Escola de Contos Eróticos para Viúvas

Escola de Contos Eróticos para Viúvas Balli Kaur Jaswal

Resenhas - Escola de contos eróticos para viúvas

Bruno236 11/02/2020

Uma leitura prazerosa.
Nikki é uma personagem muito carismática e até faz você se identificar com ela, perdida e sem saber o que escolher o que quer para a vida.

Você ri com as viúvas contando suas histórias. Mas também fica preso com o mistério que vai surgindo no livro. Sinto que me apeguei aos personagens, tanto que fiquei querendo mais.

Gostei bastante conhecer a cultura punjabi que está presente na história, e Nikki chegando nessa comunidade tão conservadora e ajudando essas mulheres.
Renata Lazarini 27/02/2020minha estante
Obrigada. Estava com receio dessa história e vc acabou me ajudando. Me deixou interessada.

Bruno236 28/02/2020minha estante
Boa leitura ?

null 28/05/2020minha estante
Eu consigo ler algum livro nesse app ou é só pra comentar sobre livros? Me ajuda sou nova aqui

Bruno236 30/05/2020minha estante
Olá, então aqui não tem como ler livros, só comentar sobre eles e avaliar

maria valeria 25/05/2021minha estante
Menina, eu também fiquei triste porque o livro acabou! Queria mais!

Ísis 30/06/2021minha estante
E essas 3 estrelas, por que foi? Kkkk

maria valeria 06/07/2021minha estante
Porquê é bom,mas já li uns excelentes! Kkkk

Aione 21/10/2022

Escola de contos eróticos para viúvas é o terceiro romance de Balli Kaur Jaswal e o primeiro dela publicado no Brasil. Primeiramente enviado no clube de assinaturas TAG Inéditos, foi depois lançado pela editora Planeta, com tradução de Flávia Souto Maior.

Depois da morte do pai, a situação financeira da família de Nikki ficou mais difícil. Por isso, Nikki aceita dar aulas de escrita criativa para um grupo de viúvas punjabi, apesar de sempre ter buscado levar uma vida mais distante da comunidade sikh onde nasceu. Entretanto, quando as aulas começam, ela descobre que a tarefa será outra — e que as necessidades das mulheres daquele grupo são bastante diferentes do que supunha.

Em terceira pessoa, Escola de contos eróticos para viúvas traz principalmente a perspectiva de Nikki, mas também se alterna com o ponto de vista de outras personagens importantes na história. Com uma escrita leve e fluida, é fácil se envolver com a leitura, sobretudo por ela mesclar tão bem o humor com reflexões mais do que pertinentes.

Aspectos de língua e cultura são centrais aqui, e Balli Kaur Jaswal demonstra com maestria o quanto cada idioma está conectado com as crenças e modo de vida de um povo. Mais do que isso, demonstra o poder do ato de contar histórias para criar conexões e trabalhar questões internas de quem as conta. Em relação à cultura, há diferentes choques e perspectivas em questão, seja por Nikki buscar um modo de vida mais ocidentalizado e isso criar um atrito com a cultura punjabi mais tradicional, seja pela diferença geracional entre Nikki e as viúvas. O etarismo é também um importante tópico abordado, sobretudo pela protagonista partir de ideias pré-concebidas sobre as alunas, desconsiderando a individualidade e a subjetividade de cada uma.

O que também me surpreendeu em Escola de contos eróticos para viúvas é que, embora a história seja majoritariamente um romance divertido, traz, ainda, passagens envolvendo suspense e ação, conectadas a conflitos pessoais de determinadas personagens — conflitos esses que nada mais são do que desdobramentos dos temas gerais da obra, envolvendo aspectos culturais.

Vale dizer que alguns dos contos criados pelas viúvas aparecem ao longo da leitura. Essas passagens, mais do que trazer narrativas eróticas, estão completamente conectadas às necessidades das personagens que as contam, sendo também uma forma de entendê-las. Assim, adorei como Balli Kaur Jaswal criou Escola de contos eróticos para viúvas como um todo, seja pelo desenvolvimento do enredo e pela mescla narrativa, seja pelas diferentes reflexões proporcionadas. Foi uma leitura que me fez gargalhar em alguns momentos, assim como me emocionou em outros. Fica a recomendação!

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/10/21/resenha-escola-de-contos-eroticos-para-viuvas-balli-kaur-jaswal/

Iris 10/02/2023

Surpreendente
É uma leitura super gostosa. É fluida, interessante, divertida e ainda tem um pequeno mistério que te prende e de brinde um romance para ver o desenrolar. A autora traz temas como a tradição de uma cultura pode ser opressora e machista e por meio deles trabalha assuntos importantes como feminismo, liberdade sexual, casamento, feminicídio entre outros.
Com certeza vale a leitura.
Silvinha 10/02/2023minha estante
Estou lendo no Kindle, ainda no começo do livro, mas estou achando um pouco arrastado.. vou continuar.

sara 29/07/2021

"Talvez paixão e empolgação devessem ser coisas secundárias em uma vida adulta estável."

Ótimo livro!!

Beatriz2371 11/11/2020

Assinatura TAG
Finalizo impactada, com essa história onde nos mostra a força das mulheres quando unidas.
Uma Leitura impactante.

... " ... Histórias não são responsáveis por corromper ninguém - ... ... - Elas dão às pessoas uma chance de vivenciar coisas novas. " ...

... " ... Permita que ele encontre equilíbrio e moderação em todas as coisas; permita que ouça a si mesmo e não o barulho dos outros. " ...

O verdadeiro significado de não julgar um livro pela capa. Que história importante, conhecer a cultura Punjai. Ver o quanto essas mulheres sofrem, por homens que se dizem conhecedor de uma determinada religião e se acharem os donos das razões.
Essa história mostra em como em determinadas culturas o fato de ser mulher é sinônimo de não ter as próprias escolhas, alegrias e vida.
Importante e necessária, uma leitura para sair da zona de conforto.

Sara 20/07/2023

Escola de contos eróticos para viúvas
Que livro bom! Super rápido de ler, gostei muito de conhecer um pouco mais da cultura indiana. As personagens são uns amores, sinceramente não teve uma viúva que eu não gostasse. Retrata uma realidade de misoginia que é bem triste, digo realidade , porque mesmo que as situações no livro não seja reais, existem casos aqui no Brasil e pelo mundo desse tipo, acho que foi mais um ponto positivo para mim, o cuidado que ela leva o assunto.

De.lais 27/10/2020

Muito bom!!
É um história muito gostosinha , personagens incríveis , gostei muito ??

San 13/02/2024

Gostei muito
Realizei a leitura por uma LC.
Achei que não fosse gostar, mas adorei.

Logo no começo já fui envolvida pela história, e não queria parar de ler.

Tem comédia, drama e suspense.
E ainda aprendi um pouco sobre a cultura indiana.

eveesss 24/06/2023

Pelo título do livro eu esperava algo mais leve e divertido, entretanto, o livro aborda vários assuntos relevantes e importantes sobre discussão dos papéis de gênero, além de ter um plot no final

Nicoly Mafra 26/06/2020

Sobre "Escola de Contos Eróticos para Viúvas"!
Com 22 anos de idade e uma vida bem ocidental, Nikki, filha de imigrantes indianos, cada vez se desfaz mais dos valores tradicionais da cultura punjabi para seguir suas ideias progressistas. Contudo, quanto ela encontra a oportunidade de trabalhar em um centro comunitário para imigrantes indianos. Nikki se vê dividida entre lutar pelos seus valores de liberdade, ou colocar a sua vida em risco para dar aulas de inglês para viúvas indianas.

Mas como assim, colocar a sua vida em risco? Aulas de inglês são inofensivas! Pois é, porém, não quando as alunas querem aproveitar essas horas para compartilhar histórias picantes.

"Escola de Contos Eróticos para Viúvas" é uma verdadeira jornada de autodescobrimento, de empoderamento e de expressão de sexualidade. Quebrar barreiras culturais, preconceitos e o conservadorismo religiosos não é nada fácil, porém, aqui as mulheres lutam para assumirem suas identidades, correrem atrás de seus sonhos e desejos e abrirem a mente para o mundo em que vivem.

Um livro muito rico, poderoso, porém, ao mesmo tempo, leve e cativante! Amei essa experiência de leitura e acredito que, quando for publicado pela Editora Planeta, essas mulheres fortes e incríveis conquistaram muitos leitores! Fiquem de olho!

site: www.instagram.com/nickmafra

Andresa16 04/01/2021

Conhecendo novas culturas
Fiquei maravilhada como mulheres conservadoras e mais liberais conseguiram construir um relação de respeito e amizade, gostei de conhecer uma cultura nova que a gente só vê pela tv, várias vezes fiquei abismada de como existem culturas que ainda são muito racistas, que proíbem as mulheres de fazerem qualquer coisa, que todo assunto é tabu entre a sociedade, mas esse grupo de mulheres conseguiram se unir e quebrar um pouco desse preconceito.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 23/07/2021

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
Escola de Contos Eróticos para Viúvas foi um livro que me despertou interesse desde a primeira vez que vi esse título. Por isso, não se deixem enganar pelas aparências, já que a história vai muito além disso.

Nikki é uma protagonista que vive em dois mundos. Ela é descendente de punjabi, mas foi nascida e criada na Inglaterra. Ela bate de frente sobre algumas regras da comunidade punjabi, principalmente envolvendo o modo como as mulheres são tratadas, ao mesmo tempo que em companhia das viúvas ela aprende que nem sempre é tudo preto no branco.

Com certeza o ponto forte da história são justamente as viúvas que escrevem esses contos eróticos. Elas foram um grupo pequeno e um tanto marginalizado na cultura punjabi justamente por serem viúvas e são nesses encontros para externar seus desejos sexuais mais secretos que uma grande amizade e sororidade se forma.

Outro ponto que gostei bastante foi conhecer um pouco mais da cultura punjabi. De certo que é uma cultura bastante patriarcal, onde as mulheres possuem pouca liberdade (ou quase nenhuma), mas que também é uma comunidade bastante unida. Através desse grupo de escrita criativa vemos algumas mulheres se empoderarem e ir atrás do que desejam.

Fazendo jus ao nome do livro, temos sim alguns contos eróticos narrados durante a história, com cenas bastante explícitas. O legal é que eles não são jogados de forma aleatória. Além de fazer você se matar de rir com as viúvas dando seus pitacos sobre termos a serem utilizados nos contos, eles também servem de ponto de partida para discussões importantes, como a sexualidade da mulher e casamento.

O livro traz discussões bem válidas sobre situações que até hoje ainda acontecem, como casamento arranjado e/ou com menores de idade (no caso as mulheres), misoginia, conservadorismo, feminício, entre outros. Em paralelo com as viúvas e seus contos, há também o desenvolvimento de um romance envolvendo Nikki e um mistério envolvendo a morte de uma mulher punjabi.

site: https://www.instagram.com/p/CRpM3Xtt-vK/

Loli.carol 05/05/2023

Precisei tomar um chai depois de ler esse livro ?
Que livro! Quando vi ele no catálogo do Prime Reading, não vou negar que adicionei à minha biblioteca por conta do seu título curioso. Eu pensei ?engraçado, não deve ser exatamente sobre isso?, mas quando comecei a ler, eu percebi que era EXATAMENTE sobre isso e acabou sendo a melhor supresa de todas!
É simplesmente incrível o empoderamento feminino que foi retratado através das histórias eróticas criadas pelas viuvas punjabis. Afinal, quem imagina uma viúva punjabi falando sobre sexualidade?
Além disso, é extremamente interessante enxergar as falhas da cultura indiana pelos próprios olhos dos indianos. Assim como nós ocidentais enxergamos as nossas. Compreendi muito através das vivências dessas mulheres e pude desmistificar tantos pré conceitos que haviam em mim sobre o assunto.
A questão cultural sem dúvida foi a cereja do bolo pra mim, mas esse é um livro completo. Tem romance, erotismo, comédia, suspense, drama e ação kkkkk
Recomendo muito! Hoje vi um Starbucks e fui correndo buscar um chai latte pra mim, ainda viajando na história desse livro.

Nanna 30/12/2022

Não é o que parece!
Esse título choca, eu sei! Só que a parte erótica desse livro vem mais pra acrescentar um certo humor na estória, mas o conteúdo em si é tão forte e tão importante.
Diferente do título, o tema principal não tem a ver com sexo propriamente dito e sim a força que mulheres indianas precisam ter pra serem vistas, pra terem voz em uma comunidade machista.

O ambiente aqui é uma grande comunidade indiana na Inglaterra, e nisso a gente já vê algumas coisas como: pais indianos criticando os filhos por estarem se "ocidentando", fofoca, religiosidade e principalmente machismo, desses que mata...

Aqui a autora trouxe viúvas e erotismo pra simbolizar que as mulheres não estão mortas, que elas pensam, querem ter voz, querem ser alguém e não apenas a sombra de seus maridos falecidos que em muitas das vezes não foram bons maridos...

Assim, esse livro eu diria ser +16 ou +18, só que a parte erótica é tão pequena perto da força que tem esse livro. É um ponto importante sim... Mas não transforma o livro em porn*gráfico, fica engraçado elas mentalizando o queriam que tivesse acontecido se elas pudessem ter casado por amor.
Nilsonln 30/12/2022minha estante
Livro com muitas camadas, emocionante e ao mesmo tempo chocante em algumas partes.

Nanna 30/12/2022minha estante
Muito! É uma leitura muito importante. Uma pena que o título choque algumas pessoas