Eclesiastes

Eclesiastes Salomão?...

Resenhas - Eclesiastes

Hellas 04/04/2024

Lembre-se dele?
1 Não se esqueça de seu Criador nos dias de sua juventude. Honre-o enquanto você é jovem, antes que venham os tempos difíceis e cheguem os anos em que você dirá: "Não tenho mais prazer em viver".
2 Lembre-se dele antes que o sol, a lua e as estrelas percam o brilho aos seus olhos, e as nuvens voltem a cobrir o céu depois da chuva.
3 Lembre-se dele antes que suas pernas comecem a tremer, e antes que seus ombros se encurvem. Lembre-se dele antes que os poucos dentes que lhe restam já não possam mastigar, e antes que seus olhos deixem de ver com clareza.
4 Lembre-se dele antes que seus ouvidos fiquem fracos e você já não ouça o som das pessoas trabalhando nas ruas. Hoje você levanta com o primeiro canto dos pássaros, mas um dia não os ouvirá mais.
5 Lembre-se dele antes que você tenha medo de cair e se preocupe com os perigos nas ruas; antes que seus cabelos fiquem brancos como a amendoeira em flor, e você se arraste como um gafanhoto prestes a morrer; e antes que você perca o desejo. Lembre-se dele antes que falte pouco para descer ao túmulo, seu lar eterno, quando os pranteadores chorarão em seu funeral.
6 Sim, lembre-se de seu Criador agora, enquanto você é jovem, antes que o fio de prata da vida se rompa e antes que a taça de ouro se quebre. Não espere até que o cântaro se despedace junto à fonte e a roldana se parta junto ao poço.
7 Pois, então, o pó voltará à terra e o espírito voltará a Deus, que o deu.

Pimpo 14/03/2024

Há tempo de nascer, e tempo de morrer
Eclesiastes foi o meu primeiro contato com a bíblia. Optei por sua leitura após algumas indicações, devido alguns problemas pessoais. Ler o livro de Eclesiastes me ajudou a clarear alguns pensamentos e ideias.

Em sua leitura, é praticamente impossível não imaginar a situação psicológica de Salomão, quando o mesmo chega em determinadas conclusões sobre situações em torno de prosperidade, sabedoria, trabalho e prazer.

Eclesiastes nos ensina a admirar o simples, buscar sabedoria e paciência, pois, cada coisa está em seu devido tempo. Traz a ideia que nada é mais satisfatório que o prazer adquirido em conseguir atingir seus objetivos com o fruto de seu trabalho.

Trazendo o texto para a nossa sociedade atual, percebe-se em muitos aspectos que tudo é vaidade, nos fazendo refletir sobre o quão supérfluas as pessoas estão se tornando, em busca de uma vaidade que a cada dia distancia o ser humano do que realmente importa.

Em sua primeira leitura, talvez o texto possa parecer um tanto que melancólico, entretanto, o livro de Eclesiastes é extremamente atual, sendo possível sua redescoberta de tempos em tempos.

Débora Artes 26/02/2024

Sempre estou voltando nesse livro para refletir sobre a vida. A cada lida, um novo ensinamento.

?Tudo é tão cansativo que não há como descrever. Não importa quanto vemos, nunca ficamos satisfeitos; não importa quanto ouvimos, nunca nos contentamos. A história simplesmente se repete. O que foi feito antes será feito outra vez. Nada debaixo do sol é realmente novo. De vez em quando, alguém diz: ?Isto é novidade!?. O fato, porém, é que nada é realmente novo. Não nos lembramos do que aconteceu no passado, e as gerações futuras tampouco se lembrarão do que fazemos hoje.?
??Eclesiastes? ?1?:?8?-?11? ?NVT??

Nada debaixo do sol é realmente novo!

@Caroline 19/01/2024

Eclesiastes, 9

2 Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.
3 Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol: que a todos sucede o mesmo; que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade; que há desvarios no seu coração, na sua vida, e que depois se vão aos mortos.
4 Ora, para o que acompanha com todos os vivos há esperança ( porque melhor é o cão vivo do que o leão morto ).
5 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento.
6 Até o seu amor, o seu ódio e a sua inveja já pereceram e já não têm parte alguma neste século, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.
7 Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com bom coração o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras.
8 Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.
9 Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de vida da tua vaidade; os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida e do teu trabalho que tu fizeste debaixo do sol.
A sabedoria é muitas vezes mais útil aos outros do que aquele que a possui.
12 Que também o homem não conhece o seu tempo; como os peixes que se pescam com a rede maligna e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enlaçam também os filhos dos homens no mau tempo, quando cai de repente sobre eles.
13 Também vi sabedoria debaixo do sol, que foi para mim grande.
16 Então, disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada e as suas palavras não foram ouvidas.
17 As palavras dos sábios devem em silêncio ser ouvidas, mais do que o clamor do que domina sobre os tolos.
18 Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, mas um só pecador destrói muitos bens.

Juliana2636 01/01/2024

Maravilhoso
Achei que seria um livro parecido com Salmos, mas tem uma vibe mais parecido com Provérbios. Eu amei muito!!!

IzaF. 29/10/2023

Porque na muita sabedoria há muito enfado.
Eu não sou religiosa, estou mais próxima do ateísmo. Entretanto, esse livro é deveras interessante; há reflexões boas, e assim como qualquer outro livro de filosofia, nos faz pensar baseado em outros pensamentos. Foi escrito em aproximadamente 450 e 180a.c, se analisarmos bem, veremos que fala também sobre economia e desigualdade.

?Se você espera por condições ideais você nunca fará nada.?

?Sopra uma centelha e ela se abrasará; cospe sobre ela e ela se apagará. Ambos saem de sua boca.?

?Aquilo que é torto não se pode endireitar; aquilo que falta não se pode calcular.?

?Porque na muita sabedoria há muito enfado, e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor.?

Laisa 25/10/2023

O Sábio...
Eclesiastes é o 21° livro da Bíblia e o 4° dos livros poéticos.

Assim como Provérbios, também foi escrito por Salomão e o viés reflexivo de ambos os livros se assemelham muito. Eclesiastes, no entanto, tem uma escrita mais corrida, ou seja, em sua maior parte ele é feito em textos e não em curtas frases.

Quanto ao conteúdo, de maneira geral, pode-se dizer que se trata de uma autobiografia na qual o autor se intitula como "o sábio", "o mestre" ou "o pregador" (a depender da tradução).

Aqui vemos um Salomão já velho refletindo sobre suas experiências e o sentido da vida. Fala muito sobre as escolhas da juventude, a importância da sabedoria e do trabalho árduo, os prazeres que se pode ter e os ciclos da vida.

O autor conclui que tudo é vaidade, há tempo para todas as coisas e não há nada novo debaixo do sol.

"Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo para cada propósito debaixo do céu. [...] Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive. [...] Sei que tudo o que Deus faz permanecerá para sempre; a isso nada se pode acrescentar, e disso nada se pode tirar."
(Ec. 3:1, 12 e 14)

"O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria."
(Ec. 9:10)

"Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde o seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento. Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros."
(Ec. 11:9-10)

"Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial ao homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau."
(Ec. 12:13-14)

Viih Macêdo 16/09/2023

Tudo é vaidade.
Livro de Sabedoria, durante um bom tempo pra mim era um livro melancólico, triste demais...
Mas, a cada leitura o entendimento se aperfeiçoa, surge um novo aprendizado e você amadurece junto com a realidade descrita neste livro.

brunadlm 28/07/2023

Em Eclesiastes encontramos que há vantagens no sofrimento, na paciência e na moderação. No fim de tudo, não importa o tipo de pergunta, a resposta sempre estará em Cristo.

Talvez não seja possível escapar dos males do mundo, enquanto vivermos nele, mas, certamente, com Cristo, nosso fardo será mais leve.
rafamassagardi 29/07/2023minha estante
Lindo demais??

Olavo.Schlsser 23/06/2023

Quem está entre os vivos tem esperança; até um cachorro vivo é melhor do que um leão morto!

Pois os vivos sabem que morrerão,
mas os mortos nada sabem;
para eles não haverá mais recompensa,
e já não se tem lembrança deles.

Para eles o amor, o ódio e a inveja
há muito desapareceram;
nunca mais terão parte em nada
do que acontece debaixo do sol.

Estante da Leonina 23/04/2023

Esse é o meu livro favorito da biblia, e muito esclarecedor e lindo. Sempre reflito muito quando o leio.

Leo 13/03/2023

Lições sensatas sobre a realidade da vida. Uma mostra de que a maturidade, ou melhor, a sabedoria não está no extremo de nada.

Byna Bezerra⨠16/01/2023

Esse livro (provavelmente escrito por Salomão "o sábio") é um livro poético, cheio de reflexões sobre a vida. Podemos ver que Salomão errou muito na vida, mas se arrepende amargamente, e nos aconselha a aproveitarmos a vida curta que Deus nos deu.
" Então cheguei a esta conclusão: a melhor coisa que uma pessoa pode fazer durante a curta vida que Deus lhe deu é comer e beber e aproveitar bem o que ganhou com o seu trabalho. Essa é a parte que cabe a cada um."
Eclesiastes 5:18

"É ilusão, é ilusão, diz o Sábio. Tudo é ilusão."
Eclesiastes 1:2

"Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer."
Eclesiastes 11:9

Pedro.Gianotti 03/10/2022

Meditações de Salomão sobre a vida
Considero um livro que toda pessoa do planeta Terra (Marte tbm) deveria ler, independente se for cristão, ou não.

"Se você deixa o machado perder o corte e não o afia, terá de trabalhar muito mais. É mais inteligente planejar antes de agir. Não adianta nada você saber encantar cobras se deixar que uma delas o morda."
10:10-11

"Se por preguiça você deixar de consertar o telhado da sua casa, ele acabará ficando cheio de goteiras, e a casa cairá."
10:18

"Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantará, nem colherá nada. Semeie de manhã e também de tarde porque você não sabe se todas as sementes crescerão bem, nem se uma crescerá melhor do que a outra."
11:4,6

"Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco."
11:10

"De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados. Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal."
12:13-14

...

@stranger_poxa 31/05/2022

Eclesiastes Cap. 1 | NAA
9 O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; não há nada de novo debaixo do sol.