Porquê a Guerra?

Porquê a Guerra? Sigmund Freud...

Resenhas - Porquê a Guerra?

Forest 10/06/2022

Breve reflexão sobre a pulsão de morte.
"Por que nos indignamos de tal forma com a guerra, o senhor, eu e tantos outros; por que não a aceitamos simplesmente, como mais uma das penosas desgraças da vida? Afinal, ela parece algo próprio da natureza, biologicamente fundamentado, dificilmente evitável na prática. Não se surpreenda com minha pergunta. Para os fins de uma investigação como esta, talvez seja permitido usar uma máscara de distanciamento que na realidade não se possui. A resposta seria: porque todo homem tem direito a sua própria vida, porque a guerra aniquila vidas humanas plenas de esperança, coloca o indivíduo em situações aviltantes, obriga-o a matar outros, algo que ele não quer, destrói preciosos bens materiais, resultantes do trabalho humano, e outras coisas mais."
Trecho da resposta de Freud a Einstein. São correspondências trocadas por ambos sobre o tema da guerra e da violência. Leitura rápida e fácil. Freud fala bastante sobre a pulsão de morte.