Juízes Samuel

Resenhas - Juízes

Any04020 20/03/2024

Juízes
"O livro de Juízes relata o que aconteceu com os filhos de Israel em Canaã após a morte de Josué. Foi um tempo de ifidelidade e abandono a fé." Como consequência a seus pecados, Deus os entregou nas mãos dos inimigos, trazendo sofrimento aos Israelitas. Em meio ao sofrimento, seu povo clamava pela ajuda de Deus, afim de libertar novamente os seus.

Thais 06/03/2024

Confesso que foi um livro que eu achei bem difícil de entender, mas no final começou a ficar viciante. Senti um misto de sensações terríveis por causa dos pecados absurdos daquele povo.

vanessaxclementino 15/02/2024

JUIZES
"Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso."
(Capítulo 6:11)

@Caroline 08/12/2023

Juízes, 5

3 Ouvi, reis; dai ouvidos, príncipes; eu, eu cantarei ao SENHOR; salmodiarei ao SENHOR, Deus de Israel.

Laisa 24/10/2023

Os Campeões...
Juízes é o 7° livro da Bíblia e o 2° livro histórico.

Narra um período de adaptação à nova terra no qual ainda não havia rei em Israel e a liderança era exercida por juízes, ou seja, aqueles que, com a permissão de Deus, agiam como modelos de comportamento e sabedoria. Eram, de certa forma, campeões militares do povo, conduzindo os israelitas a diversas vitórias contra opressões impostas por outros povos.

Aqui temos também a história de Débora, uma grande líder/comandante militar que, literalmente, foi à guerra junto com o exército e o levou à vitória.

"Então o Senhor levantou juízes, que os libertaram das mãos daqueles que os atacavam. [...] Sempre que o Senhor lhes levantava um juiz, ele estava com o juiz e os salvava das mãos de seus inimigos enquanto o juiz vivia [...]."
(Jz. 2:16 e 18)

Juízes mais conhecidos:
- Débora (capítulos 4 e 5)
- Gideão (capítulos 6 e 7)
- Jefté (capítulos 10, 11 e 12)
- Sansão (capítulos 13, 14, 15 e 16)

Daygor Vessozi 25/03/2023

Juízes
Um livro muito interessante, com narrativas que parecem muitas vezes estranhas ao olhar da sociedade contemporânea, portanto é necessário compreender o contexto social e cultural da época para diversas partes deste livro (o capítulo 19 é um bom exemplo).
O aborda a questão de como o povo de Israel se portou sem uma liderança de um rei, em um comportamento cíclico entre desobedecer a Deus, ser subjugado por um povo que não foi derrotado em Canaã, se arrepender, pedir auxílio divino, Deus suscitar um juiz (libertador do povo) e o povo ser liberto. Questão que ocorreu por diversas gerações, esta narrativa demonstra, desta forma, o começo da decadência de Israel após adentrar a terra prometida, o que mais tarde ocasionou na tentativa de solucionar esse problema proclamando um rei, o desfecho desta decisão e sua eficiência será demonstrado nos livros de Samuel (I e II), Reis (I e II) e Crônicas (I e II).
Este livro é de suma importância para a compreensão do panorama geral da história de Israel.

daday :) 25/02/2023

Libertador
Relata os resultados desastrosos da falha em concluir a conquista de Canaã. agora Israel tinha vizinhos idólatras ao redor e logo o povo de Deus começou a adorar falsos deuses. opressão probeza e morte sobrevinham da parte de seus inimigos, então Israel clamava a Deus, pedindo que enviasse um juiz para libertar o povo

Bárbara Sette 08/12/2022

Você acha Deus malvado? Então leia esse livro.
Esse é o tipo de livro que você termina com alguns novos fios de cabelo branco.

Já cansei de ouvir pessoas, que nunca leram a Bíblia, dizerem o quanto Deus é mal e injusto. Então recomendo fortemente a leitura desse livro.

Nele está relatado como Deus é paciente e amoroso, mas também não é bobo, Ele estabelece limites e ensina que esses limites existem.

Deus atende a vontade do povo de serem governados por juízes, e não por profetas (ou seja, preferiam juízes humanos, a ouvir a própria voz de Deus), ainda assim, tiveram esse pedido atendido; é nesse livro mostra a degradação da nação.

É um loop:
A ordem é estabelecida > povo esquece Deus e começa a pecar > povo sofre as consequências dos pecados > Deus mostra o caminho a ser seguido > o povo se arrepende > a ordem é estabelecida e repete.

Mas cada vez que repete, os pecados e suas consequências ficam piores.

damoclesleal 17/11/2022

Resumo Livro de Juízes
A obediência a Deus nos mantém fortes,
A obediência a Deus é crucial para a vitória.

Há caminhos que parecem ser contrário a vontade de Deus, más contribui para a realização do plano de Deus.

Deus pode usar nossos desejos pessoais (riquezas, paixões) para contribuir para a realização dos seus planos.

No tempo dos juízes não havia rei em Israel e cada um fazia o que achava certo.

ACASO (Ana) 13/11/2022

Sempre me comovo
Ler a bíblia para mim é algo indescritível. O livro de Juízes sempre me deixa chocada como desde sempre, deixamos Deus de lado e fazemos o que queremos.

Algo importante a se lembrar, é que não podemos olhar a moralidade dos juízes. Eles não eram perfeitos (muito ao contrário em vários casos).

Outra coisa importante: eles não tinham o Espírito Santo sempre, ou seja, faziam o que "achavam" ser certo.

@stranger_poxa 24/07/2022

Juízes Cap. 5 | NAA
31 Assim, ó SENHOR, pereçam todos os teus inimigos! Porém os que te amam brilhem como o sol quando se levanta no seu esplendor. E a terra ficou em paz durante quarenta anos.

pabloviniciusra 09/09/2021

Antes dos reis
Este, que é o sétimo livro da Bíblia, e faz parte do Velho Testamento, conta a história de Israel desde a conquista da Terra de Canaã até o começo da monarquia. Neste tempo surgiram os líderes militares conhecidos como ?Juízes? que foram levantados por Deus, e por isso o governo deles não era hereditário.

Bea 12/06/2021

Juízes: Bíblia
O livro sétimo do antigo testamento da Bíblia. Ao longo de cada capítulo vai contar à história de 12 homens juízes, eles são os que Deus levantou para salvar o povo dos opressores.
O povo de Deus, seguia somente o que acreditavam, é viravam as costas para os mandamentos do antigo testamento. Praticando atos absurdos, como: sacrifícios, orgias, é sendo idolatras de vários jeitos e maneiras.
Deus olhando àquilo tudo, os castigou, mas quando eles olhavam de novo para o criador e clamavam e se arrependia. Deus levantava os juízes para tirá-los do lamaçal e salvá-los. Porém, o povo não passava para os filhos os ensinamentos do Senhor.
No livro tem acontecimentos chocantes, é também vemos a misericórdia de Deus que com sua graça e bondade, livrando e perdoando-lhes.

Curiosidade: Existindo a tradição que divide em dois grupos, juízes maiores ( Otoniel, Aod, Débora, Gideão, Jefté, Sansão e Samuel) e juízes menores ( Samgar, Tola, Javi, Abesã, Elom e Abdom)

2 FRASES QUE EU AMO!

"8:23 Porém Gideão lhes disse: Sobre vós eu não dominarem, nem tampouco meu filhos sobre vós dominará; o Senhor sobre vós dominará. "

"16: /d.30 E disse Sansão: Morra eu com os filisteus! "

Eu amo essas duas histórias! Eae, bora ler?

iamvi ð 09/06/2021

Juízes para um povo desobediente e desumano.
Nesse livro, mostra como Israel entrou em decadência, piorando a cada capítulo.
Cada pessoa seguia sua própria justiça, contradizendo seu próprio povo e seus irmãos. Vai chegando no final do livro, e vê o quão pesado é este livro.
Mesmo sempre Israel sendo rebelde e cruel, piorando mais e mais, o Senhor erguia alguém, um Juíz erguido por Ele, tirá-los desse fim de poço. Porém o povo não passava os ensinamentos aos filhos e então abandonavam o Senhor.
Recomendo "Juízes" com um principal motivo: Israel é a gente nos dias atuais, desobediente e cruéis. Vendo de fora parece que não, que somos mais inteligentes, mas pelo contrário.
Porém, agora temos livre acesso ào Senhor, recusamos essa oportunidade que temos todos os dias.