Os Quatro Grandes

Agatha Christie

Resenhas - Os Quatro Grandes

lu ;) 18/10/2023

Poirot só sofre!!!
maior e mais longo caso de sua vida, o bixinho batalhou mt, teve q ser um ator de primeira e usar as células cinzentas mais q nunca.
n achei q teve um misteeeerio assim gigante, mas msm assim amei a leitura!

17/10/2023

Uma organização criminosa a nível internacional
Quando escolho um livro da Agatha Christie para ler tenho uma única regra que não pode ser ignorada: precisa ser o próximo livro na ordem cronológica de publicação. Assim eu sou capaz de acompanhar a evolução dos personagens principais, no caso, seus ilustres detetives. Para chegar em Os Quatro Grandes eu consultei minha planilha para saber qual livro de Hercule Poirot era o próximo da fila. Qual foi a minha surpresa quando o livro começou sendo narrado em primeira pessoa e não demorou muito para que descobrisse que era o Hastings.
Em livros anteriores do Poirot, o Hastings, seu fiel escudeiro, teve sua cota estourada de me irritar por ser um personagem bem bobo que se acha O esperto, mas na verdade é bastante ingênuo e sem graça. Sinceramente, prefiro mil vezes quando ele não está e assim eu esperava que permanecesse já que ele havia se casado e estava morando na Argentina. Ora, bem, tentei não me estressar com ele no comando da narrativa, mas foi bastante difícil.

Mas o lado positivo da história é que não há tempo para pegar fôlego, muitas coisas acontecendo em praticamente cada capítulo que, por serem curtos, passam voando! Foi a primeira história do Poirot que me senti alerta a todo momento, animada para o que viria a seguir. Normalmente as histórias giram em torno de um único crime, com talvez uma ou duas mortes pelo caminho, durante a investigação. Mas, em Os Quatro Grandes, estamos lidando com uma organização criminosa onipotente, onipresente e onisciente. O dinheiro, o cérebro e a força bruta operam na forma de quatro mentes brilhantes que Poirot precisa, aos poucos, ir desvendando.

Que tal fazer uma visita no blog para terminar de ler a resenha? Vou adorar te receber por lá! ;)

site: https://veezinha.wordpress.com/2023/09/27/resenha-os-quatro-grandes-agatha-christie/

Leila 13/10/2023

Impossível não terminar de uma vez. Muito instigante, com muitas reviravoltas.
Totalmente inesperado, esse livro é até o momento o mais diferente dos que li de Agatha Christie. Uma trama que envolve.
Não é misterioso até o final como nos outros, mas os acontecimentos prendem a atenção até o fim.

Hiego 01/10/2023

Um homem invade o apartamento de Hercule Poirot em circunstâncias suspeitas. Quem é ele? Está sofrendo de choque ou há algo mais grave acontecendo? Acima de tudo, o que significa o papel que carrega, em que o número quatro foi escrito várias e várias vezes? De repente, Poirot se vê submerso em um mundo de intrigas, arriscando a vida para descobrir a verdade sobre uma organização criminosa internacional.

caroll..va 26/09/2023

Foi o primeiro livro da rainha do crime q eu li e posso dizer com toda certeza que me inspirou a ler outro

Luna 23/09/2023

Agatha nunca erra! Essa história é muito rápida, e te prende muito durante todo o desenrolar. Estou cada vez mais fascinada com o Poirot.

Vehalcantara 21/09/2023

Os Quatro Grandes | Livro n°8
Sim, a história pode parecer um pouco fantasiosa a primeira vista, mas estamos falando de uma história de Agatha Christie, que não ficou conhecida como a Rainha do Crime a toa.
Uma vez que a história começa a engrenar, você não quer parar mais. Tive a impressão de estar lendo mini contos, o que deu um excelente ar de mistério ao livro e então depois tudo se encaixa perfeitamente.
Poirot está formidável! Suas artimanhas, suas pequenas células cinzentas estão afiadíssimas!
Desnecessário dizer que a narração do Hastings só contribuiu para eu sentir aquele arrepio na espinha e vontade de ler até o fim.
Enfim, Agathinha nunca decepcionou e se errou foi tentando acertar.

Rosana.Montenegro 17/09/2023

Os quatro grandes
Fantástico livro de Agatha Christie!!! Dessa vez Poirot teve que rebolar para vencer!!! Sensacional!!!
" O n°1 é Li Chang Yen, o cérebro, sua força controladora e geradora. O n° 2, raramente mencionado pelo nome, é representado por um "S" com duas linhas atravessadas - o símbolo do dólar- e também por duas faixas e uma estrela: pode-se presumir que é americano e representa o poder da riqueza. O n° 3 é uma mulher, francesa. E o n°4 é "O Destruidor". Juntos, unidos para dominar o mundo, eles formam Os Quatro Grandes.

Ana 16/09/2023

Ninguém engana o Monsieur Hercule Poirot?
Confesso que achei extraordinária a trama do livro.

Poirot finalmente teve inimigos a altura, que o fizeram pensar e repensar e por seu ego à prova.

No mais, só lendo para ver o grande Poirot em ação

camadaleno 16/09/2023

Sensacionalista
Simplesmente ADORO ler como Hercule Poirot usa suas pequenas células cinzentas para desvendar cada mistério! Mas esse é realmente um GRANDE mistério!!!!
História muiiito bem articulada e escrita pela Agatha Christie!!
Surpreenda-se com as estratégias e mergulhe na mente brilhante de Poirot!!!

Aline MSS 15/09/2023

Poirot sendo ludibriado por gente à altura!
[LIVRO 8] O caso desse livro envolve o Poirot e Hastings e é mto difícil de resenhar sem dar spoiler.

De acordo c/ a sinopse, Poirot tem seu apartamento invadido por um homem enquanto se preparava p/ ir ao RIO DE JANEIRO. Quem é esse homem e o pq dele ter um papel escrito o número 4 em suas mãos? Poirot e Hastings são envolvidos em uma trama p/ capturar uma organização criminosa Internacional e resolver esse mistério.

O mais bacana dessa trama é ver o Poirot com o raciocínio mais lento do q o de seus adversários. ???Geralmente ele está a anos-luz do q está acontecendo e previamente já se nota q ele resolveu o caso, oq não ocorre aqui. É maravilhoso!

Os adversários são MUITO BONS, oq faz o Capitão Hastings quase surtar e o Poirot ficar extremamente obsessivo. É um caso pra quem gosta de conspiração internacional!

Oq tem no livro:
- Obsessão de Poirot;
- Capitão Hastings é feito de gato e sapato e é mto engraçado;
- Vilões MEGA inteligentes;
- Conspiração Internacional;
- Poirot tem q resolver mais de 5 casos DENTRO desse caso p/ chegar ao final da trama. Parece ter uns 5 livros dentro desse livro. Incrível!
- Personagens femininas ousadas e inteligentes! ?

Li a nova edição da Harper Collins, a coleção arco-íris e gostei demais. Além de ficar lindo na estante, o conteúdo vale a leitura. ??
Spy Books Brasil 15/09/2023minha estante
Ótima resenha, Aline. Fiquei até imaginando se essas conspirações internacionais o habilitariam para um lugar no Spy Books Brasil? Tem espionagem no horizonte?

Aline MSS 15/09/2023minha estante
Eu lembrei de vc qdo li. Não tem espionagem em si, apesar de um personagem mudar constantemente sua identidade e a Agatha ter escrito no ambiente pré 2GM.
O objetivo dos vilões não é espionar, mas sim destruir a ordem social existente na época e trocá-la por uma anarquia. Essa frase está escrita na pág 154.?

Fabio 18/09/2023minha estante
Excelente resenha, Aline!
Foi um dos livros mais complexosq

Fabio 18/09/2023minha estante
Excelente resenha, Aline!!!
Pra mim um dos livros, mais complexos que a rainha, já escreveu. Eu lembro que, na época que li, achar que seria o primeiro caso que o Poirot, não resolveria kkkk

Aline MSS 18/09/2023minha estante
Obrigada, Fabio. Sim, eu tbm achei. Ele surtou real!
Depois assisti um vídeo dizendo q própria Agatha não gostou mto desse livro e não entendi nada. Eu adorei justamente pq o Poirot suou p/resolver. ??

misssweetdreams 31/08/2023

Os Quatro Grandes
Bem diferente de todos os outros livros da autora que eu já tinha lido, mas muito especial do seu próprio jeito. Tem várias mini-investigações ao longo do livro, que vão sendo todas ligadas e constroem a atmosfera da influência e poder dos Quatro Grandes. Gostei muito da relação entre o Poirot e o Hastings, que é parecida com a dinâmica do Sherlock e do Watson, mas tem suas particularidades. Me surpreendi a cada página, excelente obra!

hiliandra.faggion 30/08/2023

Os quatro grandes, um livro escrito por Agatha Christie, com 208 páginas e publicado pela Harper Collins Brasil.
Neste livro temos a grata satisfação de encontrar o Capitão Hastings e o inspetor Japp, além é claro do "modesto" Hercule Poirot.
Quando um homem invade o apartamento de Poirot, carregando um papel onde foi escrito o número quatro diversas vezes, Poirot entra em muitas confusões, arriscando inclusive sua vida para descobrir informações sobre uma organização criminosa internacional.
Será que Poirot vai conseguir desvendar a verdade? Qual o real perigo que Poirot e Hastings estão correndo?
Um livro que li muito rápido, a rainha sabe prender a nossa atenção. E Poirot não é tão convencido à toa não é?

Pietro 29/08/2023

Previsível
Sinceramente, foi o meu primeiro livro da Agatha Christie.
Não sei se decidi começar por um meia boca ou algo do gênero, mas gente, a rainha do mistério deixando a trama e todas as respostas nas primeiras vinte páginas é sacanagem. Conforme eu lia eu nem precisava me esforçar pra saber o que vinha por aí. Até o plot final do irmão que era pra ser o baita choque eu já tava sabendo. Vou dar mais uma chance para ela, não sei ainda em qual. Aceito recomendações.