O Cavalo e seu Menino

O Cavalo e seu Menino C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Cavalo e seu Menino

Maria1691 27/04/2024

O menino e seu cavalo ?
O menino e seu cavalo, é um livro que nos convida a embarcar em uma aventura emocionante. Ao longo do livro vamos conhecendo mais os personagens, suas qualidades e defeitos.

Quase no final, vemos que a maioria dos personagens começam a se questionar da própria história, começam a duvidar de si mesmos e nesse momento, o livro nos leva a várias reflexões.

Vemos Bri enfrentando o próprio orgulho, o que nos leva a refletir sobre a imagem que temos de nós mesmos... Afinal, será que somos tão bons quanto pensamos?

Vemos Shasta deprimido quase no final de sua Jornada, no caminho para Nárnia, refletindo sobre sua história, se sentindo sozinho... Mas depois de uma conversa com o grande Leão, percebeu que tudo que passou valeu a pena!

E também temos o grande Leão, Aslam, nos dando uma lição de moral ao repetir 3 vezes (se não me engano) a seguinte frase: "A ninguém será contada a história do outro" Nos ensinando a nos preocuparmos mais com a nossa própria história.

É isso, minha primeira vez escrevendo uma resenha... Mas pelo menos tentei ?

zzTF1 25/04/2024

Shasta
Este livro tem um lugar especial no meu coração, é definitivamente o meu favorito. Uma narrativa excelente, repleta de referências bíblicas, e o personagem principal me conquistou completamente.
O que torna a história ainda mais fascinante é o cenário em uma cidade vizinha de Nárnia, que se assemelha às terras muçulmanas. É interessante explorar esse contexto e aprender mais sobre sua cultura.

Marcus.Santana 21/04/2024

Terceiro livro em ordem cronológica.
Este livro conta uma história maravilhosa, o enrendo nos apresenta personagens totalmente inusitados e ainda nos conta sobre os protagonistas do segundo livro em ordem cronológica (O leão, a feiticeira e o guarda-roupas).
O Cavalo e seu Menino trata-se de um spin-off, que se passa durante o reinado dos quatro grandes reis de Nárnia.
É um conto que transmite muitos valores e ensinamentos, e também aborda algumas questões mais críticas.
Por alguns momentos, o livro se torna muito descritivo, detalhado, fazendo uso de termos mais rebuscados, o que talvez dificulte a conversação com imaginário infantil.
Para mim o grande destaque é Shasta/Cor, por sua simplicidade e coragem em todas as adversidades. Em Nárnia irá descobrir um grande mistério por trás de seu passado.

Bru 21/04/2024

Essa saga é muito gostosinha de ler, ainda mais nessa edição da Harper Collins que ficou belíssima.

Maduu2 18/04/2024

As Crônicas de Nárnia: O Cavalo e Seu Menino
Eu gostei da história, mesmo sentido que em alguns momentos a história não se desenrolava... Gostei dos personagens e de como as coisas aconteciam, a ordem em que ocorriam me agradou bastante!
Eu indico que leiam quando quiserem um livro leve para se divertir enquanto lê!

Lidia Valverde 18/04/2024

Bom!
É um bom livro, e recomendo. Porém me sinto as vezes perdida pelos pulos de tempo e pela forma com que eles falam e tals, que é rebuscada.

Mas gostei do cavalo Bri e do Shasta de ver eles juntos e tals.

Carla.Parreira 11/04/2024

As Crônicas de Nárnia: O Cavalo e o seu Menino (C.S. Lewis). Esse é o terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica. O Cavalo e seu Menino conta a história detalhada de duas crianças que fogem em dois cavalos falantes. Shasta, que vive em uma aldeia de pescadores, é tratado como um empregado por seu pai adotivo, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, ele aceita sem hesitar. Com a presença de um hóspede nobre, Arriche coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga e lhe dá apenas um pedaço de pão para comer. Arriche não é um pai afetivo para Shasta e vê essa situação como uma oportunidade de ganhar dinheiro. Quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, eles começam a negociar um preço pelo menino. Ao ouvir que seu "pai" planeja vendê-lo, Shasta decide fugir e realizar seu grande sonho de conhecer o Norte. Ele vai até o cavalo, desejando secretamente que o animal pudesse falar, e para sua surpresa, o cavalo realmente fala com ele. Depois de superar o susto inicial, Shasta conversa com o cavalo e os dois fazem um plano de fuga. Quando percebem que os homens estão profundamente adormecidos, o cavalo e o menino partem em direção ao Norte, embarcando em uma aventura cheia de perigos e surpresas. Shasta e Bri, o cavalo falante, formam uma boa dupla e seguem em direção ao Norte e à Nárnia. No entanto, para alcançar seu destino, eles precisam passar pela cidade de Tashbaan, onde vive o Tisroc, um tirano que se autointitula filho de um deus. No meio do caminho, eles percebem que estão sendo seguidos por Aravis e Huin, uma menina e uma égua falante que também estão fugindo para Nárnia. Os quatro se unem em sua jornada rumo à terra onde os animais falam. Agora que a trama do livro foi descrita, passo a compartilhar minhas opiniões pessoais sobre ela. Inicialmente, Aravis e Shasta não se dão bem, pois a menina, que é nobre, julga-se superior ao menino maltrapilho. No entanto, as aparências podem enganar e, mais tarde, Aravis testemunha a coragem de Shasta ao enfrentar um leão, o que a leva a reconhecer a nobreza do menino e a se sentir tola por ter tido pensamentos negativos sobre ele. Shasta, apesar de tudo o que passou nas mãos de Arriche, é uma pessoa pura que não julga os outros pela aparência. O mesmo se aplica a Bri, o cavalo que se vê como um nobre e valoriza muito as aparências, e a Huin, a égua humilde, sensata e corajosa. Shasta continua em sua jornada para encontrar seus amigos, enquanto Aravis consegue escapar com vida e também se dirige ao local onde combinaram de se encontrar caso algo acontecesse. Depois de enfrentarem perigos em Tashbaan, os quatro estão mais perto de Nárnia. Quando Shasta conhece Bri, o cavalo falante, no primeiro capítulo, algo importante acontece. Os carlomanos costumam dizer "que ele viva para sempre" sempre que mencionam o nome do Tisroc. Mas Bri não faz isso, o que assusta Shasta. Ele questiona o cavalo sobre o motivo disso e descobre que Bri é um narniano livre, que se recusa a usar a linguagem de escravo. Essa revelação faz com que Shasta se liberte e nunca mais use a expressão "que ele viva para sempre". Isso simboliza sua libertação do jugo de um tirano que se intitula "deus" e o torna um homem livre. Um dos momentos mais emocionantes da história é quando Shasta encontra Aslam, o leão. No começo, ele tem medo e pensa que Aslam é apenas um leão comum. Durante sua jornada rumo ao Norte, eles encontram leões várias vezes. No último encontro, Shasta enfrenta um leão feroz que fere Aravis. Pensando que se trata de um fantasma, o menino conta o que aconteceu e se considera um desgraçado. Mas a grande voz revela a verdade: Aslam é o leão por trás de todas as histórias. Ele está presente em todos os momentos de Shasta, cuidando dele e guiando seu caminho. Essa revelação faz com que Shasta compreenda que nada em sua vida é por acaso e que Aslam está por trás de todas as coisas. A história continua com o ataque de Rabadash e seus cavaleiros à Arquelândia, planejado para acontecer de surpresa. No entanto, Shasta já havia avisado o rei Luna, e os exércitos de Arquelândia e Nárnia se preparam para a batalha. A vitória é conquistada, e Shasta descobre que é irmão gêmeo de Corin e filho do rei Luna, tornando-se um príncipe. Aravis é convidada a morar com eles, e Aslam aparece nos momentos mais necessários, desaparecendo quando sua presença não é mais necessária. O livro aborda temas como liberdade, superação de preconceitos e a importância de seguir o próprio caminho, mesmo que seja diferente do que os outros esperam. Shasta, ao longo de sua jornada, descobre sua verdadeira identidade e se torna um príncipe de Nárnia, mostrando que a coragem e a determinação podem levar a grandes conquistas. O Cavalo e seu Menino é uma história emocionante e inspiradora, que nos lembra da importância de acreditar em nós mesmos, enfrentar nossos medos e seguir em frente, mesmo quando as coisas parecem impossíveis. É um livro que nos transporta para um mundo mágico e nos ensina valiosas lições sobre coragem, amizade e redescoberta de nossa verdadeira identidade.

Nathane2 10/04/2024

???????????
História interessante. Achei até melhor que os anteriores. O Shasta tem bastante carisma e o cavalo Bri é um personagem muito legal. Vamos seguindo ??

Niczinleitor1025 08/04/2024

Paciência
É uma odisseia! Às vezes a história é tediosa e legal.
Os personagens do livro antecessor aparecem de relance e a guerra no final é bacana.

Abdias.Silva 08/04/2024

O melhor livro até aqui, nele conhecemos mais do mundo em que Nárnia está localizada. No começo é uma história um tanto quanto arrastada, porém do meio para o filnal fica muito fluída é um empolgante.

Beatriz236 06/04/2024

O livro é de longe um dos melhores da saga. cheio de tramas e super empolgante. Vários núcleo interessantes e uma perspectiva nova sobre o universo já conhecido. Achei empolgante e divertido. Leve como sempre, mas sabe prender bem atenção. Parece mais maduro que os demais sem perder a essência.

Livianadareal 05/04/2024

Diferente do outros dois, esse livro me prendeu bem menos, não sei se é por que eu tinha a visão de que os acontecimentos desse levam aos acontecimentos de "O Príncipe Caspian" mas já comecei ele com um certo preconceito, mas não é ruim, a escrita do C.S Lewis é consistente, não muda de um livro pra outro, não perde a mão, como a gente consegue ver com outras obras, isso enriquece bem mais a saga!

Cares Peixe 02/04/2024

Das leituras que mais me emocionou, ouvia mahler, sentia o companheirismo de um aslan que me parece tão distante.