Juízes

Juízes Samuel

Resenhas - Juízes

pabloviniciusra 09/09/2021

Antes dos reis
Este, que é o sétimo livro da Bíblia, e faz parte do Velho Testamento, conta a história de Israel desde a conquista da Terra de Canaã até o começo da monarquia. Neste tempo surgiram os líderes militares conhecidos como ?Juízes? que foram levantados por Deus, e por isso o governo deles não era hereditário.

Laisa 24/10/2023

Os Campeões...
Juízes é o 7° livro da Bíblia e o 2° livro histórico.

Narra um período de adaptação à nova terra no qual ainda não havia rei em Israel e a liderança era exercida por juízes, ou seja, aqueles que, com a permissão de Deus, agiam como modelos de comportamento e sabedoria. Eram, de certa forma, campeões militares do povo, conduzindo os israelitas a diversas vitórias contra opressões impostas por outros povos.

Aqui temos também a história de Débora, uma grande líder/comandante militar que, literalmente, foi à guerra junto com o exército e o levou à vitória.

"Então o Senhor levantou juízes, que os libertaram das mãos daqueles que os atacavam. [...] Sempre que o Senhor lhes levantava um juiz, ele estava com o juiz e os salvava das mãos de seus inimigos enquanto o juiz vivia [...]."
(Jz. 2:16 e 18)

Juízes mais conhecidos:
- Débora (capítulos 4 e 5)
- Gideão (capítulos 6 e 7)
- Jefté (capítulos 10, 11 e 12)
- Sansão (capítulos 13, 14, 15 e 16)

Bea 12/06/2021

Juízes: Bíblia
O livro sétimo do antigo testamento da Bíblia. Ao longo de cada capítulo vai contar à história de 12 homens juízes, eles são os que Deus levantou para salvar o povo dos opressores.
O povo de Deus, seguia somente o que acreditavam, é viravam as costas para os mandamentos do antigo testamento. Praticando atos absurdos, como: sacrifícios, orgias, é sendo idolatras de vários jeitos e maneiras.
Deus olhando àquilo tudo, os castigou, mas quando eles olhavam de novo para o criador e clamavam e se arrependia. Deus levantava os juízes para tirá-los do lamaçal e salvá-los. Porém, o povo não passava para os filhos os ensinamentos do Senhor.
No livro tem acontecimentos chocantes, é também vemos a misericórdia de Deus que com sua graça e bondade, livrando e perdoando-lhes.

Curiosidade: Existindo a tradição que divide em dois grupos, juízes maiores ( Otoniel, Aod, Débora, Gideão, Jefté, Sansão e Samuel) e juízes menores ( Samgar, Tola, Javi, Abesã, Elom e Abdom)

2 FRASES QUE EU AMO!

"8:23 Porém Gideão lhes disse: Sobre vós eu não dominarem, nem tampouco meu filhos sobre vós dominará; o Senhor sobre vós dominará. "

"16: /d.30 E disse Sansão: Morra eu com os filisteus! "

Eu amo essas duas histórias! Eae, bora ler?

damoclesleal 17/11/2022

Resumo Livro de Juízes
A obediência a Deus nos mantém fortes,
A obediência a Deus é crucial para a vitória.

Há caminhos que parecem ser contrário a vontade de Deus, más contribui para a realização do plano de Deus.

Deus pode usar nossos desejos pessoais (riquezas, paixões) para contribuir para a realização dos seus planos.

No tempo dos juízes não havia rei em Israel e cada um fazia o que achava certo.

Isabella.Fernanda 06/01/2021

Conclusões
Juízes é o sétimo livro do Antigo Testamento da Bíblia. Ele vai retratar as guerras que aconteceram num período de algumas décadas. O povo de Israel caia e se arrependia diante do juízo de Deus e Ele os livrava. Vão ser retratados acontecimentos extremamente violentos e chocantes por algumas vezes.
Aos que dizem ser chata e monótona a leitura da Bíblia, aconselho de fato lerem.
Em Juízes consegui ver um pouco mais da misericórdia do Criador para com seu povo e a humanidade... Mesmo com tanta perversão, Ele ainda oferecia e oferece o perdão, Ele ainda dava e dá o máximo de tempo em sua graça para que todos tenham chance de aceitá-lo.

Carla Saiara 12/01/2021

Deus é Justo!
Os israelitas constantemente desobedeciam a Deus e caíram nas mãos de países opressores. Deus constituiu juízes para livrá-los da opressão.

iamvi ð 09/06/2021

Juízes para um povo desobediente e desumano.
Nesse livro, mostra como Israel entrou em decadência, piorando a cada capítulo.
Cada pessoa seguia sua própria justiça, contradizendo seu próprio povo e seus irmãos. Vai chegando no final do livro, e vê o quão pesado é este livro.
Mesmo sempre Israel sendo rebelde e cruel, piorando mais e mais, o Senhor erguia alguém, um Juíz erguido por Ele, tirá-los desse fim de poço. Porém o povo não passava os ensinamentos aos filhos e então abandonavam o Senhor.
Recomendo "Juízes" com um principal motivo: Israel é a gente nos dias atuais, desobediente e cruéis. Vendo de fora parece que não, que somos mais inteligentes, mas pelo contrário.
Porém, agora temos livre acesso ào Senhor, recusamos essa oportunidade que temos todos os dias.

@stranger_poxa 24/07/2022

Juízes Cap. 5 | NAA
31 Assim, ó SENHOR, pereçam todos os teus inimigos! Porém os que te amam brilhem como o sol quando se levanta no seu esplendor. E a terra ficou em paz durante quarenta anos.

ACASO (Ana) 13/11/2022

Sempre me comovo
Ler a bíblia para mim é algo indescritível. O livro de Juízes sempre me deixa chocada como desde sempre, deixamos Deus de lado e fazemos o que queremos.

Algo importante a se lembrar, é que não podemos olhar a moralidade dos juízes. Eles não eram perfeitos (muito ao contrário em vários casos).

Outra coisa importante: eles não tinham o Espírito Santo sempre, ou seja, faziam o que "achavam" ser certo.

Marcos Antonio 23/06/2018

Juizes
Israel sai do deserto, conquista a terra prometida não a limpando-a como Deus havia mandado, agora em Juízes ele tentam manter aquilo que receberam. Entre todos os homens o mais notável com força inumana temos Sansão que nunca cumpriu aquilo que lhe foi mandado e que sempre fez o que deseja para ter seus desejos saciados.

@Caroline 08/12/2023

Juízes, 5

3 Ouvi, reis; dai ouvidos, príncipes; eu, eu cantarei ao SENHOR; salmodiarei ao SENHOR, Deus de Israel.

Bárbara Sette 08/12/2022

Você acha Deus malvado? Então leia esse livro.
Esse é o tipo de livro que você termina com alguns novos fios de cabelo branco.

Já cansei de ouvir pessoas, que nunca leram a Bíblia, dizerem o quanto Deus é mal e injusto. Então recomendo fortemente a leitura desse livro.

Nele está relatado como Deus é paciente e amoroso, mas também não é bobo, Ele estabelece limites e ensina que esses limites existem.

Deus atende a vontade do povo de serem governados por juízes, e não por profetas (ou seja, preferiam juízes humanos, a ouvir a própria voz de Deus), ainda assim, tiveram esse pedido atendido; é nesse livro mostra a degradação da nação.

É um loop:
A ordem é estabelecida > povo esquece Deus e começa a pecar > povo sofre as consequências dos pecados > Deus mostra o caminho a ser seguido > o povo se arrepende > a ordem é estabelecida e repete.

Mas cada vez que repete, os pecados e suas consequências ficam piores.

daday :) 25/02/2023

Libertador
Relata os resultados desastrosos da falha em concluir a conquista de Canaã. agora Israel tinha vizinhos idólatras ao redor e logo o povo de Deus começou a adorar falsos deuses. opressão probeza e morte sobrevinham da parte de seus inimigos, então Israel clamava a Deus, pedindo que enviasse um juiz para libertar o povo

Daygor Vessozi 25/03/2023

Juízes
Um livro muito interessante, com narrativas que parecem muitas vezes estranhas ao olhar da sociedade contemporânea, portanto é necessário compreender o contexto social e cultural da época para diversas partes deste livro (o capítulo 19 é um bom exemplo).
O aborda a questão de como o povo de Israel se portou sem uma liderança de um rei, em um comportamento cíclico entre desobedecer a Deus, ser subjugado por um povo que não foi derrotado em Canaã, se arrepender, pedir auxílio divino, Deus suscitar um juiz (libertador do povo) e o povo ser liberto. Questão que ocorreu por diversas gerações, esta narrativa demonstra, desta forma, o começo da decadência de Israel após adentrar a terra prometida, o que mais tarde ocasionou na tentativa de solucionar esse problema proclamando um rei, o desfecho desta decisão e sua eficiência será demonstrado nos livros de Samuel (I e II), Reis (I e II) e Crônicas (I e II).
Este livro é de suma importância para a compreensão do panorama geral da história de Israel.