O cerco (El acoso)

O cerco (El acoso) Alejo Carpentier

Resenhas - O cerco

Lurdes 24/12/2023

A ação de O Cerco se passa o quanto dura a apresentação da Sinfonia n° 3 de Beethoven, conhecida como "Heroica" em um teatro de Havana, em período após a queda do ditador Gerardo Machado, em 1933.

Os acontecimentos externos a este ambiente são memórias e fluxos de consciência dos principais personagens.

Um deles é o bilheteiro do teatro, aficionado por música, que se delicia com os concertos apresentados e olha com certo desprezo o público que frequenta os espetáculos, muito mais como oportunidade para exibir joias e casacos de pele (mesmo que não combinem em nada com o calor), do que pelo apreço ou entendimento das peças apresentadas.

O outro é um homem misterioso, amarfanhado, que adentra o teatro como espectador durante o intervalo, com tanta pressa que nem aguarda o bilheteiro lhe fornecer o troco.
Logo após sua entrada tempestuosa, dois outros homens entram, também intempestivamente, pouco antes de as portas se fecharem.
Vamos descobrindo um pouco de quem são cada um deles e suas ligações.
O primeiro homem a entrar o teatro é um ex integrante de movimentos comunistas que tenta se abrigar e fugir desta Havana sitiada e opressora que cria um verdadeiro cerco às forças de oposição, com violência, perseguições e torturas.

Confesso que tive um pouco de dificuldade em acompanhar a leitura, devido à fragmentação narrativa que o autor criou e fiquei um tanto insegura se montei todas as peças adequadamente.

Mesmo assim, há que se destacar a escrita primorosa do autor.
Foi uma experiência desafiadora.

Fabio Shiva 23/09/2021

sincronicidade heroica
Cada livro que lemos é uma página na história de nossa própria vida. E os livros conversam entre si, sussurrando sonhos, segredos e promessas. Esses são os motes de um livro que venho compondo já há muitos meses, de forma lenta e metódica, colecionando sincronicidades entre as muitas leituras que compulsivamente faço.

E em nenhuma outra leitura encontrei sincronicidades tão gritantes quanto nas 90 páginas desse aflitivo romance de Alejo Carpentier. Vou citar apenas as duas primeiras, ambas presentes na frase de abertura de “O Cerco”:

“Sinfonia Eroica, composta per festeggiare il souvvenire di um grand’Uomo, e dedicata a Sua Alteza Serenissima il Principe di Lobkowitz, da Luigi Van Beethoven, op. 53, Nº III dele Sinfonie...”

Primeira sincronicidade: a frase está escrita em italiano, sendo que minha leitura imediatamente anterior foi justamente “La Verità su Bébé Donge”, edição italiana de um livro de Georges Simenon. Assim como é um pouco estranho um brasileiro ler a tradução italiana de um romance francês, igualmente inesperado é que a edição brasileira de um romance cubano inicie precisamente com uma frase em italiano!

Mas as coincidências estão só começando, pois a tal frase em italiano está falando da “Sinfonia Eroica”, a Sinfonia Nº 3 de Beethoven, que ele dedicou a Napoleão. Pois essa sinfonia, que para meu grande espanto permeia toda a trama de “O Cerco”, foi a trilha sonora de meu primeiro romance, “O Sincronicídio” (https://youtu.be/Vr9Ez7fZMVA), para o qual justamente agora estou preparando uma versão digital, oito anos após o lançamento do livro físico. Preciso mencionar ainda o fantástico livro “A Sinfonia Napoleão”, de Anthony Burgess, que faz uma transposição literária da Terceira Sinfonia de Beethoven ao contar a vida de Napoleão, o que cria (em minha mente, ao menos) uma misteriosa conexão entre esses três livros, o de Carpentier, o de Burgess e o meu próprio.

Claro que o valor da leitura de “O Cerco” não se limita ao tanto de sincronicidades que encontrei. A narrativa é fragmentária, desafiando o leitor a ir juntando os pedaços na elucidação da trama. Um jogo literário delicioso, mas que periga fatigar mentes que só buscam na literatura uma fuga confortável para os rigores da realidade. Tanto que chega a ser comovente o apelo da Editora Global no prefácio, para que os leitores insistam na leitura, que vale a pena, assim como a afirmação de orgulho editorial ao publicar tal obra.

Publicado em 1956, “El Acoso” retrata de forma asfixiante a odisseia de um universitário cubano que ingressa no movimento revolucionário, comete crimes em nome da revolução, decepciona-se com seus ideais, é preso e torturado, entrega seus companheiros e então passa a fugir tanto da polícia quanto dos revolucionários. Não estou cometendo nenhum spoiler nesse resuminho, pois o deleite do livro está na forma como essa história é contada, com muita sutileza e estimulando a argúcia do leitor.

Foi uma leitura que por si só me impactou muito, e me fez renovar algumas convicções muito arraigadas, que de forma bem sucinta exponho aqui: o grande mal de nossa sociedade humana é ter a competição como valor supremo. O capitalismo é um modo de funcionamento da sociedade que nasce diretamente dessa crença de que precisamos competir todos contra todos, e que ser melhor que os outros é a única maneira de ser feliz nesse mundo. Em sua origem, a ideia do comunismo nasce como uma reação aos males do capitalismo e expressa a essência do pensamento cristão: “Quem tem duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma; e quem tem comida faça o mesmo” (Lucas 3:11). Contudo, ao ser colocado na prática por mentes impregnadas do senso de competição, o comunismo acabou se tornando apenas uma versão negativada do capitalismo, com a mesmíssima exploração do homem pelo homem. Para construir uma sociedade mais digna e feliz, precisamos substituir o conceito de competição pela ideia de cooperação.

O assunto é complexo e segue de forma tão condensada porque eu precisava falar de tanta coisa rica nessa resenha de um livro tão fininho e tão poderoso! Que em determinado momento da leitura me fez pensar: “Rapaz, estou aprendendo e refletindo tanto com esse livro, em meio a tantas sincronicidades, que alguma mensagem importante vai chegar por meio dele.” Dez minutos depois, tive a epifania: aquele livro que eu estava compondo há tantos meses encontrou a ideia central que lhe faltava e tudo se encaixou em seus lugares certos. Agora é só botar no papel.

site: https://www.facebook.com/sincronicidio