Afirma Pereira

Afirma Pereira Antonio Tabucchi

Resenhas - Afirma Pereira

Kirla 08/04/2024

Que história linda! Essa é uma adaptação do livro homônimo, que fiquei curiosa de ler depois. Fala sobre decisões, escolhas de vida, e como reagimos diante de mudanças e injustiças. Tudo num traço lindo, com pontos de humor e cores que traduzem sentimentos. Fiquei encantada!

Taynara75 30/03/2024

Pereira
Li a versão em HQ e gostei bastante, leitura bem rápida. Muito interessante acompanhar o personagem nessa narrativa

Nana 26/03/2024

Livro nr 65 do projeto "A volta ao mundo através dos livros"
País sorteado : "Portugal"

Adorei o estilo da escrita do autor, é diferente, bem original e torna o personagem marcante.

O livro nos transporta claramente para Portugal de 1938, em um momento político bem conturbado com o fascismo crescendo e a ditadura tomando conta.

Pereira é um jornalista que não queria se envolver com política, sua intenção era apenas continuar escrevendo sua coluna de cultura em um pequeno jornal. Mas com a chegada de um estagiário e sua namorada a situação foi mudando e acompanhamos a transformação do personagem que vai nos encantando com o passar da leitura.

Rosi Elisa 18/02/2024

Individualismo, totalitarismo e resistência
A maior parte do romance narra a vida pacata e sem grandes objetivos de um jornalista que cuida da página cultural de um pequeno jornal de Lisboa, durante a ditadura salazarista. Ao contratar um estagiário para sua página cultural, sua vida vai, aos poucos, passar por uma reviravolta e o velho jornalista passa a questionar suas atitudes e omissões.O final é surpreendente. Um livro simplesmente incrível.

Paulo.Jose 03/02/2024minha estante
Resenha perfeita. Esse livro é fantástico!

VirgAnia 26/02/2024minha estante
Maravilhoso. Amei! E a capa é sensacional.

Rick Shandler 05/03/2024minha estante
É ótimo quando dá pra julgar o livro pela capa... hahaha

VirgAnia 05/03/2024minha estante
Hahahaha pois é!

Carla1468 31/01/2024

Resenha: Afirma Pereira
Na Lisboa de 1938, passa-se os acontecimentos do personagem principal, Pereira, viúvo,jornalista de uma coluna cultural de um singelo jornal vespertino. Acontecimentos esses que tomam dimensões além de sua vida pacata e pessoal,mas que entram em contato com a realidade da Europa naqueles tempos: salazarismo português,fascismo italiano e uma guerra civil na Espanha.

Uma leitura que nos retrata dias rotineiros em Portugal,entre cafés, bondes e missas,novos ares surgem e vão transformando a realidade local,criando medo, insegurança e preocupações.

Com um jeito simples e corriqueiro de escrever o autor italiano nos traz a realidade daquele momento de maneira forte,mas sutil ao mesmo tempo...

Aproveite a viagem, boa leitura ?

Dominique.Auler 17/01/2024

No começo o formato "depoimento" da escrita em fluxo de consciência fica cansativo e não encaixa com o estilo da prosa, mas ao longo do livro deixa de incomodar e no final, quando os eventos antes lentos disparam de repente num ritmo vertiginoso, mal se percebe.

Leitorconvicto 13/01/2024

O ser típico?
Um momento histórico difícil, um personagem comum em vários aspectos. Uma narrativa com um humor estranho e atraente

Livia.Gabriela 29/12/2023

Tem uma escrita muito particular.
Esperava mais do livro. Quando a história tinha tudo para ficar mais interessante, o livro encerra.

Viferoli 03/12/2023

Que livro bom. Leitura gostosinha. Adoro textos que o conteúdo em foco na verdade está em segundo plano e você precisa entender o contexto. Não é algo direto e ao mesmo tempo é. Só gostaria de saber o que aconteceu depois.

Madame Marisa 30/10/2023

Como sempre, gosto mais de comentar como me senti, do que apenas colocar um resumo do livro.
E que livro! 5? favoritado! Amei o livro, amei a escrita de Antonio Tabucchi. Amei o Pereira e como sua percepção de todo horror da ditadura foi sendo construída. O final é incrível!
Enfim... um livro pra ficar marcado. Com certeza, lerei o formato em quadrinhos e assistirei o filme.

Yasmin679 12/10/2023

Um livro excepcional, afirma Yasmin.
Um romance Ambientando em Lisboa em um momento conturbado de ditadura em 1938, com uma escrita leve e descomplicada.

Além do fato mais crucial que mesmo se passando em um cenário de 85 anos atrás, consegue nos trazer lembranças e episódios muito recentes, nos fazendo repensar nossos passos e escolhas até o presente momento. Ainda descreve de uma forma fluida e esplêndida a evolução do personagem e as questões de direitos civis e humanos.

@jaquepoesia 18/09/2023

Obra sobre consciência política, sobre resistência ao totalitarismo e à censura!

Mais que necessário este trabalho oferece ao leitor(a) uma história interessante, que abrange pontos da filosofia, história (ditadura salazarista no verão de julho de 1938), política e até psicologia.

Pereira é um homem viúvo, que não acredita na ressurreição da carne. Embora católico o jornalista solitário vive a questionar o que de fato é se desprender do próprio corpo.
Ao ver uma matéria em um jornal, Pereira decide conhecer o autor daquelas palavras e lhe oferecesse o trabalho de escritor de obituários de escritores ainda vivos, com a intenção de não ser pego de surpresa quando estes faleceram.
Conversando com o retrato da falecida esposa, Pereira relembra a juventude e desabafa os receios sobre o estagiário contratado.

Enquanto há uma guerra civil na Espanha, Rossi seu estagiário e sua namorada Marta querem falar sobre revolução e combater os fascistas, no entanto Pereira busca ao máximo se distanciar da política e afirma constantemente apenas ser responsável pela coluna de cultura do Jornal Lisboa em Portugal. No entanto o contato com este casal o faz crer no princípio filósofico sobre a confederação das almas, o fazendo acreditar que uma nova alma o dirige. É então que Pereira se vê finalmente como um ser político e isso muda tudo!

O Jornal Lisboa passa pela aprovação prévia da censura, mas não pelo desejo de justiça! Leiam #afirmapereira #pierrehenrygomont #HQ