O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa (eBook)

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa (eBook) C. S. Lewis
Gene Edward Veith Jr.

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Lidiane 15/04/2024

Gostei
Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia você pode nunca ter lido crônicas de Nárnia, mas com certeza já ouviu falar do filme onde essas quatro crianças aparece. Afinal quem não queria que seu guarda-roupa te levasse para um mundo igual de Nárnia com animais falantes? Apesar desse ser o segundo livro de uma série de sete livros é apenas nesse que conhecemos essas quatro crianças.
Certo dia essas crianças estavam brincando na casa de seu professor e Lúcia a irmã mais nova acaba se escondendo em um guarda-roupa antigo que ficava num lugar isolado da casa. Quando ela entra acaba sentindo um vento gelado, porém como não sabia de onde via resolveu procurar e nisso ela acaba parando em um reino coberto por neve. Nesse reino ela encontra um simpático fauno chamado Tumnus que lhe conta tudo a respeito de Nárnia e também de uma Feiticeira muito perversa.
Quando ela volta para sua casa ela conta tudo que viu para os seus irmãos que não acredita nenhum pouco nessa história., porém acontece que Edmundo também vai parar nesse mesmo mundo e acaba conhecendo a Feiticeira que lhe oferece uma comida encantada e também lhe propõe algo terrível. O que aconteceu a partir desse trecho é uma aventura cheia de muita emoção.
A história é leve, divertida e consegui te prender do início ao fim.
Essa história te fará sentir muitas emoções e ficará encantado com a riqueza de detalhes. Já consegui me acostumar com a escrita dele e esse me prendeu bem mais que o primeiro.
Mas vale um recado muito importante você tera um ranço enorme nesse livro e se chama EDMUNDO!!!! é sério!
Meu coração ficou em pedaço quando acontece algo grave com Aslan, sério gente essa parte doeu tanto que achei que fosse chorar, mas nada me deixou mais feliz ao ver recuperado e explicando o porquê. Sério gente arrepia.
Meu quote favorito é justamente quando ele descreve esse sofrimento, acho que todos nós já tivemos dias péssimos.
Amei cada detalhe do livro e está perfeito exatamente como está. Recomendo para todas as idades....

Bruno 14/04/2024

Uma graça
É incrível como a história é contada de maneira leve, simples e aconchegante. Você não sente o tempo passar, a leitura é fluída.
Amei novamente cada detalhe e cada parte dessa obra prima.

Aghata B 14/04/2024

Clássico infanto-juvenil
Esse livro pra mim já se consolidou como um clássico. Duvido qualquer pessoa nunca ter lido ou assistido ao filme e não conheça a história. A escrita é muito boa, muito fluida e muito interessante. Existe neste livro com a história de Aslam um paralelo com a história que conhecemos da religião cristã, isso é um fato. Porém é feito de forma não tão na sua cara além de claro existir muitos outro seres de muitas outras mitologias diferentes para formar este mundo de fantasia, inclusive não é dado esses poderes a um ser superior e sim à existência de pura magia. Não vou dar 5 estrelas simplesmente pelas cenas de batalha que existem no livro pois acho que o autor passa muito rápido por elas (talvez por ser livro infantil?) e ficam sem tanta emoção. Mas no geral é excelente!

Alyce24 11/04/2024

Sensacional
Essas crônicas dão um afago no coração inexplicável, principalmente quando você o assemelha a bíblia.
as nuances são um deleite.
até a dedicatória traz um certo aconchego.

Travonrodfer 10/04/2024

Eu esperava TAO MAIS
Eu gosto dos filmes de Narnia e fui ler imaginando me aprofundar num universo extremamente rico e cai de cara no chão. É uma historia infantil, muito infantil. O publico alvo "disso" nao consegue passar dos 10 anos. Tudo é superficial, mal feito e tosco. As partes ruins do filme que eu jurei que seriam explicadas melhor aqui, são ainda mais ruins. Sem contar nas diversos passagens machistas que é impossível não revirar os olhos lendo.

Let 09/04/2024

O mundo de Nárnia
Quatro crianças, dois meninos e duas meninas, descobrem um mundo mágico, chamado Nárnia, ao entrarem em um guarda-roupa antigo. Nárnia está nas mãos de uma terrível feiticeira e as crianças fazem de tudo para tirá-la do trono.

Acredito que poderia ter sido abordado melhor o capítulo sobre a batalha.

Acho mágico ver sobre a ressurreição de Jesus Cristo nas entrelinhas do livro!

Sempre será meu livro favorito ?

Sara277 09/04/2024

Lindo e mágico
Como eu já disse em uma das notas, até a gramatura do livro eu gostei, ele me fez revisitar minha infância, todo o livro é muito bem escrito e bem desenvolvido eu amei cada detalhezinho

Gabaloshan 09/04/2024

As Crônicas de Nárnia, ou O Evangelho Segundo C.S.Lewis
"O Evangelho Segundo C.S.Lewis." De fato esse seria o título mais honesto para esse livro, uma vez que ele não tem nenhum objetivo além de catequizar leitores e vender a visão de mundo religiosa e moralista do autor.

O problema não é apenas esse - antes fosse - , já que, além disso, é uma história mal escrita e incoerente. Os protagonistas são agraciados com conveniências e coincidências uma após a outra; crianças são presenteadas com escudos, arcos e espadas e as aprendem a usar magicamente de uma hora para a outra, chegando a duelar de igual pra igual com a Feiticeira, que é um ser milenar, que domina magia negra, etc. É o tipo de coisa que não da pra ler sem revirar os olhos. É tolo! Ser uma história infantil não é uma justificativa para isso. Alice no País das Maravilhas é ainda mais infantil e propositalmente incoerente, e mesmo assim tem muito mais coisa a dizer. Tolkien abraçou mitologia celta, nórdica e cristã; transmitiu suas crenças e valores, e ainda assim não perdeu a coerência.

Há uma tentativa desesperada de transmitir valores, de parecer sábio, mas tudo soa artificial. "Pra quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve," essa é a frase que o Gato de Cheshire diz para a Alice em um momento no livro de Lewis Carroll. Essa frase, solta despretensiosamente, possuí mais significado e profundidade do que qualquer coisa dita em As Crônicas de Nárnia.

Seria uma perda de tempo nomear tudo o que não faz sentido nesse livro. Vou encerrar então, falando do que mais me incomodou. O autor pretendia transmitir a essência do cristianismo, especialmente para crianças, e as coisas ficam logo muito óbvias. Aslan é Jesus, e a Feiticeira, embora tenha sido dito que ela é Lilith, desempenha um papel de Satan. Quando ela vai ao encontro de Aslan, reivindicando o sangue de Edmundo (que representa a humanidade) é fácil de se lembrar do livro de Jó, quando Satan vai diante de Deus para confrontá-lo a respeito de seu servo.

E qual é a essência do cristianismo que o autor comunica? Pois bem! Daí segue um dos momentos mais esquisitos, pois o diálogo entre a Feiticeira e Aslan sugere que havia uma espécie de acordo, ou melhor, uma lei, que fazia com que todo traidor fosse levado por ela e oferecido como sacrifício. O engraçado disso é que isso não nos faz pensar no Diabo, mas sim no Deus do Velho Testamento. Era dele a lei. Era ele quem exigia sacrifício, foi ele que, desde o princípio, se alegrou com a oferta de sangue de Abel. Em outras palavras, a Feiticeira está muito mais perto do Deus bíblico do que de um Diabo de qualquer espécie. Ao menos é o que é possível concluir no evangelho do apóstolo C.S.Lewis.

Niczinleitor1025 08/04/2024

Igual nos filmes
Excelente! O C.S Lewis soube escrever uma boa história.
Os personagens são legais, o plot é muito bem construído. Leia!

Sophia1801 08/04/2024

Amo
Apenas perfeito!!!! Não tenho palavras.
Todo ser humano deveria ler essa obra prima!
Se você não gosta desse livro eu não gosto de você.

Abdias.Silva 08/04/2024

Nesse segundo livro vemos o desenrolar da história (que começou em O sobrinho do mago) a e profecia se comprindo.

J.Mendes 07/04/2024

Preciso dizer alguma coisa?
Simplesmente perfeito!!
Tudo que tem nesse livro é incrível, mágico e maravilhoso!
Sinceramente, um dos melhores livros que já li em minha vida!