O arquipélago da insónia

O arquipélago da insónia António Lobo Antunes

Resenhas - O Arquipélago da Insônia

ElisaCazorla 28/07/2016

A morte da narrativa
Lobo Antunes e sua obra são objetos de muitas pesquisas na Letras, Linguística, Literatura, etc. Eu, inclusive, descobri o autor e ele me foi sugerido por um mestrando cuja dissertação era sobre a obra deste autor. Há sim muito o que debater sobre a sua obra e seu estilo literário. Certamente seu trabalho contribui com o pensamento e levanta questões interessantes sobre a produção literária em diferentes perspectivas. Ao dizer isto espero ter sido respeitosa com os leitores, pesquisadores e admiradores deste autor. Agora gostaria de falar um pouco sobre como esta obra existiu em mim.
Ler este livro foi como passear por um museu de arte moderna e me deparar com obras estranhas e que parecem fazem sentindo nenhum mas que, ao mesmo tempo, são por algum motivo importantes. Não consigo ou não aprendi a apreciar a arte pós moderna em suas múltiplas faces e esta obra é pós-moderna demais para minha reles compreensão desta categoria. Não gostei de nada. Saía irritada todas as vezes que lia este livro. A incapacidade de acompanhar a narrativa foi-me insuportável.
O autor interrompe os parágrafos e, a certa altura, também interrompe palavras, joga diálogos no meio dos parágrafos que parecem não ter qualquer relação com a ideia do parágrafo (nos momentos que podemos perceber alguma ideia). Não é uma obra para mim. Não é um autor para mim. Pós moderno demais para mim.
Rodiney 07/05/2017minha estante
Nunca li nenhum texto desse autor e também me recomendaram. Lendo sua resenha me deu uma certa curiosidade (risos). Vou dar uma lida e depois comento a minha experiência.

ElisaCazorla 01/08/2017minha estante
Aguardo seus comentários, Rodiney :)

Gustavo.Romero 22/04/2018minha estante
Eu simplesmente desiste lá pela metade. Não à toa ele é tido por antígona do Saramago (que é excepcional sem precisar ser aleatório). Curioso, Elisa, que ninguém que avaliou o livro com 5 estrelas se deu ao trabalho de uma mínima resenha, só você. Parece-me mais um dos outros procedimentos pós-modernos: comportamento de manada.

ElisaCazorla 17/09/2018minha estante
Olá, Gustavo! Eu sou fã de carteirinha do Saramago e fui ler este autor justamente por causa da (descabida) comparação. Eu estava numa fila durante um evento literário da universidade e os rapazes em minha frente estavam dizendo o quanto Lobo Antunes era injustiçadamente criticado e o quanto ele era muito mais merecedor do prêmio Nobel do que Saramago. Bem, como fã de carteirinha eu sabia que ia discordar dessa afirmação mas fiquei curiosa para ler o autor. Bem, o final você já sabe: não poderia ter detestado mais. Abraços

Robson Barros 06/11/2023minha estante
Assino em baixo sobre o livro. Um esforço para ler. Frases e trechos truncados muitas vezes interessantes e instigantes, mas, um esforço demais para algum tipo de entendimento e percepção do que propõe a apresentar. Achei demais também para mim.