Anges et Démons

Anges et Démons Dan Brown

Resenhas -

Fernanda309 17/05/2020

Comentários sobre Anges et Démons
Reler seu livro favorito é sempre uma experiência maravilhosa, mas ler em outro idioma é ainda mais fascinante. Para além da riqueza do enredo original, a complexidade de uma língua dá outras variáveis a serem apreciadas em um livro.
Já faz dez anos que li Anjos e Demônios pela primeira vez, em português. De lá pra cá, já o reli inúmeras vezes, a mais recente no fim do ano passado. Mesmo antes disso, no fim de 2017, eu me aventurei no exemplar em espanhol para me preparar para o exame de proficiência nessa língua, e o mesmo método que apliquei naquela época, usei agora nessa primeira experiência em francês.
Acho fascinante que eu não tinha intenção nenhuma de ler esse livro em francês tão cedo - ainda estou no curso regular, ainda não sou fluente, e esse é não um livro simples. Mas assim que pus os olhos nele na biblioteca da Aliança Francesa, eu simplesmente não pude não emprestá-lo.
Assim como em 2017, eu li o livro com papel e caneta do lado para anotar todas as palavras desconhecidas, mas desta vez também acrescentei outros elementos: palavras de grafia próxima (mas não igual) a do português, que são as mais difíceis de gravar, pois nosso idioma materno pode nos induzir ao erro. Somando com outras expressões, eu anotei mais de 800 palavras para treinar, a maioria verbos e adjetivos.
Nesta viagem pela perspectiva francesa do livro, pude novamente mergulhar na mente engenhosa e brilhante de Dan Brown, reler minhas partes favoritas, constatar mais uma vez meu amor por esta obra inigualável. Assim como aconteceu quando li a versão francesa de A Seleção, também pude notar as adaptações feitas pelas traduções dos países.
Era meta de 2020 ler pelo menos um livro em francês, e já posso considerar cumprida (e não pelo livro que estava planejado, que é A Elite). Foi maravilhoso. Quem sabe, daqui a alguns anos, eu não leio os outros da série em francês também.