco de seu veneno. Dono de uma ironia ímpar, Naipaul resgata sua origem indotrinidadiana nesta obra que o alçou à literatura universal.

Franc.Assis 30/08/2016

A saga de um anti-herói.
Em “Uma casa para o Sr. Biswas” o autor nos conta a saga de Mohum Biswas e seu longo e tumultuado relacionamento com a família Tulsi da qual faz parte sua mulher Shama.
A história se passa em Trindade e Tobago e paralelamente somos mergulhados nas profundas modificações que vão ocorrendo na sociedade trinitina com ênfase nas comunidades de imigrantes de origem indiana cujos costumes e religiosidade sofrem o impacto avassalador da presença militar e econômica estadunidenses que passam a determinar os rumos da economia e a promover mudanças nos hábitos dos habitantes locais desintegrando o antigo modo de vida.
Com um humor próprio e sutil e sua excelente técnica, V. S. Naipaul nos faz viajar pelos pitorescos recantos da ilha, nos introduz nos exóticos hábitos Hindus, suas religiões e complexas divisões em castas sociais.
Um livro imperdível.