Os melhores contos de Herman Melville

Os melhores contos de Herman Melville Herman Melville

Resenhas - Os melhores contos de Herman Melville

Henrique Fendrich 27/09/2019

Aparentemente, é o mesmo conteúdo de "Os melhores contos de Herman Melville". Embora o livro fale em “Contos”, são apenas 4, sendo que dois deles estão mais para novelas, pelo tamanho. O nome mais apropriado talvez devesse ser “Bartleby e outros contos”, porque “Bartleby” é realmente a melhor história do livro – aliás, é mais do que isso, é um dos grandes momentos da literatura mundial.

O conto “O homem do para-raios” é bom também, além de curto, mas então vem “O terraço”, texto simbolista e impressionista que apenas a custo de muita leitura dinâmica foi possível concluir. Depois, outro conto enorme, “Benito Cereno”, sobre um motim de negros de um navio negreiro. Embora na introdução tenha sido destacada a opinião de que Melville pretendia, com o conto, incitar à revolta os negros do sul (e esse comentário aparentemente é de um branco), fiquei com uma impressão maior de que, na verdade, é endossado o pensamento racista, pois se evidencia uma crueldade que, na história, parte apenas dos negros revoltosos, como se não houvesse crueldade alguma em se achar detentor e proprietário de outro ser humano. Não estou certo de que o racismo que se observa em alguns comentários seja meramente o da história, e não o do próprio autor. Este também é um conto que tem algumas passagens de leitura lenta, excessivamente descritiva para o meu gosto.

Em suma, a boa opinião que posso ter do Melville por esse livro é apenas pelo incrível “Bartleby”.