Riot Days

Riot Days Maria Alyokhina

Resenhas - Riot Days

eurenato 01/01/2024

É preciso se revoltar
O diário do cárcere de Maria Alyokhina ensina que a liberdade não existe a menos que você lute por ela todos os dias. E que o cerceamento da liberdade não é resultado dos muros da prisão. A estratégia de controle tem a ferramenta do medo para produzir insegurança e impedir que haja revolta. Revolução requer ação. A estagnação é reflexo do medo e é o que mantém o sistema de escravidão em que vivemos. A gente se acostuma mas não devia.
É preciso indignação mas ela sozinha não é capaz de transformar. É preciso não deixar de se indignar, aprender e se fortalecer para reagir. Tenha um advogado.
Quando as Pussy Riot cruzam a linha da Catedral de Cristo Salvador de Moscou elas mostram mais que uma revolta contra o governo ditatorial de Vladmir Putin. Mostrou que regras desumanas devem ser desobedecidas.
Quando querem que caminhemos para a morte, precisamos proteger a vida.
É preciso se revoltar. É preciso agir contra a desumanização.

Veridiana4 31/12/2023

Interesante
Confesso que comprei o livro mais pelo design do que por ter interesse ou por conhecer o livro. Achei brilhante vir embrulhado em uma máscara de assalto e com dois cordéis de prisioneiras brasileiras.
O livro se estrutura de maneira bem desconstruída - com varios capítulos pequenos de um ou dois parágrafos dentro de capítulos maiores. Isso tornou a leitura muito mais rápida e dinâmica.
Esperava mais da narrativa contada pela Macha... estava esperando histórias mais surpreendentes e inacreditáveis. Ao invés disso passei o livro todo lembrando da série "Orange is the New Black" e do filme "Caminho da Liberdade" que ilustraram exatamente o que a Macha contou no livro.
Entretanto achei interessante ver que mesmo ela estando presa essa gana dela de lutar pelo o que é justo só aumentou. Masha conseguiu vencer pequenas batalhas na cadeia e melhorar pelo menos um pouco a qualidade de vida das prisioneiras.

"A liberdade não existe se não lutarmos por ela"

Acredito que para quem tem um grande interesse no assunto o livro seja prazeroso, para mim o filme e a serie (citados a cima) ja sanaram toda a curiosidade que eu tinha pelo assunto...

" você vê esses muros? Atrás deles, vivemos todos nós. E se não os destruirmos, apodreceremos vivos."