The Count of Monte Cristo

The Count of Monte Cristo Alexandre Dumas

Resenhas - The Count of Monte Cristo

Filipe 17/04/2024

Me surpreendi desde o primeiro capítulo de The Count of Monte Cristo. Sinceramente, eu não esperava que fosse gostar tanto deste livro logo de cara, a escrita de Dumas me conquistou.

Toda a trama de vingança aqui desenhada, entretém e prende o leitor a querer saber mais e mais do que vem pela frente. Dantes, ou o Conde, não é um personagem muito previsível, mas seus feitos também não são muito extraordinários. Creio que foi a paciência e precisão da sua jornada de vingança que me cativou. A tristeza aqui dentro é bonita e necessária.

A edição, um verdadeiro achado aleatório, é maravilhosa e bem feita. É muito prazeroso quando a parte externa do livro se casa tão bem com o conteúdo que protege.

Paula1798 29/08/2023

Não recomendo
Muito longo e complicado sem motivo, os temas e a moral da história são bem fracos e não sei pq é considerado um clássico tão grande.

alissont 23/05/2023

A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena
Há livros e livros. "O Conde de Monte Cristo" é um daqueles que proporciona grandes reflexões durante a leitura; um daqueles que não permite que a percepção sobre determinados aspectos da vida permaneça a mesma ao finalizá-lo; um daqueles que, a sua maneira, causa grande impacto.

O número de páginas pode até ser assustador antes de iniciar, mas cada uma delas é um verdadeiro deleite. Em proporção ao números de páginas, a quantidade de personagens e a capacidade do autor de tornar cada um desses muito importante para a história foi algo que também me impressionou bastante. Em relação à trama, apenas destaco que não há capítulos perdidos nessa história, todos são relevantes (ainda que seja possível que você só entenda o porquê de um deles ser importante quando ler os próximos 60, rs).

Além disso, é fantástico como transparece a mudança ao longo dos anos na personalidade de Edmond, o Conde. Aliás, através dele e de seus atos é com o que mais aprendi, tanto exemplos de atitudes positivas, mas, sobretudo, exemplos de como não proceder. Destaco como o protagonista, página após página, não se enxerga satisfeito com o sucesso de sua vingança, mostrando-nos que fazer justiça com as próprias mãos não é, nem de longe, a melhor solução para nossos problemas.

Por fim, deixo algumas palavras que descrevem o livro com perfeição: espetacular, fantástico, extraordinário, único.

Joao.Victor 08/04/2023

The end
It is quite outstanding the way the Dumas creates the figure of our beloved Count and his mysterious way of being destiny in person. Only point that I would call criticism on is the end, that feels a bit dull.

Betega 08/09/2021

Mais do que uma história sobre vingança. E também uma ótima história sobre vingança.
Ao começar a leitura de um livro seminal, devemos ter uma coisa em mente: encontraremos tudo o que estamos acostumados a ver separadamente em diversas histórias do estilo, num livro só.
Não adianta ler se não vai ter paciência para os "clichês" do livro, os quais talvez nem devam ser chamados assim, uma vez que o livro, se não for a origem de todas essas ferramentas, é certamente o trabalho que consagrou a maioria delas.
Dito isso, o Conde de Monte Cristo é um livro sobre vingança. Após uma série de azares colocar Edmond Dantes na cadeia injustamente, uma série de eventos positivos o coloca livre e em condições de presentear aqueles que lhe foram leais e se vingar daqueles que o traíram.
Apesar de suas 52 horas no formato audiolivro, a história é bem densa. Não é cansativa e não tem "fillers", com o perdão pelo inglês. Segue num ritmo excelente, pelo menos até o início do plano de vingança.
Depois, não é que mude algo no estilo de narração mas, pelo menos para mim, toda a preparação da vingança foi um pouco cansativa, mesmo sem palavras desperdiçadas. E, finalmente, na execução do plano, o livro volta a fluir muito bem.
Uma coisa que nunca entendi nas histórias sobre vingança é a necessidade de um plano tão complexo. Isso vale para livros, novelas da Globo etc., e não é diferente com o Conde de Monte Cristo.
No mais, os personagens do livro são, em geral, muito interessantes. Aparentemente, Dumas os aprofundou conforme a necessidade da trama, de modo que alguns deles são mais complexos, ou mais bem descritos em suas histórias e sentimentos que outros. Falando assim parece algo normal de qualquer livro, mas existe algo no Conde... que faz esse fato chamar a atenção. Talvez o exagero na simplicidade de alguns deles, não sei dizer precisamente. Mas isso não chega a desmerecer o livro ou ocupar a mente do leitor por muito tempo (pelo menos não ocupou a minha).
Como todo bom livro muito antigo, tem um pouco de lição de história. Sobre a diferença nos costumes entre França e Itália do século XIX, Sobre as pessoas costumarem naturalmente viver de renda, conforme Thomas Piketty já apontou se baseando em Jane Austen e Balzac. Sobre o conceito de honra no século XIX. Entre outras coisas. Entre muitas outras coisas.
Sem dúvida uma leitura que vale a pena, mesmo considerando o tanto de tempo investido. Um livro que tem foco na trama de vingança, mas que apresenta muito mais que isso para o leitor aproveitar, sem nunca deixar de funcionar muito bem no drama/suspense que é a linha mestra da história.

Mirele 10/02/2021

Uma história sobre vingança
Como ano passado li o livro completo, mas em português, a leitura foi bem tranquila. Fiquei realmente impressionada com quão bem eles conseguiram resumir um livro de mais de mil páginas. Todos os acontecimentos principais são narrados, claro que perdendo um pouco da emoção total, pela rapidez com que a história toda tem que ser contada. Mas no geral um boa adaptação, tendo inclusive o final que eu odiei e tinha esperança que mudassem.

camerighi 17/08/2020

Revenge
A história é triste e cheia de vinganças.
Eu fiquei entretida durante toda leitura.

Coiote 31/08/2019

Excelente Livro
Acho que muitos leitores vão começar a ler comparando com o ótimo filme de mesmo título. Bem, achei o livro bem melhor. Menos romântico, mais profundo e realista. Excepcional. Partindo para ler pela segunda vez.

Maitê 01/01/2017

Dúvidas
Primeira vez que leio Dumas, e escolhe começar por esse por lembrar de gostar muito do filme muitos anos atrás, acho que isso fez aumentarem minhas expectativas em relação a leitura e acabei me sentindo desanimada para ler o livro após a primeira parte. Sua estada em Paris já como o Conde foi bem arrastada para mim, não conseguia gostar o suficiente dos personagens secundários para acompanhar suas jornadas e por fim, o livro se tornou cansativo. Ao chegar no terceiro ato já não sabia se estava gostando do livro ou não, e até agora não sei.

Sarah Warman/ @travelholic_sarah 25/03/2013

Meu livro favorito de todos os tempos!!!!!
Rayane 17/09/2014minha estante
Tá na minha lista de desejado há tempos!

Sarah Warman/ @travelholic_sarah 18/09/2014minha estante
Rayane, ainda não li um livro tão bom, amo muito esse livro!!!:)