Just Kids

Just Kids Patti Smith

Resenhas - Just Kids

annikav.a 09/03/2024

Wild Leaves
Este livro é antes de tudo uma promessa, um acordo feito entre duas pessoas que se amavam muito e de maneira bastante não convencional, "despropositalmente" desafiando a amatonormatividade, o patriarcado, a expressão de gênero, a sexualidade, enfim, cujo amor - como normalmente é, até que a vida nos prove o contrário - parece estar além da morte, no sentido de evitá-la, ou pelo menos torná-la menos dolorosa. Mas só a poesia pode pelo menos tentar conquistar tais territórios: Patti, através de uma inclinação natural e muito estudo, é exímia poeta, capaz de manipular a língua inglesa de forma até então inédita para mim, eu que não tinha nem noção de quantas pessoas são necessárias para se fazer arte, que aqui é retratada verdadeiramente como um trabalho, e trabalho dos mais coletivos em meio a um cenário faiscante de emergência cultural. Em contraste com o (re)nascimento do rock, o início calmo e nostálgico me marcou bastante, a infância de Patti assume um ar mítico fundador em passeios por florestas e parques, questionamentos, preces e perdas. Ao narrar sua infância na Filadélfia, a origem das superstições, seus encontros decisivos com representações de Joana D'Arc, Picasso e Rimbaud, bem como ao nos recontar sua socialização, Patti nos mostra logo quem é -curiosa, inconformista, referente, adaptável às situações mas firme em seus princípios independentes - e daí a cumplicidade foi imediata para mim. As coisas começam a escalonar rápido depois de uma gravidez indesejada e da decisão de se mudar para Nova York, onde Patti conhece Robert, de personalidade bondosa mas caótica, cheio de paixões, de aspirações e sempre faminto em sua incansável perseguição à arte, sobre o qual eu não sabia nada previamente, mas saí da leitura grata por tê-lo conhecido de alguma forma. Até o leitor se sente acolhido pela relação dos dois. Embora eles vivessem em extrema pobreza por grandes períodos e tenham eventualmente conseguido atingir a fama e o reconhecimento, Patti não vende o "american dream" em momento algum, como alguns viriam a fazer. Inclusive, algo controverso- porque deixa o leitura mais chata para quem, como eu, não é familiarizado com as personagens da época- é o constante reconhecimento das dezenas de pessoas que os impulsionaram durante a carreira. Enfim, o livro é incrível, a mulher é uma lenda viva.

Cla Motta 28/02/2024

Caótica, mas talentosa
Foi num concerto de Jimi Hendrix que surgiu vontade de ser cantora...!
Foi no Hotel Chelsea que ela conheceu grandes artistas.

Laura 25/08/2023

Esse livro me deu coragem de ser a artista que eu almejo ser
Deixar tudo para trás e se mudar para nova york para virar uma grande artista mesmo sem um lugar para morar e totalmente sozinha, parece um sonho distante e impossivel de se obter sucesso. talvez seja para mim, mas nao foi para patti smith

sophialudwigb 16/08/2023

?Patti, nobody sees as we do?
In the end, we were more alike than not, and gravitated towards each other, however wide the breach. We weathered all things, large and small, with the same vigor.

Whenever he peeled the image from the Polaroid negative, he would say, ?With you I can?t miss.?

He was the artist of my life.

AYUMI 31/05/2023

Muito bom!
eu adorei acompanhar a história da Patti com o Robert, o relacionamento dos dois é tudo no livro.
acredito que teria gostado mais caso entendesse as referências do livro, que são muitas kkkkk

mariana 24/05/2023

oh, go on, they're just kids
"so my last image was as the first. a sleeping youth cloaked in light, who opened his eyes with a smile of recognition for someone who had never been a stranger."

confesso que caí nesse livro de paraquedas sem conhecer patti e robert. terminei aos prantos me sentindo íntima de suas histórias. esta mulher definitivamente sabe usar as palavras! leria até uma lista de supermercado escrita por patti smith.

gabi.3 15/05/2023

Esse livro mudou a minha vida
Não tenho a habilidade de descrever em palavras o que esse livro causou em mim. foi uma epifania em forma de páginas. a escrita da patti smith é a coisa mais linda e poética que eu já tive o prazer de ler, não consigo contar a quantidade de frases ou até parágrafos inteiros que eu marquei. sobre amor, amizade, conexão, música, poesia, arte. muita, muita arte. literalmente mudou a maneira como vejo o mundo e me inspirou de uma maneira indescritível. sensível e maravilhoso.

isa 05/01/2023

just kids
acho estranho avaliar autobiografia mas enfim, a historia é linda, triste e realista. so n me prendeu muito no começo e tem umas horas que fica muito cansativo de ler mas é interessante o livro

gabriela cardoso 03/01/2023

just kids
lindo, doloroso, emocionante, trágico. nada se compara à escrita de patti smith, quase me senti uma terceira pessoa na sua relação com robert. faz muito tempo que não leio um livro tão tocante e sensível como esse, patti smith é vida.

victoria 20/12/2022

Sinceramente não tenho palavras o suficiente para descrever a experiência de ler esse livro ou o quanto ele passou a significar para mim, sério, estou escrevendo essa resenha uns três meses depois de finalizar a leitura e mesmo assim continuo pensando sobre.

Por onde começar? Just Kids é uma autobiografia da Patti Smith sobre toda a sua jornada ? acompanhada do Robert Mapplethorpe ? no mundo da arte. Eu sempre fui apaixonada pela ideia de simplesmente largar tudo e viver pelo que te faz feliz e ler a história de alguém que realmente fez isso é a coisa mais fascinante que tem, é impressionante a resiliência e força de vontade dela de com apenas 19 anos se mudar para um lugar como New York sem conhecer ninguém ou sem ter ideia de como montar uma vida e carreira.

Se eu pudesse morar nesse livro eu faria. É muito divertido ler sobre cada passo que eles tomaram juntos, os trabalhos de meio período, a mudança para o hotel, a inteligência e carisma deles de conseguir conexões com gente do ramo, as menções ao Woodstock e a tanto artistas enormes hoje em dia mas que na época também só estavam começando. E sem falar na ligação dela com o Rob, eles sempre se apoiaram e amaram incondicionalmente não importando o que acontecesse ou se estavam em diferentes fases da vida, me fez até acreditar em almas destinadas uma a outra mesmo que de forma não romântica.

Eu sou uma tiete sobre esse livro, poderia fazer meu TCC só sobre isso e sobre a conexão dos dois, queria poder falar mais e mais mas acho que a experiência de ler vale mais do que qualquer resenha que eu fizer. Se algum dia eu for para New York com certeza meus pontos turísticos vão ser todas as coisinhas citadas no livro.

?: 28/09/2022.

Paola 22/11/2022

patti.
Suddenly I see? patti smith meus amigos. Que mulher incrível em tudo que faz, que artista magnifica! Que vida! O espírito livre e a poética dela sao inigualáveis, o jeito que ela olha a vida e transforma em arte.

Ler esses relatos tão pessoais, histórias reais com personalidades históricas só ali no dia a dia de uma NYC dos anos 70. A vida era doida, e difícil, e daí nasceram muitas das nossas maiores inspirações de hoje.

manuela 29/10/2022

pra mim não faz sentido dar nota pra um livro q a vida de alguem por isso eu botei 5 mas se fosse fictício eu diria 3,5 pq o plot é muito repetitivo e podia ser mais curto

Ruana 09/10/2022

ah gnt gays e drogas com um q de arte é uma pitada de rock nos anos 70, 80 sla n lembro direito só sei q algumas partes pensei hmmm corna

sam 05/08/2022

"I was there for these moments, but so young and preoccupied with my own thoughts that I hardly recognized them as moments."

isamorales 18/07/2022

muito lindo de ler
pela escrita dela de tudo que os dois viveram juntos da pra notar o quanto eles se amavam de um jeito que poucos entendiam
confesso que no começo da leitura foi puxado pra mim mas valeu a pena pelo final, por ser uma biografia me deixou bem mais triste e agora to pensando na vida olhando pro teto, mas de qualquer forma é uma história muito linda e que mostra um amor puro e genuíno entre eles dois, gostei bastante também pelas menções de várias pessoas famosas que eu adoro