Os excluídos

Os excluídos Yiyun Li

Resenhas - Os Excluídos

oramauricio 14/02/2024

DIFERENTE & SURPREENDENTE
Comecei sem saber NADA sobre e me surpreendi tanto com a história quanto com a escrita. meio que não tem um protagonista só, mas vários.
tudo se passa numa vila pobre nos anos 70 onde um governo opressor e machista domina tudo e todos. as mulheres não tem voz e as crianças são invisíveis. somente os homens e governantes são vistos e recebem condecorações por entregar outros moradores ou até mesmo amigos e familiares que não concordam com o governo.
uma história sensível, dura, triste, onde as pessoas lutam todos os dias para viver o dia de amanhã.
gostei do livro. achei cansativo em alguns momentos mas recomendo mesmo assim.
dou ao livro três estrelas.

rossi18 08/08/2023

Os Excluídos
Considerei o livro parado e não focado em um acontecimento interessante que prenda o leitor por muito tempo, mas é ok, muito bem escrito e todos os personagens têm seu devido destaque.

yoshii 18/02/2023

Um romance histórico
"Os Excluídos" foi um livro difícil de ler para mim; não por causa do estilo ou palavreado, mas não achei fluido (e não é para ser mesmo).
O livro é carregado de fatos históricos que fui pesquisar, porque já não lembrava das aulas de história no ensino médio (e, se bem me lembro, a história da revolução cultural da China não era o principal foco para o vestibular na época).
Fora que é importante vermos as fontes das notícias que lemos, porque é muito fácil cair em contos anticomunistas.
A história se passa durante um regime totalitário, que já havia sofrido divisões e conflitos internos, levando a guerras civis.
A Revolução Cultural que aparece no romance foi a tentativa do Mao de eliminar sua "concorrência", perdendo a mão sobre sua filosofia que priorizava os camponeses.
Vemos a história de vários personagens na trama e conseguimos ver a questão da fome e da paranoia coletiva de vigilância. A história gira em volta de uma injustiça que se desmembra em muitas.

Marcos.Daniel 01/12/2022

O que acontece com os pobres?
Eu gostei desse livro porque ele tem um estilo de narrativa com vários personagens, o que me lembrou o estilo de As Crônicas de Gelo e Fogo. A história da autora me chamou muito a atenção pro lado histórico.

Monik Lemos 24/03/2020

Triste
Uma ditadura acaba com todas as possibilidades de pensamento do ser humano.
Os contrarrevolucionários ao serem tão agressivos quanto a ditadura nada conseguiram perante a comunidade, apenas mais ódio e violência.

Debb Cabral 25/06/2014

O Gato leu: Os Excluídos
O livro se passa na China após a Revolução Cultural, algo que ganhou meu coração, pois adoro livros que tem como base o registro de uma determinada época e local únicos.

No romance, a jovem Gu Sham será executada como inimiga da Revolução, essa morte vai permear a vida dos moradores da cidadezinha de Rio Lamacento, em especial de alguns personagens.

Tong, Nini, Bashi, Kai, o Sr. e a Sr.ª Hua e os Gu, pais de Sham, tem suas vidas atravessadas por essa morte. De diferentes maneiras, cada um com a sua realidade vai tendo a vida afetada. Esses personagens se cruzam muitas vezes no livro.

site: Leia mais em: http://gatoqueflutua.wordpress.com/2014/06/25/o-gato-leu-os-excluidos/

Afonso74 15/03/2011

Mais que um romance do tipo que prende o leitor à trama ("page turner"), é um retrato dramático sobre a vida de diversos personagens que sofreram durante o período da Revolução Cultural chinesa e nos anos seguintes ao seu período mais radical.

Os personagens são bem construídos e estabelecem relações muito interessantes entre si, nas quais laços afetivos são bruscamente rompidos e alianças improváveis se mostram as mais perenes.

E como se passa em um ambiente político altamente repressivo, faz com que praticamente todos tenham tragédias ou histórias de vida altamente influenciada pela forma como se relaciona com o Estado.

PS.: Caso se interesse no livro, recomendaria escrever em um papel breves descrições de cada um dos personagens. Afinal é uma miríade de Gu, Hua, Tong, Kai, etc... que, para alguns (como eu!!), não é tão fácil de memorizar.

KASTRUP 23/01/2011

Um regime covarde
Estou na metade do livro, mas não há como ficar imune ao sofrimento do povo chines, que vive mum regime ditatorial comunista e covarde, esta é a palavra.
A namorada que era revolucionária, e foi denunciada pelo namorado como ante-revolucionária, após esta enviar-lhe uma carta fazendo críticas ao comuninsmo chines; esta foi condenada a 10 anos de prisão, e ele foi premiado sendo admitido no exército chinês, já que antes este era considerado um cidadão com hábitos capitalistas; mas não fica por aí, após 10 anos de prisão, precipitaram um novo julgamento da ante-revolucionária, condenando-a a Pena de morte, isto sem antes retirar-lhe o rim pra ser transplantado num importante secretário do partido.
Um livro com denúncias estarrecedoras de grande impacto.