Um anjo de mochila azul

Um anjo de mochila azul Diogo Almeida

Resenhas - Um anjo de mochila azul

Annanda 28/02/2021

Um final emocionante!
Confesso que o final que me motivou a gostar deste livro. Estava achando um leitura chata e com muitas palavras repetitivas, tipo Dirce (extremamente entediante e infantil), mas, os dois últimos capítulos me surpreenderam.
Este livro tem uma narrativa simples, e conta a história da vida de Francis, uma professora que vive com dificuldades, e como um anjo surge para ajudá-la (ou anjos). Mas também mostra como uma professora muda a vida de alunos, e como pequenas atitudes tem grandes significados e influências.

Alunos aprendem com professores e professores aprendem com alunos, sempre temos algo a aprender com o outro, e também a oferecer para o outro, seja uma palavra de conforto ou um abraço. Às vezes, surgem anjos disfarçados nas nossas vidas.

?Desde o ocorrido, nunca mais vi o menino da mochila azul, mas cada vez que a companhia da minha casa toca, eu acho que pode ser ele. Acho que ele já está auxiliando a vida de outra pessoa; afinal, sempre tem alguém precisando de um anjo. Depois que ele passou pela minha vida, eu aprendi que todos nós temos oportunidade de ser um anjo na vida dos outros. Não importa se você tem asas ou não; às vezes, os anjos estão ao nosso lado, sem asas, usando uniforme, uma bolsa, ou quem sabe um chapéu. Todo mundo tem um anjo por perto. Basta você acreditar e ter a sensibilidade de perceber isso. No meu caso, o anjo não tinha asas. Foi um anjo de mochila azul!?

Obs: foi difícil ler os últimos capítulos, as lágrimas embaraçaram a minha visão e molharam algumas páginas! ?

Elisangela.Maia 03/04/2021

Livro incrível, sou professora e em muitas cenas pude ver a minha realidade acontecendo. Ri muito na maior parte do livro, o final altamente emocionante! Me fez chorar muito! Vale a pena!

@julianasoriano_s2 27/09/2020

MARAVILHOSO
Se você é professor(a) DEVE ler este livro, mas se você não for, deve ler do mesmo jeito! Muito engraçado e emocionante; sim emocionante! Dei muita risada e chorei horrores! Portanto, é o tipo de livro que te diverte, te faz refletir e te emociona! Já admirava o trabalho do Diogo Almeida e agora mais ainda!

Mariana113 25/06/2022

Tentando recuperar o fôlego
Não tenho maturidade para uma leitura dessas. Que livro. Que personagem! Francis é apaixonante, o livro é incrível do início ao fim. Uma leitura de final de semana que prende a atenção, diverte e emociona. Apenas marcante.

?Chego à conclusão de que eu tenho que ser mais leve comigo mesma, com os outros, com meus alunos. Acho que sempre cobrei muito de mim e das pessoas??

Dani 21/03/2021

Que livro!
Comecei a ler sem saber muito o que esperar do livro. Como professora me identifiquei com várias situações. Achei a escrita gostosa e a leitura fluiu facilmente, me levou a gargalhada em diversos momentos... O que eu não esperava era que, dos risos me levaria as lágrimas! Teve um fim emocionante e me fez repensar muitas coisas em minha vida.

Rosângela 16/04/2020

Bonitinho
Eu gostei, apesar das tentativas de piada que não deram muito certo, a insistência na "piada" da Dirce acabou saturando. Algumas situações muito verdadeiras passadas pelos professores. Na realidade, esperava um texto mais engraçado, considerando a fama do humorista.
Kessia.Henrique 28/06/2020minha estante
Concordo com você. Me senti um pouco incomodada pq dava pra perceber claramente que era um homem escrevendo sobre uma mulher... Não sei explicar muito bem

Rosângela 29/06/2020minha estante
Exato! É isso mesmo, uma personagem feminina claramente construída por um homem. Faltou sensibilidade.

Priscilla.Lemos 12/08/2020minha estante
Estou lendo e TB sentindo isso. Muita piada repetida, mas tô gostando

Manuela174 02/09/2022

nossa, me surpreendeu.
achei um livro super leve e divertido pra ler, cheio de piadinhas e tal, mas o final me pegou MUITO, nunca ia imaginar que ia chorar horrores lendo ele. gostei bastante!!!!

Diogo.Pereira 29/10/2020

Livro de leitura leve. Conta o dia-a-dia de uma professora e seus alunos. Gostei dos diálogos com as amigas e analisei, trazendo isso para minha realidade de docente, o quanto a rotina nos acomoda.

Nayara Moraes 30/06/2022

Abandonei...
Tinha tudo para ser um livro bacana, mas pesou a mão demais. Carregado de gordofobia e outros preconceitos velados, o que no início era "piadinha" começou a incomodar.
Não terminei a leitura, apenas marquei como lido para poder avisar a galera para não ler!!
Aline221 02/07/2022minha estante
A melhor parte do livro é o final. Pelas resenhas, pude perceber que não fui a única que sentiu isso.

Nayara Moraes 02/07/2022minha estante
Que pena, né? Tinha tudo para ser uma história inteira bacana, porque a escrita dele é boa, mas ficou infantil demais. Mas vou conferir o final, obrigada.

Ricardo Tavares 10/07/2022

Uma professora bem maluquinha, isto é, "esquilofrênica".
Sinopse da editora

DO CRIADOR DO SHOW DE COMÉDIA "VIDA DE PROFESSOR", ASSISTIDO POR MAIS DE 600 MIL PESSOAS
Mulher, mãe, professora, exausta e querendo desistir. Você com certeza conhece alguém com esse perfil.
Descubra a história de Francislena, a Francis, uma professora recém-separada, endividada, afastada do filho, e decepcionada com a docência. Sem motivação para ensinar e tampouco disposta a aprender, Francis encontra-se cada vez mais distante de si mesma e de seus alunos.
No entanto, a chegada de um sarcástico e misterioso estudante faz com que Francis encontre esperanças onde ela jamais imaginou, e grandes surpresas e revelações estão à sua espera. Ela contará com a ajuda de um grupo peculiar de amigas atrapalhadas em sua jornada para retomar sua vocação e sua vida.
"Um anjo de mochila azul" é uma história leve, divertida, bem-humorada e quase real, mas com um toque sobrenatural. Às vezes o divino se encontra na forma mais humana!

Minha Opinião

Também sou professor de português e em alguns momentos me identifiquei com a professora (menos no caso da "Dirce", é claro). No cotidiano escolar passamos por vários perrengues e os professores também enfrentam diversas situações de "saia justa".
A história é divertida e tem momentos dramáticos. Francislena é uma personagem caricata, assim como vários personagens da história. Vários momentos carregam o "non sense" e parece que estamos vendo um episódio de "Os Simpsons" ou "Uma Família da Pesada", há situações humorísticas bem exageradas, como o uso de Rivotril em gotas, um remédio controlado, tarja preta, vendido somente com receita para esse fim, não se compra igual dipirona. Outra esquisitice, porque dar o dinheiro da escola do filho ao marido desempregado se hoje podemos pagar quase tudo pela internet? E como o filho não comenta nada sobre o pai desempregado?
Enfim, divertido em alguns momentos, caricato e ingênuo em outros, beirando o melodramático no final. No entanto, valeu pelas risadas proporcionadas.
Não esperem um Machado de Assis, está mais para Chico Anísio ou Jô Soares com suas tiradas humorísticas. Não é para levar a sério, gente, é para rir mesmo.

P.S. Nenhuma crítica aos grandes humoristas, só lembrando que a trama quer, em sua maior parte, divertir o leitor, provocar emoções, ou seja, consegue ser envolvente justamente pelos exageros, técnica típica de alguns programas de humor.

Ana Vizentim 31/07/2021

Q anjo de livro!!!
Eu simplesmente amei esse livro!!!
Me fez rir muito com as semelhanças da minha sala de aula e tb me fez chorar e me emocionar!!!!
Um livro q nos faz pensar muito em nossas atitudes e nas "intervenções divinas" q acontecem em nossas vidas.
Recomendo a leitura pra todo mundo!!!

Roberta Silva 14/03/2021

Um anjo de mochila azul
O livro retrata o universo da profissão docente de uma maneira singular.
Uma história leve, divertida e que vai te fazer repensar sobre muita coisa. Gostei muito, só não ganhou 5 estrelas por usar a mesma piada várias vezes, achei que forçou um pouco a barra.

Um Anjo de Mochila Azul é um livro para chacoalhar nossos ânimos. O final deixa a mensagem de que existem pessoas capazes de nos iluminar. Às vezes o divino se encontra na forma mais humana.

Kimdim 22/06/2021

Não sei exatamente se eu gostei. Acho que foi muito corrido e podia ser melhor desenvolvido. Por um lado, eu chorei no final com todo o plot twist do menino da mochila azul e o aluno Heitor, e ver a diferença que a educação faz na vida das pessoas, foi por isso que me tornei professora mas...A protagonista consegue ser uma chata que vive corrigindo os erros de português de rodo mundo, incapaz de ter um diálogo normal, e as amigas com a piadinha de Dirce pra cá Dirce pra lá... vergonha alheia demais, sem falar na quantidade de piadas gordofobicas né? Também achei uma visão super estereotipada de nós professoras: NÃO, a gente não usa materiais escolares em 90% das nossas frases pelo amor de deus, ficou bem irritante.

Priscilla.Lemos 15/08/2020

Uma tentativa frustrada de ser engraçado
Achei muito sistemático e quase uma obcessao o autor em usar sempre os mesmos jargões para tentar ser engraçado. Deixou a desejar demais na caracterização mais profunda da personagem (por descrever uma personagem feminina muito superficialmente). Entretanto, é um texto com fluidez, e que viés sentimental. Fora que a fixação em falar da "Dirce" se tornou meio chato.
Daniele 04/10/2020minha estante
Estou lendo agora e essa insistência de falar da Dirce está muito chato, infantil demais. Nem parece mulheres adultas. Enfim, acho que vou concordar com a sua opinião rs

Cleide 24/10/2020minha estante
Comecei empolgada e depois fiquei super frustrada, muitos jargões, insiste em falar de rivotril pra tudo como se as professoras vivessem dopadas, muitas piadas desnecessárias sobre aparência (inclusive zoando crianças), muito forçado. Fiquei decepcionada.

Priscilla.Lemos 25/10/2020minha estante
Exatamente meninas. Eu TB fiquei decepcionada!

Priferreirahinckel 13/06/2020

Lição de vida
Sou professora e este livro me fez repensar. Minha forma de ver a vida e minha missão de lecionar mudaram após esta leitura. Texto leve, divertido e sensivelmente emocionante. Chorei muito! Tanto quanto amei!