The Art of War

Sun Tzu
Sun Tzu

Resenhas - The Art of War

Renan 22/02/2019

Sábio é o guerreiro que evita a batalha!
A suprema arte da guerra é superar os inimigos sem lutar. Esta é a máxima ideologia do autor.

O livro é basicamente um tutorial de batalha, listando táticas de guerra em diferentes cenários.

A parte mais interessante, na minha opinião, foram os capítulos iniciais onde são retratadas estratégias, vantagens e comportamentos em situações de confronto, ensinamentos que podem ser aplicados tambem no cotidiano, seja em liderança, nos negócios, etc. Lendo o livro você consegue associar os termos técnicos e aplicá-los em situações modernas.

Recomendo, além de ser uma leitura de poucas horas.

Renan 22/02/2019

Sábio é o guerreiro que evita a batalha!
A suprema arte da guerra é superar os inimigos sem lutar. Está é a máxima ideologia do autor.

É uma leitura de poucas horas, recomendo, faça esse favor a si mesmo e leia.

Hazuki 01/07/2010

Eu já tinha lido A Arte da Guerra anteriormente quando era mais nova e resolvi ler essa versão com comentários de vários líderes de guerra da China antiga, esperando encontrar vários relatos de COMO as técnicas escritas por Sun Tzu foram utilizadas. Bem, não vou reclamar, no trecho do livro intitulado "Mastering the Art of War", encontrei exatamente aquilo que estava procurando: pontos de vista diferentes do original, trechos da História em que tais exemplos foram utilizados, comentários efetivamente construtivos. Infelizmente, para o resto do livro não encontrei absolutamente nada diferente do que eu já tinha lido anteriormente. Eu esperava bem mais dos comentários dos grandes generais na primeira parte do livro, mas de duas uma: ou grande parte do que eles realmente quiseram falar se perdeu fortemente na tradução ou durante todo este tempo eu os estive superestimando. Os comentários a respeito do livro original simplesmente não são bons. Por várias vezes que li o livro senti como se estivesse lendo a mesma coisa várias vezes.

Quanto ao ponto de vista do autor a respeito das táticas adotadas pelos generais e estrategistas citados no livro... caramba, que tédio. Parecia que a cada trecho da Arte da Guerra (repetido inúmeras vezes ao decorrer do livro) foi reescrito com as minúcias de um livro de História. A introdução de cada parte do livro diz tudo que será visto no próximo capítulo, depois repete tudo que foi dito. Completamente desnecessário.

Vale a pena ler por causa do "Mastering the Art of War". Mas em termos gerais, haja paciência para ler tudo.