O morro das ilusões

O morro das ilusões Zíbia Gasparetto
Lucius

Resenhas - O Morro das Ilusões

16/04/2024

Nesse romance, Zibia Gasparetto presenteia o leitor com a história de Marise, uma jovem ingênua que carrega consigo o estigma dos erros pretéritos de seus pais. Sonhadora, ela vive as emoções do primeiro amor ao conhecer Ciro, um réprobo da Igreja, que, ao escapar da prisão da Santa Inquisição, passa a viver com os ciganos e desenvolve sua espiritualidade, auxiliando o próximo com sabedoria e dedicação.

Por meio de uma narrativa envolvente, este belo e emocionante romance retrata o papel do destino nos encontros e desencontros, mostrando ao leitor que a vida segue leis universais que orquestram lições valiosas ao nosso aprendizado e nos conduzem à verdadeira felicidade.

Mateus108 23/02/2024

1ª Leitura
O morro das ilusões (14/02/24)

No início, a escrita dificultou bastante a leitura em que por um momento quase desisti em continuar, mas conforme as páginas vão passando, me senti curioso sobre a história e a fofoca falou mais forte.
A história fica realmente mais interessante quando o personagem Ciro aparece, tendo como foco seu passado com a Inquisição e a relação dele com os ciganos. Sobre a parte espírita, demora uns 30 % para ter as reflexões sobre o assunto, partindo especificamente do Ciro, que por si já mostra como os caminhos da espiritualidade trabalham e que toda escolha tem um impacto individual e coletivo.
Fala muito sobre as aparências junto a visão machista da religião, sempre colocando a mulher num papel de ter de entender o marido, mesmo que ele tenha atitudes consideras "pecaminosas", mas que, porém, a mulher é julgada constantemente.
As intrigas e as conexões dos personagens são muito bem construídas e surpreende em quase todos os casos, a conclusão é muito satisfatória mostrando o fechamento de cada personagem.
O final simplesmente me deixou chocado com o plot da revolução. Ciro e Marise são um casal maravilhoso, sendo os protagonistas da história.
Minha única crítica além da escrita dificultar o início da leitura, é a troca de perspectiva que muda de um parágrafo para o outro.
Muito bom, foi uma grata surpresa este livro.

Allan236 24/01/2024

Não agregou muito valor
Uma boa história, envolvente e com personagens marcantes, porém não foi capaz de agregar novos conhecimentos sobre as questões do mundo espiritual.

Na minha perspectiva, um bom romance psicografado, deve, muito além de possuir uma história atrativa, trazer conhecimentos úteis acerca do universo espiritual. Este livro, no entanto, não foi capaz de cumprir seu papel instrutivo, limitando-se apenas a ser uma boa história.

Todavia reconheço que o cumprimento do papel instrutivo é algo muito individual, podendo ser muito rico a um e muito pobre a outro, dependendo do conhecimento prévio do leitor.

raigabrielg 01/07/2023

Morte ao orgulho
Um livro necessário para todos que buscam algo mais seja um propósito ou sentido de vida.

aqui vemos as consequências das inumeras leviandades do passado do duque de Merlain, Roberto, e também vemos o nascimento de Ciro um homem bondoso e sábio com um passado instigante e sombrio, entre tantos outros personagens que porventura estão ligados nessa bela tragédia.

vida e morte, amor e ódio, liberdade e prisão são aqui mostrados de forma bela, simples e crua nessa envolvente leitura sobre as consequências da humanidade no presente e porvir da, suposta, vida após a morte.

Bel 01/02/2023

Eu achei um livro com uma história um pouco confusa e que não explica muito os detalhes dos personagens, então ao meu ver ficou algumas pontas soltas, talvez uma segunda leitura traga mais clareza, porém, não está entre os que amei da autora.

Mayra 31/01/2023

A magia do povo cigano e os dogmas da igreja na França do século 18 são contatos por meio de personagens marcantes e que se cruzam numa sequência de embates. Uma linguagem bastante culta mas a leitura bem fluída.

Junior.Archanjo 05/10/2022

Filosofia, teologia e aprendizado com os ciganos
"A luta é difícil e muitas vezes tenho fracassado, porém, é preciso perseverar para recomeçar sem tréguas e nem descanso." - Ciro

Este livro é um romance bem interessante com personagens com fortes ideias e um tanto quanto inteligentes em suas ideias. Por ser um livro que vem do espiritismo, não achei que haveriam tantas reflexões quanto às ações da igreja católica e da religiosidade única de cada pessoa. Muito bem adicionado junto da história "principal" das personagens do livro.

Além disso, também gostei de conhecer a vivência de personagens ciganos, principalmente o Ciro, o único que tem sua narrativa mais aprofundada, já que tem outros focos de desenvolvimento da história. Mas de uma forma ou de outra: Optchá!!!

Elisa 23/06/2022

Romance chato e datado
Costumava gostar muito deste tipo de livro antigamente, porém achei este romance bem chato e muito cheio de preconceito para ser espírita.

Dani Honorato 25/04/2022

EU interior!
Em meio a uma guerra política violenta, o amor se mostra presente, mas não perfeito, porém, verdadeiro. Neste livro eu me envolvi demais por ser uma pessoa romântica e devido as minhas crenças e religião, acredito em vidas entrelaçadas, propósitos, missão e muito mais do que esses universos podem nos mostrar e nos dar.

O enredo abrange a vida de uma grande família de classe alta, ciganos e pessoas simples da sociedade, envolvendo violência, herança, arte, fraternidade, amor avassalador, choro e no fim, muito aprendizado.

Agradeço essa obra por abrir meu coração para novos pensamentos e trazer riqueza para o meu EU interior. ??

Leia cada página escaneando cada palavra, pois, a força e a grande responsabilidade dos personagens você pode sugar para seu aprendizado emocional, espiritual e humano.

Estou aberta para conversar. ??

Gabs 23/02/2022

Quem machuca o próximo,fere a si mesmo.
Lições de amor e fraternidade são a meta do livro uma história de amor que faz com que os muros do preconceito sejam quebrados,em uma época com várias revoluções políticas a procura de liberdade e igualdade.

driliotti 17/11/2021

A paz.
A paz que reina com as palavras desse livro é muito boa.
Por se tratar de um livro que traz ensinamentos, não me cabe julgar a narrativa. Somente dizer que, a lição fica claríssima. Que aqui a gente está para evoluir, para aprender. Não julgar e sempre acolher o outro, porque a gente não sabe o passado das pessoas.
Amei o livro. E indico muito.

Mari__ 05/09/2021

O morro das ilusões
Um livro muito bom, que trás ensinamento que devemos levar para a vida!
Nunca me esquecerei de certas e ações, e sinto que cada dia mais minha cabeça está mais aberta ao novo!!

Bruna.Cardoso 29/01/2021

O morro das ilusões - Zibia Gasparetto
Lindo livro. História que demonstra o que é o amor verdadeiro e que somente ele importa. Mesmo em meio a uma revolução política violenta, demonstra que ela é necessária para a evolução da humanidade.