Ego e Arquétipo

Ego e Arquétipo Edward F. Edinger

Resenhas -

Leleus 08/03/2023

A terceira parte do livro é tão densa e viajada pra mim que eu só fui lendo sem me preocupar muito com entender o que tava sendo dito na hora que lia. Acho que compreendi a idéia geral, mas vou reler um dia

Wilson 22/12/2022

Fantástico
Absolutamente fantástico! Imprescindível para aqueles que desejam compreender a Psicologia Analítica de Jung, e assim, se conhecer melhor.

Carlos 20/12/2022

Simplesmente Épico
É um livro bom do início ao fim.
As abordagens são muito claras. É sensível, mexe com a gente.
É uma síntese não só de Jung, mas do que deve ser feito em nossas vidas. Fenomenal.

Gabi Ribeiro 12/02/2022

Muito interessante
Comecei a ler para estudar arquétipo, achei muito interessante, recomendo muito, principalmente para estudo!

ToniBooks 11/10/2021

Os fundamentos de Jung
Um livro superacessível ao público leigo - que é o meu caso. Com uma linguagem clara e exposições sucintas, Edward F. Edinger, famoso psiquiatra norte-americano (1922 - 1988), presenteia-nos com valiosas lições sobre a "individuação", conceito fundamental e objetivo-último da Psicologia Analítica de C.G. Jung. Ego e Arquétipo é uma daquelas obras que se conclui a leitura com a certeza da sua releitura.

Forest 19/07/2021

Um pedido de cautela para com o mistério.
O livro é realmente maravilhoso, se você está interessado em psicologia Junguiana, num sentido introdutório, faz muito jus ao título. O autor é um bom escritor, a leitura não é mais nem menos difícil do que deveria ser, considerando que ele busca desvendar grandes e profundos fenômenos da condição humana.
Para mim, levando em conta o tempo em que vivemos, esse livro constitui um chamado para sermos cautelosos com a tendência moderna ao redutivismo e as conclusões precipitadas pautadas sempre num dogmatismo intelectual e materialista. O próprio autor pergunta na reta final do livro "'o homem comum' pensaria que estou falando de uma coisa real? Provavelmente não."
Para aqueles mais familiarizados com a psicologia de Jung, é rotineiro ponderar e discernir bastante coisa fora do status quo, então o livro será um prato cheio! É inegável que Edinger era um erudito Junguiano, creio que ele trouxe o essencial da vasta, profunda e complexa obra de Jung, tarefa comparável a uma espécie de odisseia intelectual. Já aos que não são tão familiarizados assim com a psicologia Analítica, eu indicaria começar por outros livros, mais acessíveis, como eu mesmo fiz ("introdução a psicologia analítica" - Calvin Hall e Vernon Nordby por exemplo, foi um dos que eu li antes), para que a leitura flua com menos pausas para pesquisas externas.
É uma leitura maravilhosa de fato. Recomendo muitíssimo, aos que pensam em atuar como analistas Junguianos, ou professores da psicologia de Carl Jung, é uma leitura quase obrigatória, por ser uma apresentação condensada de forma brilhante da teoria Analítica.
Murillo 27/07/2021minha estante
Mano, excelentes palavras!

Forest 27/07/2021minha estante
Opa! Valeu meu amigo! ;)

Joao.Paulo 11/09/2020

GLORIFICANTE
É, realmente, uma ótima síntese desses conceitos junguianos, falo como alguém que nunca tinha lido algo sobre. A abordagem é sempre muito clara e cheia de exemplos, só acho que o livro um pouco a mão no final, quando os exemplos se sobressaem ao conteúdo, acaba ficando meio monótono.

Charles 02/02/2020

Síntese excepcional da psicologia junguiana (psicologia analítica)
Ao final da leitura desse excelente livro, tive a nítida sensação de que os conceitos de Jung agora formavam uma rede coesa e coerente de idéias que abarcam o todo da psique humana. Muitos enigmas são desvendados por esse importante livro. O autor consegue percorrer toda a gama de construções arquetípicas de Jung sem perder com isso a ligação de cada elemento com o todo e vice-versa. Ele discorre sobre as relações entre o ego e os arquétipos de uma forma prática, demonstrando suas afirmações com exemplos clínicos, ditos populares, contos e mitos. Sua linguagem prima particularmente pela simplicidade e clareza, qualidades importantes dada a complexidade do assunto. Desta forma, até as superstições coletivas tornam-se muito mais inteligíveis frente ao magnetismo literário de Edinger. Você quer entender melhor a psicologia analítica? Leia esse livro.