O Cavalo e seu Menino

O Cavalo e seu Menino C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Cavalo e seu Menino

Jenifer 14/12/2023

Realmente não foi uma leitura que curti, entre os três livros até agora esse foi o que mais demorei pra terminar, mas pq não tinha vontade de voltar pra leitura.
Os últimos capítulos foram mais interessantes, mas em si foi uma história cansativa, cheia de detalhes que não faziam tanta diferença assim.

Elisangela Muniz 13/12/2023

Gostei muito!
Comecei lendo e pensando: nossa, mas o que tem a ver com narnia? No fim das contas tem tudo a ver.
Gostei muito dos personagens e como eles se encontraram e viveram suas aventuras.
Aslan é muito sábio e arquitetou as situações com maestria.
A história do Shasta (Cor) me lembrou a de Moisés.
Adoro as referencias bíblicas.

Diego Farias 12/12/2023

Por increça que parivel, este é o livro mais agradável até..
Eu juro que estou me esforçando Muuuuuuuuuuuuuito para curtir Narnia, mas até quee esse livro 03, chegou perto de me empolgar. Eu não achei a saga de Aslaam nada demais no mais famoso ( O leão, a bruxa e o guarda roupa), mas esse daqui foi ym pouco mais interessante, por mais que a narrativa tenha os mesmos problemas, como por exemplo, dar um excesso de informações como se fossemos PHDs no mapa de Narnia e conhecêssemos todos os personagens que ainda nem foram apresentados. O que dá uma sensação que estamos no meio de uma conversa entre duas pessoas intimas.

Mas o cavalo ( Bri) da um show de protagonismo e consegue carregar a trama. Apesar de que eu precisei dar um hiato gigantesco em algum momento.

Acho Narnia bonitinho, mas precisa muito de uma repaginada.

Dudu    08/12/2023

Mais uma aventura em Nárnia
É incrível que, eu não imaginava que podia gostar mais ainda das Crônicas de Nárnia, mas esse livro me provou o contrário. Gostei bastante.

Nesse terceiro livro acompanhamos Shasta na sua caminhada até Nárnia (resumindo 99,9% da história) e apesar de aqui não termos os antigos personagens em primeiro plano, Edmundo, Susana... A história continua tão boa quanto os primeiros livros, talvez até mais.

É difícil você não gostar da escrita de CS Lewis, ele escreve de uma maneira muito profunda, uma coisa que dá vontade de continuar lendo e lendo.

beca 06/12/2023

Até o momento foi o que eu menos gostei. Achei que demorou demais pra engatar e quando aconteceu foi mt rápido e acabou o o livro.

yasneryst 05/12/2023

Além dos Pevensie
Com o Cavalo e seu Menino o C. S. Lewis consegue mostrar que as Crônicas de Nárnia são um universo muito além dos irmãos Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia.
Ainda que eles estejam na obra não são o foco principal dela e isso mostra algo que talvez quem tenha conhecido a trilogia pela Disney jamais imaginou.
Acho que devido ao caráter infantil da obra nada é muito explicado (de onde vieram os calormanos? a Calormânia nasceu no mesmo dia que Nárnia? Por que só Nárnia é mágica?), no entanto tudo bem! É isso que faz parecer tão leve.
Quem precisa saber de tudo também?

mirianbezerra 04/12/2023

Não é ruim, mas também não é bom
De todas as crônicas de Nárnia que eu li, esta foi a que menos gostei. Foi uma narrativa cansativa e que não me prendeu, com um final razoável.
Eu até gostei da obra como um todo, mas ela não conseguiu chegar no patamar das duas anteriores.
O começo da narrativa foi muito bom, o cavalo Brirri-rini-brini-ruri-rá e o menino Shasta me conquistaram logo no primeiro capítulo. Eles formam uma dupla maravilhosa! O grande problema foi o desenvolvimento da história. Confesso que demorei um pouco para me ambientar e me acostumar com os nomes. Mas aos poucos fui aproveitando a leitura.
Um dos aspectos que eu mais gosto das obras de Lewis é como ele consegue nos ensinar grandes lições com aspectos do cristianismo de uma forma leve e simples. Aslan esteve ao lado de Shasta o tempo todo, cuidando dele, ajudando-o em momentos de dificuldade.
"- Só há um leão. Eu sou o leão. Fui eu o leão que o ajudou a encontrar-se com Aravis. Fui eu o gato que o consolou nas tumbas. Fui eu o leão que espantou os chacais para que você dormisse. Fui eu o leão que assustou os cavalos a fim de que chegassem a tempo de avisar o rei Luna. E fui eu o leão que empurrou para a praia a canoa em que você dormia, para que um homem, acordado à meia-noite, o acolhesse."
Eu adorei a conexão entre as crônicas. Foi incrível rever Aslan, Rainha Susana, Rainha Lúcia, Rei Pedro, Rei Edmund e Tumnus. Espero que as próximas crônicas sejam melhores!

Gabriela2698 04/12/2023minha estante
Crônicas de Nárnia é incrivel, confia que vai ficar só melhor.

mirianbezerra 05/12/2023minha estante
Eu estou amando a leitura das crônicas de Nárnia, só essa que foi mediana, mas vou confiar que vai melhorar

Rebecca152 04/12/2023

Top
Gostei também, não tem como não gostar dos livros de C. S Lewis. Os personagens, o cenário, tudo que ele escreveu é otimo

mateussussu 01/12/2023

[8/10]
Realmente um livro q peguei só pra continuar lendo a saga e não esperava ser tão bom. felizmente, esse livro me surpreendeu bastante por ser leve, rápido e incrivelmente divertido.

gabii 28/11/2023

??
"? Mas nao é falta de sorte ter encontrado tantos leões?
? Só há um leão ? respondeu a voz.
[...]
? Só há um leão, mas tem o pé ligeiro.
? Como sabe disso?
? Eu sou o leão.
[...]
? Quem é você?
? Eu mesmo"

sem palavras apenas, lindo lindo lindo lindo!!
fui tão tocada por essa história ?

vick 28/11/2023

Uma história muito tranquila de ler. Senti uma grande paz lendo esse livro, realmente vale a pena ler.

tintin2 27/11/2023

O cavalo e seu menino
Uma leitura envolvente e deliciosa. Chorei, ri, e me perdi dentro de Nárnia também. Acompanhar Shasta e ver quem ele se tornou foi espetacular, bom ver os amigos e família que fez.

Willpacheco 23/11/2023

Um livro interessante
O livro nos trás uma história totalmente no Reino de Nárnia e em seus reinos vizinhos, sem levar ninguém do "nosso mundo" até Nárnia. Uma ótima história mas não ao nível dos primeiros livros.

Codinome sailor Joy 19/11/2023

Demorei para terminar este acho que uns 4 messes ou mais, achei bem bobinho e os personagens não me agradaram tanto, as coisas vieram ficar mais legais nos últimos capítulos.