Josué Josué

Resenhas - Josué

André Cerqueira 24/03/2024

A conquista da terra prometida
O livro de Josué narra a conquista e a partilha da terra prometida.

Traz inúmeras passagens interessantes, que despertam curiosidade e permitem outros estudos. A derrota em Ai é um ótimo exemplo disso.

pabloviniciusra 05/06/2021

Fim do êxodo
No livro de Josué é retratado o fim do êxodo do povo israelita e como foi feita a divisão das terras entre as tribos.

Bea 26/05/2021

Josué
" Josué 1:9 Lembre da minha ordem: seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, SENHOR seu Deus, estarei em você em qualquer lugar para onde você for! "

Filho de Num, da Tribo de Efraim, Josué foi ajudante de Moisés durante o êxodo dos israelitas do Egito e os 40 anos pelo deserto do Sinai. ... Depois da morte de Moisés, Josué liderou o povo de Israel na conquista das cidades-estado da terra de Canaã e foi responsável por conduzir os israelitas à Terra Prometida.

Resumo: O Livro de Josué continua a história dos israelitas após o êxodo do Egito. O livro narra cerca de 20 anos de liderança de Josué sobre o povo depois que Moisés o ungiu no final do Deuteronômio. Os 24 capítulos do livro de Josué
podem ser resumidos da seguinte forma:

Capítulos 1-12: Introdução e conquista da Terra Prometida
Capítulos 13-22: Instruções para a distribuição das porções da Terra Prometida
Capítulos 23-24: Discurso de despedida de Josué

Eae, bora ler?

Thais 24/12/2023

Disse-lhes Josué: ?Não tenham medo! Não desanimem! Sejam fortes e corajosos! É isso que o Senhor fará com todos os inimigos que vocês tiverem que combater?
Esse livro vai sempre me lembrar a experiência que eu tive com Deus em um momento que poderia ter mudado a minha vida de uma forma muito ruim, mas ele me deu o livramento.

Tata 28/03/2021

Josué entra na terra de canaã
Este livro é a continuação da passagem de Moisés após a saída do Egito, fala sobre a entrada de Josué e a entrada do povo na terra de canaã e quantas bençãos e heranças Deus deixou para o povo

Kaka 31/07/2023

Então o livro de Josué que eu tava querendo muito ler
O contexto é os cinco primeiros livros da Bíblia (pentateuco) serve de plano de fundo para o livro de Josué a preparação do povo começou em Gênesis com a promessa da terra Abraão e Isaque e Jacó. A preparação continuou durante dois séculos, enquanto os descendentes de Abraão viveram na Terra prometida, mas nunca chegaram a controlar-lá completamente.
Durante os quatro séculos seguintes os israelitas viveram no Egito. O livro de êxito e registre sua fuga da escravidão e a entrega da lei. Levítico prepara-os para a adoração. Números e deuteronômio ofereceram uma estrutura cívica. Até mesmo a linguagem do relato de Josué descrevendo em detalhes a entrada na terra que iriam possuir é semelhante a descrição em Deuteronômio da preparação de Israel para entrar na terra prometida.
Apesar de a lei de um relacionamento especial de Israel com Deus mediante a aliança definirem a identidade nacional, Deus também havia prometido aos israelitas sua própria terra. O livro de Josué é o registro da conquista dessa terra sobre a liderança de Deus
Canaã, fonte natural estratégia a África com a Ásia e por decorrência com a Europa, é uma terra singular. Ela une o Oceano Índico por meio do mar vermelho ao Oceano Atlântico através do mediterrâneo ponto final sua história tem mais ocupações militares, batalhas derramamento de sangue do que a de qualquer outro país do mundo pelo menos 30 potências mundiais já marcharam sobre seu solo os povos que viveram nessa terra tem um relacionamento especial com o seu defensor

Ana Miguel 30/05/2021

Um livro que nos inspira a ter coragem
O livro de Josué mostra a liderança que este homem exerceu após a morte de Moisés. Josué foi seu sucessor e conduziu o povo para entrar na terra prometida, Canaã, e fez a divisão dela entre o povo de Israel. Enquanto o povo de Israel era obediente à voz de Deus, eram abençoados em tudo o que faziam, venciam seus inimigos nas batalhas, mas quando eram desobedientes, se deparavam com o fracasso. Esse livro nos mostra a importância da obediência à Deus e como devemos nos revestir de força e coragem nos momentos de adversidades. Leitura essencial para o cristão!

Leandro 01/06/2022

Um livro de invasão de uma terra e extermínio da população que já vivia lá em razão de uma promessa divina.

@stranger_poxa 19/07/2022

Josué 1:8 | NAA
8 Não cesse de falar deste Livro da Lei; pelo contrário, medite nele dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito; então você prosperará e será bem-sucedido.

Naza 01/01/2024

Josué
Josué foi o líder dos exércitos israelitas em suas vitórias sobre seus inimigos, os cananeus. O livro termina descrevendo a divisão da terra entre as 12 tribos de Israel.

Monique 10/07/2023

Demorei bastante para ler esse livro. Ele tem bastante informação sobre cidades e conquistas, então achei um pouco difícil de entender.

Laisa 24/10/2023

A Conquista...
Josué é o 6° livro da Bíblia e o 1° livro histórico.

Relata a jornada do povo de Israel durante a conquista da Terra Prometida e a divisão do território entre as 12 tribos. São histórias recheadas de ação. Pela primeira vez desde a saída do Egito o povo não é mais liderado por Moisés e sim por Josué, seu ajudante, aprendiz e sucessor.

"De todas as boas promessas do Senhor à nação de Israel, nenhuma delas falhou; Todas se cumpriram."
(Js. 21:45)

@Caroline 26/11/2023

Josué, 24

19 Então, Josué disse ao povo: Não podereis servir ao SENHOR, porquanto é Deus santo, é Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados.
20 Se deixardes o SENHOR e servirdes a deuses estranhos, então, se tornará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos fazer bem.
21 Então, disse o povo a Josué: Não; antes, ao SENHOR serviremos.
22 E Josué disse ao povo: Sois testemunhas contra vós mesmos de que vós escolhestes o SENHOR, para o servir. E disseram: Somos testemunhas.
23 Agora, pois, deitai fora os deuses estranhos que há no meio de vós: e inclinai o vosso coração ao SENHOR, Deus de Israel.
24 E disse o povo a Josué: Serviremos ao SENHOR, nosso Deus, e obedeceremos à sua voz.
25 Assim, fez Josué concerto, naquele dia, com o povo e lho pôs por estatuto e direito em Siquém.
29 E, depois destas coisas, sucedeu que Josué, filho de Num, o servo do SENHOR, faleceu, sendo da idade de cento e dez anos.

Marcos Antonio 21/06/2018

Josué
De jovem homem ao sair do Egito com Moisés, 40 anos tinha quando foi espia e com sua fé demostrou que poderia atacar que Deus lhe dariam a vitória por sua fé Deus prometeu a Moisés que Josué e Caleb seriam os únicos daquela geração que entraria na terra prometida, agora aos 80 anos Josué se torna o líder do povo de Israel e Deus faz maravilhas através dele.
"Eu e minha casa serviremos ao Senhor"