Jonas

Jonas Jonas

Resenhas - Jonas

pabloviniciusra 27/04/2024

Profeta Jonas
O profeta Jonas já conhecia a Deus e seguia os seus caminhos e teve como missão ir à cidade de Nínive para pregar que eles se arrependessem, pois eles estavam corrompidos pelo pecado.

vanessaxclementino 06/03/2024

"Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte."
(Jonas 4:9)

Então vemos que Jonas sempre foi um dramático

Giovanna 19/02/2024

Que história forte!
A história de Jonas é bastante popular, mas só lendo o livro é que vemos de fato todas as lições que existem nele. Por exemplo, uma coisa que eu não sabia era da reação de Jonas ao ver a conversão de Nínive. Isso diz muito!

Acredito que Deus tem muitos planos para cada um de nós, e há muitas obras que podemos realizar, mas para isso precisamos estar dispostos a deixar de lado nossa preocupação para servir e dizer "Eis-me aqui, Senhor!".

@Caroline 16/02/2024

Jonas, 2

Jonas no ventre do grande peixe; sua oração e seu salvamento
1 E OROU Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.
2 E disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
3 Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.
4 E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia, tornarei a ver o templo da tua santidade.
5 As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.
6 Eu desci até aos fundamentos dos montes; os ferrolhos da terra correram-se sobre mim para sempre; mas tu livraste a minha vida da perdição, ó SENHOR, meu Deus.
7 Quando desfalecia em mim a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no templo da tua santidade.
8 Os que observam as vaidades vãs deixam a sua própria misericórdia.
9 Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei; do SENHOR vem a salvação.
10 Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e ele vomitou a Jonas na terra.

Carina28 13/11/2023

Jonas 2:8?-?9 ARC
Os que observam as vaidades vãs deixam a sua própria misericórdia. Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei; do Senhor vem a salvação.

Daygor Vessozi 02/09/2023

Jonas
Um livro de uma história tão conhecida, com significados profundos intrínsecos a ela, abordando desde obediência, sobre o contraste do desejo humano e do divino, sobre perdão, restauração, redenção e o amor de Deus, um livro do qual o seu estudo e leitura sempre serão válidos.

Natym0 30/12/2022

Amor!
Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo.

Pedro.Gianotti 03/10/2022

Jonas, o que tava na barriga da baleia
Deus pede pra que Jonas vá até Nínive e fale ao povo de lá que Ele vai destruir ela por causa dos pecados deles, de sua grande maldade

Só que Nínive é uma nação inimiga mortal de Israel. Jonas pega o caminho oposto, sem compaixão e desobediente, ele de modo algum quer fazer o que Deus pediu, pois sabe que o povo vai se arrepender e Deus acabará não os destruindo

Jonas pega um navio, indo na direção contrária, Deus manda uma tempestade que quase chega a partir o navio no meio de tão forte que era

Os tripulantes descobriram que essa tempestade estava acontecendo porque Jonas estava fugindo de Deus, e Jonas fala que a única maneira de acabar com essa tempestade é jogando ele no mar, e eles fazem isso, a tempestade acaba

Deus ordena que uma baleia engula Jonas, ele passa dentro dela uns 3 dias, manhã e noite, faz uma oração e Deus o liberta

Novamente Deus ordena que ele vá a Nínive, dessa vez ele obedeceu e foi, avisou o que tinha que avisar, todos se arrependeram, e não deu outra, Deus acabou não destruindo a cidade de Nínive. Jonas ficou pistola, sem compaixão

"Eu sabia que o senhor é um Deus misericordioso e compassivo, que demora a perder a paciência e é cheio de amor, e está sempre pronto a mudar de ideia."
4:29

"Você fica com pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Essa planta cresceu numa noite e na noite seguinte morreu. E por que você acha que eu não deveria sentir compaixão de uma cidade tão grande como Nínive, com cento e vinte mil pessoas, que não sabem distinguir entre o certo e o errado, além de todos os seus animais?"
4:10

Uma coisa que eu percebo é que em todos os livros da Bíblia, pelo menos os que já li, sem exceção, tem oração no meio, considero a oração a única forma de se achegar a Deus, falar com Deus, agora eu pergunto, como que um cristão pode ser um cristão se ele não ora?

@stranger_poxa 25/04/2022

Jonas Cap. 3 | NAA
5 Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum e vestiram roupa feita de pano de saco, desde o maior até o menor.

Cecii 20/09/2021

Depois de mais de um mês de ressaca literária, venho aqui atualizar algumas coisinhas...

Jonas é um livro bem curtinho e tem uma bela lição sobre a misericórdia do Senhor.

"Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu. Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas (...). Não deveria eu ter pena dessa grande cidade?" Jonas 4:10-11.

EduardaMariaGG 10/09/2021

JONAS
Jonas só conseguia enxergar as atrocidades que Nínive fazia (Samuel 16:7). Muitos acham o chamado de Deus incoerente, errado. E ao invés de o buscarem ainda mais, fogem para longe da presença do Senhor.
Então arriscam-se no "navio" errado, que o conduz ao caminho errado, caindo em profundo sono espiritual. Mas quando Deus tem um propósito na vida de alguém, Ele lança "sobre o mar" da vida um forte vento, que não só o atinge, mas a todos na embarcação, com o fim de a todos salvar.

Grande parte prega sobre o amor de Deus, mas descarta sua justiça divina. O antigo testamento tem sido esquecido, como se houvesse perdido seu valor.
EduardaMariaGG 10/09/2021minha estante
(esqueci de escrever que estudei baseado na meditação que a Rosana Barros da RPSP fez sobre o livro.)

Bokanovskified Uglisness 28/07/2019

Livro escrito em Hebreu.

Jonas viveu entre os séculos IX e VIII a.C. e esses são os séculos dentro dos quais o livro foi escrito.

A complexidade da crença na narrativa começa em jn 01:01 — e se repete em jn 03:01 — quando Jonas afirma ter recebido as palavras diretamente de Deus, tornando fantástica toda a narrativa — aliás como assim o são tantas outras narrativas bíblicas.

E novamente é fantástica a atribuição da tempestade de Deus, em jn 01:04.

Julgo que é bastante primitiva a ideia de atribuir a causa de eventos naturais, tal como uma tempestade, a seres sobrenaturais. Sabemos por relatos históricos que o mesmo acontecia — e talvez ainda aconteça — por exemplo com o testemunho de eclipses por populações com parco conhecimento científico.

Em jn 01:04 o capitão do navio vai a Jonas e, como é de costume, cobra dele que Deus os socorra. A meu ver, por diversas vezes que situações são tratadas assim na Bíblia, o relato sempre me parece que o não crente em Deus trata o crente com deboche, como aconteceu, por exemplo, em #.Daniel em sua época.

Em jn 04 há vários relatos de acontecimentos corriqueiros naturais que são atribuídos a causas sobranaturais.

Eu achava que havia bem mais detalhes sobre o grande peixe que engoliu Jonas, mas não!

site: https://www.bibliaonline.com.br/vc/jn/1