Pai contra mãe

Resenhas - Pai Contra Mãe

Bianca Martins 02/11/2022

Forte
Forte e contemplativo.
Leitura rápida, porém profunda e provavelmente você levará mais tempo digerindo do que lendo.
Muitas camadas.

duda 06/10/2022

Muito forte!
Palavras que doem de verdade, intenso demais!

Um misto de sobrevivência com ?como pode fazer isso?? eu amo contos/livros que te fazem sentir parte do enredo, q fazem vc sentir as mesmas coisas do personagem.

Piter 10/09/2022

Pai Contra Mãe
Primeira vez lendo algo do Machado de Assis, e eu tinha muito medo da leitura ser chata... mas pelo contrário é empolgante.
Apesar da leitura ter sido muito curtinha eu fiquei em choque com o final, e até agora não sei lidar. Não consigo decidir algo.
#nãotobem
Recomendo!!
Valeska 11/09/2022minha estante
QUERO TANTO LERRRR

Teca 10/09/2022

Debate
Nossa esse conto é fascinante, os dilemas e ironias de Machado estão muito presentes e gera muita reflexão.

vitória 27/08/2022

quase não consegui fugir do anacronismo
fiquei muito revoltada quando li esse conto, mds? xinguei muito o cara da história, quis nem ligar pro contexto! mas me recompus e escrevi uma resenha sobre ele pra uma disciplina da faculdade :)

Larissa 26/08/2022

Conto - Clássico literatura
"Nem todas as crianças vingam, bateu-lhe o coração"

O conto é muito bom, fácil de ler e de compreender. Fui obrigada a ler ele, mas que bom que fui obrigada pela minha professora, pois o livro é um ótimo repertório sociocultural. Um final triste para uns, feliz para outros, mas é possível perceber as descrições do conto sendo muito longas, o conto é bem descritivo.

Lais Cruz 17/08/2022

Brilhante como só Machado consegue ser
No ranking dos maiores contos de Machado de Assis, o conto em questão é uma crítica ferrenha a humanidade e ao racismo.

Machado retrata as emoções e a realidade da forma como todos nós tentamos não ver.

Gabriella 15/08/2022

Necessário
Uma leitura necessária! O Machado é incrível, a profundidade histórica, o nome dos personagens tudo tá interligado! Sem contar que é algo que é discutido até hoje

Erika.Chada 05/08/2022

Machado de Assis
Com certeza um clássico da literatura. Fui orientada pela professora de Literatura a ler este conto, é bem rapidinho, só tem 30 páginas.

Mas depois de ler me senti tão triste, que história triste e ao mesmo tempo revoltante.

Comecei a me questionar, porque a professora pediu para ler este livro triste? E percebi que é como ela falou, que a Literatura muda conforme a cultura, ela não é estática, está sempre mudando e naquela época em 1906, um Brasil pós escravidão, Machado viu a necessidade de informar (que também é um trabalho da literatura) as mazelas sociais daquela época e a situação horrorosa de ser um escravo.
Tadeu Jr. 06/09/2022minha estante
Fiquei pensando como seria a reação dos leitores da época. Hoje ainda lutamos para vencer o preconceito racial, imagina naqueles tempos em que até a ciência afirmava uma superioridade entre raças ler isto no jornal... Ver este conto e, por exemplo, "O Caso da Vara - Machado de Assis" talvez tenha passado na cabeça de muitos como merecido ao pobre escravo, ou Machado não teria denunciado tamanha covardia.

Karina252 22/06/2022

Uma vida pela outra
Quão forte e impactante é esse conto. Machado consegue surpreender e extrair do leitor cada susto e doses de realidades que esse conto apresenta.
Pai contra Mãe mostra o quanto o individualismo está enraizado tanto na sociedade com também em nós. O estar bem acima de tudo rege toda história. O que me leva pensar...do que vale os meus estarem bem se para isso o outro sofre?

Gleici 15/06/2022

Nem todas as crianças vingam, bateu-lhe o coração!
Confesso que li por causa de um trabalho da escola, mas acabei me interessando pelo conto.
O final me deixou um tanto quanto abalada, principalmente por depois me cair a ficha que aquilo era extremamente normal de se acontecer naquela época.

Suellen274 15/05/2022

Li para uma prova da escola
É bem triste esse livro
Se passa na época da escravidão no Brasil
O personagem principal ele caça escravos e leva de volta para seus "donos"
Ele entra neste trabalho pq ele não tinha especialização em nada, e era um jeito rápido e fácil de conseguir o dinheiro
Mas ele enfrenta muitas dificuldades
No final tem uma reviravolta triste

Ana Eliza 15/05/2022

Forte, pesado e violento!
Li essa história após ter lido O caso da vara, outro conto do Machado que trata sobre a escravidão. Há semelhanças, mas também diferenças. Em O caso da vara também há um paralelo entre dois personagens, sendo um deles escravizado, mas aqui o paralelo é feito, como o próprio título sugere, entre um pai e uma mãe, o que leva a análise de questões um pouco mais diferentes do outro conto. Além disso, apesar de ambos os contos terminarem de maneira seca e brusca, Pai contra mãe é mais violento.

Aqui a situação de vida do protagonista é mais construída, esta narrativa pede isso e nos faz acompanhar então a dificuldade e pobreza de Cândido Neves, de forma a justificar suas atitudes... ou será que não? Os fins justificam os meios?

.geo. 14/05/2022

Infelizmente, machadete??
Eu sou suspeita para falar que qualquer coisa do Machado, entretanto mesmo não sendo meu conto preferido, está no meu top 3 (de contos machadianos).

Alice 10/05/2022

Muito Bom
Li em apenas algumas horas, como sempre Machado de Assis surpreende. Mais uma obra maravilhosa deste autor. A obra faz diversas reflexões da sociedade brasileira no período Imperial, do sistema escravocrata. A obra nos faz refletir sobre assuntos considerados polêmicos, por assim dizer. Todo o cenário vivenciado no Brasil durante aquela época. A sociedade escravista e hierarquizada, mostrando que tanto Candido quanto Arminda fazem parte da porção marginalizada. A frase mais impactante do livro: Nem todas as crianças Vingam. A história nos mostra a superioridade da ascendência branca no fim. O filho de Candido pode vingar, o de Arminda não. O livro traz diversas reflexões importantes e uma infeliz realidade vivenciada no passado. Recomendo a leitura, vale muito a pena.