Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir Kate Kirkpatrick

Resenhas - Simone de Beauvoir

Aninha 12/05/2020

Nenhuma mulher jamais foi como ela
como disse Elisabeth Badinter: "mulheres, vocês devem tudo a ela!".
O livro além de contar sua biografia de vida faz uma biografia de sua filosofia também e tenta corrigir alguns mal entendidos sobre seu pensamento filosófico e sua vida com Sarte.
Ela foi uma mulher excepcional mas ao mesmo tempo muito comum, com inúmeras crises, problemas e dilemas
Juntos foram o casal mais sensacional da filosofia, o que também não impede de terem seus problemas.
Magno Muniz 05/08/2021minha estante
????

Renata 02/07/2021

Simone de Beauvoir minha vida
Uma biografia sensacional!Simone uma mulher muito pra frente do seu tempo,uma mulher ousada ,inteligente e se incomodava muito com mulheres que não tinham liberdade.Teve muito relacionamentos porém muitas vezes se sentia muito só.Foi muito julgada na época .Gostei demais e recomendo muito.

Kiki 24/08/2021

De fato devemos tudo a ela.
Já admirava Simone Beauvoir e com a leitura deste livro minha admiração só aumentou, e muito!
Que mulher! Que filósofa! Que intelectual! Que liberdade!
O estilo de vida que escolheu levar seria difícil nos dias atuais, imagine na época em que escolheu ter um relacionamento livre? . Foi julgada, foi desacreditada, foi oprimida, sofreu uma misoginia pesada, entretanto pensou e lutou por todas nós.
A frase gritada no seu enterro resume bem "mulheres, vocês devem tudo a ela!" De fato devemos e necessitamos continuar lendo sua obra.

Alan kleber 17/11/2021

É possivel separar a pessoa da sua obra?
É um livro de várias nuances, para ler aos poucos. Não tem como ficar indiferente. Depois de terminar a leitura a sentimentos ambivalentes sobre a personagem Simone de Beauvoir.

Como pensadora Simone de Beauvoir teve muito a dizer, e coisas que ela disse são bem interessantes. Durante sua vida Beauvoir escreveu sobre a opressão da mulher, sobre o sexismo, a velhice, o preconceito que mulheres sofriam por querem seguir o próprio caminho. O Segundo Sexo é a Biblia feminista de autoria de Beauvoir, livro que é bastante influente ainda hoje. Mas Simone de Beauvoir não é um exemplo moral, isso tem que ser dito também. Ela defendia o feminismo, mas alguns comportamentos seus foram tipicos dos que muitos homens tem.
Beauvoir tinha alunos e alunas com quem ela se relacionava sexualmente, e até com o namorado depois marido de uma amiga intima sua ela manteve um relacionamento sexual, por bastante tempo e sem a amiga saber de nada, a amiga morreu sem saber.
É aquilo: é possível separar a pessoa da obra, ou sua obra está contaminada por seu comportamento reprovável?

Leo Barbosa 06/07/2020

- Simone de Beauvoir – uma vida, de Kate Kirkpatrick (414p)
- Simone de Beauvoir – uma vida, de Kate Kirkpatrick (414p)

“Não se nasce mulher, tonar-se mulher”, também “não se nasce homem, torna-se homem”. Sim, ninguém é uma ilha e, mesmo uma ilha, não se constitui apenas de um elemento. Somos plurais para que, por conseguinte, possamos ser singulares.
Em “Simone de Beauvoir – uma vida”, Kate Kirkpatrick (re)apresenta a vida e a obra de uma das mulheres mais representativas da filosofia moderna – ousa-se dizer que, de fato, o é. E é difícil não chegarmos a essa conclusão após a leitura da obra em pauta.
No duelo de “Com Sartre” – companheiro de ideias e afetos da filósofa – ou “para além de Sartre”, observam-se diversos fatores que contribuíram para que Beauvoir tornar-se quem foi e é. Como respaldo, a filosofia existencialista, sustentada pelo célebre pensamento de Nietzche: “Torna-te aquele que és” (posteriormente, desenvolvida por Sartre e outros.) Nessa ruptura da correlação verbal, Simone ultrapassa a barreira do tempo, seja em seus romances (na dupla acepção), contos, ensaios acadêmicos, suas memórias e com destaque para as obras “O segundo sexo” e “A velhice”. Urge, então, que o mundo (re)visite as obras da pensadora para que não se realizem discursos de “má-fé”, e perdoem-me o trocadilho: para que, sendo assim, tenhamos uma “boa-fé” em nós – nós mesmos e uns nos outros.
Beauvoir defendia que para vivermos bem não era necessário sermos invisíveis, mas que precisávamos nos enxergar da maneira certa. É notório que nossa subjetividade só se constrói com o olhar do outro – ainda que esse “outro” seja outra versão de nós mesmos. Por isso, Saramago nos convidava a sairmos da ilha. Nas palavras da biógrafa e filósofa Kate Kirkpatrick: “É difícil florescer como humano quando a pessoa é tão incansavelmente definida de fora para dentro”. Ler e ver Simone de Beauvoir é aprender que devemos ser sujeitos e não objetos de pessoas e circunstâncias.

Leo Barbosa

Aline 24/06/2020

Dois pesos, duas medidas
Biografia essencial não apenas para aqueles que querem conhecer melhor a vida de Simone de Beauvoir e o seu relacionamento com Sartre, mas principalmente pra quem quer entender quais foram suas contribuições para a teoria e o movimento feministas. A história de vida de Beauvoir deixa claro como o machismo predominava (e ainda predomina) na academia, entre os intelectuais e na mídia. Beauvoir é a autora de um dos livros mais importantes da história do movimento feminista, mas nem isso foi o suficiente para impedir que ela fosse tratada pela mídia e pelos seus pares (intelectuais e escritores) de maneira machista, tendo sua capacidade intelectual e criadora subestimada por ela ser, afinal, uma mulher.

Jéssica 08/05/2022

Se há uma existência pela qual sou curiosa é a da Simone de Beauvoir.

Simone teve a vida marcada por estereótipos que a colocavam em segundo lugar; ao lado de um homem. Porém, nesta biografia Kate Kirkpatrick oferece um retrato de múltiplas camadas de Beauvoir. Muitas delas ocultas por bastante tempo. É através da análise de seus diários pessoais (escritos desde a juventude) e cartas enviadas a Sartre que conhecemos outras faces da Simone.

Ao invés de elaborar um tratado filosófico e discutir um sistema de ideias através de livros eruditos, esta filósofa escolheu a literatura para dar vida ao seu pensamento existencialista.

Fecho o livro ainda mais curiosa e admirada!

Karin 16/10/2020

Mais uma mulher admirável! Coragem, inteligência e muita determinação! Me despertou para conhecer mais de sua obra e quero entender suas aparentes contradições

Bia 23/07/2023

A vida de Simone de Beauvoir é um acontecimento que inspira em muitas coisas.
E poder conhecer detalhadamente foi uma experiência desafiadora, por ser minha primeira biografia, logo a expectativa era muito alta.

Mas devo admitir que achei a leitura muito cansativa, a escrita não me pegou.
Aproximando do final, onde é a parte mais madura de Simone, ficou Interessante novamente.
A vida dela como já disse é inspiradora, deve ser conhecida.

Rosana 10/11/2020

Vida extraordinária
Livro maravilhoso. Mostra uma Simone forte e audaciosa, que nunca se limitou pelas regras impostas pela sociedade. Foi amiga, amante, mãe e confidente do Sartre, o qual a apelidou de "Castor".
Simone trabalhou incansavelmente para expor o que acreditava. Foi vivenciando cada nuance de sua vida, no tempo vivido. Fazia questão de contribuir no que podia, com os mais próximos. Além de ter deixado um grande legado para os mais distantes.
Se mostrou mulher, se viu mulher e necessitou lutar pelas causas das mulheres. Contribuindo com pensamentos que ecoam até hoje.
Sua famosa frase "não se nasce mulher, se torna mulher", muitas vezes mal interpretada e fora de contexto (como muitas outras), diz respeito a construção da mulher em uma sociedade que a oprime, e a mulher deve escolher o seu lugar de estar. Mas, a Simone reconheceu que também deveria ter colocado em questão que: "não se nasce homem, se torna homem", onde a construção do homem também deve ser questionada. O homem é mais homem se construindo na opressão das mulheres?
Enfim, um grande livro, reflexivo, que vale muito a pena conhecer um pouco desta mulher extraordinária.
Isabella 11/01/2021minha estante
estou lendo agora e estou muito impressionada, tanto como a Simone de Beauvoir era extraordinária, como o quanto essa biografia é bem escrita! A autora tem uma escrita muito prazerosa e inteligente!

Prof. Angélica Zanin 14/02/2022

"Não se nasce mulher, torna-se mulher".
Simone amou Sarte, mas isso não a impediu de amar outras pessoas. Sua obra amadureceu com ela e com o amadurecimento validaram o tão polêmico "O Segundo Sexo", que já prenunciou sua luta em favor das mulheres, de seus direitos, de seu poder e da inquestionável competência de que são capazes. Foi muito julgada, mas soube, com talento e determinação, provar seu valor e entrar para história como uma grande mulher e pensadora, não que isso tenha sido, em algum momento, sua ambição. O livro conta detalhes de sua vida e obra o que, por vezes, o torna cansativo. Os fatos estão sempre rodeados pela análise de sua obra, portanto a biografia é bem específica e detalhada. Mesmo após sua morte, Simone foi julgada como uma sombra de Sartre, mas inegavelmente ela teve e tem o seu valor independente de seu "amor" por ele. "Todas as vitórias ocultam uma renúncia". SB
Prof. Angélica Zanin 14/02/2022minha estante
Entenda-se SARTRE

jurripe 28/03/2021

Uma biografia incrível de uma mulher incrível
Nunca li biografia na minha vida e resolvi conhecer o gênero lendo uma de uma mulher que me inspira muito e eu admiro demais. É uma biografia muito bem escrita, com fatos impressionantes e que desmitificam toda aquela imagem negativa que Simone carregou mesmo após a sua morte. Acho muito importante quem gosta de feminismo e quer ler/leu O segundo sexo ler essa biografia, porque vai se deparar com muitas informações valiosas a respeito da mulher que lutou tanto pelo feminismo e que virou um grande símbolo para milhares de mulheres até hoje.

Pri 20/01/2021

Ninguém se torna o que é sozinho
Vai além de uma biografia, passeia pela filosofia de Simone, tentando explicá-las. Trás trechos inéditos de seus diários e anotações. E tenta concertar alguns mal entendidos da vida de Simone e Sartre.

Mary 27/09/2021

Simone de Beauvoir ??
Ler sobre Simone e perceber que ela era tão gente como a gente, as dúvidas, os questionamentos, as crises, a vida como um todo. Uma mulher incrível! Inspiradora até na voz de outra pessoa.
LEIAM BIOGRAFIAS!!! (de pessoas interessantes)
Mariza Matheus 04/09/2022minha estante
Estou nessa fase, buscando ler mais biografias

Romeu Felix 23/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Simone de Beauvoir: Uma vida" é uma biografia detalhada sobre a vida e obra da filósofa, escritora e feminista francesa Simone de Beauvoir. A obra foi escrita por Kate Kirkpatrick, professora de filosofia e gênero na Universidade de Huddersfield, na Inglaterra, e conta com diversas fontes inéditas, incluindo diários e cartas pessoais da própria Beauvoir.

O livro é dividido em duas partes, a primeira abordando a juventude e formação intelectual de Beauvoir, incluindo seu relacionamento com Jean-Paul Sartre, a Segunda Guerra Mundial e sua experiência como professora. A segunda parte foca na sua obra como escritora, feminista e ativista, abordando seus principais trabalhos, como "O Segundo Sexo" e "A Cerimônia do Adeus".

A autora apresenta uma Beauvoir complexa e multifacetada, que lidava com suas próprias contradições e incertezas enquanto defendia com vigor suas ideias feministas e existencialistas. O livro também aborda a relação de Beauvoir com outras personalidades importantes do século XX, como Albert Camus e Nelson Algren.

Kirkpatrick descreve as lutas de Beauvoir em um mundo dominado por homens e sua busca por liberdade e igualdade para as mulheres. O livro é uma ótima introdução para aqueles que querem conhecer mais sobre a vida e obra dessa importante figura do feminismo e da filosofia.
Por: Romeu Felix Menin Junior.