Daqui não saio

Daqui não saio Marco Balzano

Resenhas -

rhana.condado 20/03/2024

Sobre pertencimento e raízes
Em primeiro lugar: que escrita incrível do Marco Balzano! Ele conseguiu deixar gigante uma história tão íntima e familiar, senti como se minha vó estivesse contando.

O livro é todo narrado por Trina em cartas para a filha que foi embora com tios na busca de uma vida melhor. A ambientação real da disputa territorial de fascistas x nazistas pela cidadezinha deixou o livro ainda mais emocionante.

É como se dentro de um período tão importante, pudéssemos ouvir a história de famílias que sofreram com a Segunda Guerra Mundial, mas lutaram e resistiram.

Me incomodou um pouco o fato do autor ter contado bem levemente os causos naz1stas, esperava muito mais nessa parte.

Comenta Livros 24/01/2024

Bom livro
Achei bem interessante o livro com momentos de muito drama e com personagens fortes onde a vida não foi fácil e o escritor soube misturar a realidade com pitadas de ficção que ficou muito assertiva na história.

site: https://comentalivros.com/daqui-nao-saio-marco-balzano/

Isabela 21/02/2023

Diferente
Foi uma leitura beeem diferente pra mim porque não é uma história de se esperar um final, ou alguma ação ou climax. É uma história de acompanhar a vida sem esperar onde pode chegar. Achei a protagonista muito na dela, com seus pensamentos fortes mas nunca impondo nada. É uma família que sofre muito mas luta e se mantem junta, pelo menos o pai e a mãe...

Biblioteca Álvaro Guerra 06/07/2022

Premiado romance do italiano Marco Balzano, ‘Daqui Não Saio’ usa história real para compor um retrato sobre resistência que ecoa até o presente.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788528624526

Giulia29 25/06/2022

Daqui não saio
"No entanto, é preciso cuidar de si, ter garra, mesmo quando a pele das mãos está coberta de manchas. Lutar até o fim."

Clara 12/01/2022

Sobre deslocamento, desumanização e resistência.
É um livro escrito em primeira pessoa, no qual conhecemos a vida de Trina e de Curon, uma cidadezinha localizada no Tirol do Sul (verdadeiro personagem desta história).

Dentro da narrativa conhecemos a sensação de deslocamento dos habitantes daquela região, antes da primeira guerra pertencente ao Império Austro-Hungaro. De todos os lados sofrem com a proximidade da segunda guerra ao pequeno vilarejo: o desdém dos camisas negras na construção da barragem do Lago Resia e a truculência dos soldados alemães.

Indico demais, porque desperta no leitor a curiosidade sobre o que aconteceu ali e também a indignação com a falta de importância dada pelo próprio Estado, aos seus cidadãos. Detalhe interessante é que autor se dedicou a realizar um estudo histórico da região de Curon-Venosta em que é ambientada a trama.

?? Seria preciso saber interrogar as montanhas para saber o que aconteceu
?? Bisognerebbe saper interrogare le montagne per sapere quello che è stato.

Razuki 16/08/2021

Uma história de partidas...
"Daqui não saio" podia passar desapercebida como mais uma história de resistência ou de amor a sua pátria ou de reconhecimento de suas raízes, mas não passou.

É uma história cheia de lembranças de uma personagem que "aprendeu" que só se deve olhar para frente, "(...) caso contrário Deus teria posto nossos olhos de lado como os peixes". Que amou ou ausentes mais que os presentes e que não traiu nenhum deles nem mesmo quando foi preciso.

Uma narrativa histórica enlaçada numa ficção tão real que os tantos pensamentos descritos eram instigantes e por várias vezes necessário uma segunda leitura dos fatos p/ nos fazer voltar dos nossos próprios sentimentos.

O autor brincou com personagens sem nomes que deixaram saudades nas páginas seguintes, com sentimentos adversos, com sonhos esquecidos, com culpas penosas e ideais conflitantes, juntou tudo isso e contou uma história a uma ouvinte presente desde a primeira palavra, mas em todo tempo ausente, volta e meia precisava me lembrar que não era comigo que a narradora falava.

"O amor às vezes faz a gente se sentir ladra."

"Para ela, o pior inimigo eram os pensamentos."

"As palavras não tinham poder nenhum contra os muros que o silêncio erguera."

27/02/2021

Perfeito
Marco Balzano passa anos pesquisando sobre a história da cidadezinha de Curon. Na região mais ao norte da Itália, fronteira com Áustria e Suiça, foi um dos poucos lugares sob o regime nazifascista à época da segunda guerra mundial.

O autor então cria a personagem Trina, e sua família, cuja filha é levada pelos tios para viver do lado nazista de região. Através do livro, Trina conta à filha, que ela não sabe se verá novamente um dia, toda a história da cidade de Curon e a construção da represa que um dia submergiu a cidade.

O livro é um livro de história, contada através de um romance simplesmente impecável. Sem sombra de dúvidas é um livro que eu ainda vou reler muitas vezes. Entrou para os meus favoritos!

Saulors 05/10/2020

Emocionante
O autor nos conta a história real de um vilarejo no norte da Itália que se alinha a Hitler para resistir à tirania de Mussolini.
Logo após a segunda guerra mundial a cidade de Curon é inundada por uma represa construída em suas imediações, forçando a maioria dos moradores a irem embora do local, e os poucos que resistiram viveram em pequenas casas construídas sobre as montanhas.
A realidade dos acontecimentos é entrelaçada pela estória ficcional de uma família que sobreviveu ao nazismo e ao fascismo.
Perturbados por um acontecimento trágico, vamos acompanhando a família em sua trajetória pelo passar dos anos e as consequências desse acontecimento.
Arrebatador.

Bidu 02/06/2020

O q me interessou nessa leitura foi a histórica pouco conhecida de uma região italiana com cultura tipicamente alemã. A história se passa na cidade de Curon, no período q antecede a Segunda Guerra até o pós-guerra, tendo como pano de fundo a construção da represa. O autor faz a narrativa clara e nos faz vivenciar a vida pacata dos camponeses do Alto Adige.
Vale salientar q inspirará a série ?Curon?, na Netflix, c estreia em 10 de junho.

mans 07/04/2020

'Daqui Não Saio' versa sobre solidão, espera e tristeza
Curon Venosta é uma cidade encravada na fronteira entre Itália, Áustria e Suíça. E assim como qualquer cidade fronteiriça ao redor do mundo, há graves problemas de identidade na região. Os moradores se sentem pertencentes de uma determinada região, um país acha que tem direito de fazer o que quiser ali, outro quer mais territórios. É a deixa para profundas transformações.

E é num cenário assim que se passa o excelente Daqui Não Saio, livro do italiano Marco Balzano. Em tom confidencial, a narrativa mostra a jornada de Trina, uma mãe em Curon que passa por intensas experiências: dá aulas para crianças escondida de fascistas, ama seu marido, quer ter filhos, vê sua filha ir embora, enfrenta a guerra, dá conta da fazenda sozinha. Vive a sua vida.

E o que torna a narrativa tão cativante e emocionante é o cenário dessa trama. Mais do que apenas contar a história dessa mulher forte, Balzano se aprofunda na história da cidade Curon. No meio da Segunda Guerra Mundial, tudo ali se transforma numa intensidade de tirar o fôlego. A protagonista, Trina, acompanha tudo isso num ritmo vertiginoso de sobrevivência.

Afinal, a literatura de Marco Balzano é elegante, delicada e profunda. Acompanha as emoções e os sentimentos de Trina enquanto modula a situação ao redor da personagem. O ambiente de Curon é um personagem tão poderoso quanto essa mãe. Ainda mais quando percebe-se que essa cidade -- hoje considerada italiana -- existiu de fato e teve seu fim como dito no livro.

Curiosamente, vale ressaltar, Daqui Não Saio em momento algum se torna óbvio. Poderia, por conta do destino da cidade Curon, ser algo parecido com Narradores de Javé. Por conta do cenário de Segunda Guerra Mundial, poderia ser como qualquer literatura sobre esse período. Mas não. Balzano traz um ângulo novo, ainda que não totalmente original, e o reinventa.

Assim, num ritmo de ficção histórica, Balzano reconstrói a História enquanto a entrelaça com um drama verdadeiro, materno, poderoso. Daqui Não Saio transborda de emoção, sinceridade e sentimento. Cada uma das cerca de 200 páginas passa algum tipo de história que transcende as páginas e faz entender esse povo, essa mulher, a família. Balzano não poderia ser mais claro.

Muitos podem se decepcionar com a conclusão. Balzano, afinal, apressa algumas histórias, facilita alguns desfechos e, principalmente, deixa uma trama no ar -- que é provocada desde a primeira linha da obra. Pode, de fato, causar desconforto. Mas, ao pensar um pouco no livro, percebe-se as intenções do autor. Isso, escrito de maneira diferente, poderia desvirtuar a obra.

Daqui Não Saio é um livro que se transforma, assim como Curon se transformou ao longo do século XX. É potente, é emocional, é verdadeiro. A transição entre História e ficção ganha camadas e vai além. Já é um dos melhores lançamentos literários de 2020 e, sem dúvida, vai figurar na lista do final do ano. Difícil achar outro livro tão inteligente, sensível e poderoso.

site: https://www.esquinadacultura.com.br/