Revolução Francesa e Iluminismo

Revolução Francesa e Iluminismo Jorge Grespan

Resenhas - Revolução francesa e Iluminismo

mxrilo 13/02/2024

Grata leitura
Gostei muito da forma como o autor tratou o tema, com uma linguagem de fácil entendimento e fluidez.
Li sem objetivos acadêmicos e fui surpreendido positivamente.

_Du_ 24/01/2024

É um texto muito leve e de fácil compreensão. A forma que o autor contextualiza a época, para depois mostrar a relação entre iluminismo e a revolução francesa, apesar de.eventos distintos, é fluido. No entanto, há bastante contexto histórico e substância, o que não o deixa tão superficial no tema. Uma obra bem escrita.

Magda.Marilise 08/01/2024

É assim que a história deve ser escrita
Sem firula prolixa, direta e reta. Já havia lido algumas partes desse texto na faculdade e agora tive a oportunidade de ler todo. Recomendo!

Bohlke 28/12/2023

O livro sobre a " Revolução francesa e iluminismo ", é um dos livros da coleção de revoluções, como de se esperar é algo bem resumido e nada de novo, mas é uma boa leitura para os amantes de história e que gostam do assunto.

Marconi Moura 08/01/2022

8,0
Pequeno livrinho sobre a relação do pensamento Iluminista e os episódios da Revolução Francesa, uma via de mão dupla. É uma pincelada histórica rápida, de fácil leitura.

Estersinha 17/11/2021

??
Óbvio que não da pra falar sobre tudo isso em pouco mais de 100 páginas, de qualquer jeito achei os eventos bem esclarecidos assim como o enfoque que deram para os aspectos teóricos além de apenas numerar os fatos. Não é a linguagem mais simples que já vi sobre o tema então não considero um livro extremamente fácil, mas é um bom livro de estudo.

Tevo 28/10/2021

Iluminismo e Rev. Francesa: uma nova faceta.
Li essa obra para os estudos da universidade e senti a necessidade de resenhar sobre ela, porque o texto é simplesmente incrível. Não conhecia Jorge Grespan, o autor, mas depois que comecei a leitura, curti demais. Pensei que seria um texto enfadonho, mas na verdade foi totalmente diferente. A leitura é fluída, e você termina super rápido.
Grespan traz um novo olhar acerca da relação entre iluminismo e revolução francesa. Ele mostra que apesar de suas relações, os dois movimentos, além de serem distintos, se explicam em si mesmos.
O autor discorre de forma muito boa sobre os dois assuntos, mas também os une em determinado momento. Um dos melhores pontos do livro é a ampla, porém leve, contextualização que ele faz sobre a época e tudo que estava acontecendo. Enfim, é um ótimo livro para quem quer causar algumas explosões na mente e gerar uma reflexão mais profunda acerca desses movimentos que mudaram a história da humanidade.

Franciele143 26/10/2021

Quando paro pra pensar na situação política que atualmente vivemos, eu me pergunto onde estão os cidadãos brasileiros revolucionários?, lá no finalzinho do século XVII na França haviam pessoas esperançosas que lutaram e conquistaram seus objetivos embora não usufruiram deixaram o legado de coragem, o período ilumista quebrou paradigmas filosóficos transformando pra sempre a visão de uma sociedade, destronando a monarquia e revolucionando direitos com a instalação da República, para poucos golpe mas para a maioria direitos, algo que no início do século XVII era impossível ou sonho, após a revolução se tornou "o direito - a igualdade" embora utopia da época, nascia um modelo progressista de sociedade capitalista cujo limites de relação social era objeto de debate e discórdia, "a revolução o nascedouro de tais esperanças que não morreram sob o diretório ou Napoleão" Tulard opina "a revolução não está a altura das esperanças que suscita," ela aparece com a utopia do novo tempo que surgia.

Papareia dos Livros 24/02/2021

Muito explicativo
Achei bem contextualizador sobre o enlace entre Iluminismo e Revolução Francesa, trazendo um pouco sobre cada separadamente e depois mostrando a ação de uma sobre a outra.

site: https://papareiadoslivros.blogspot.com

ffernandorl 05/02/2021

O homem nasce bom mas a guilhotina o corrompe
Jorge Grespan escreve de forma acadêmica mas ainda sim com um texto sucinto, sem voltas desnecessárias o autor apresenta o período histórico e argumenta sobre seu ponto de vista de como deve ser analisada a relação entre a revolução francesa e o iluminismo.
De forma muito interessante o livro nos mostra o caldeirão de ideias que existia e como os pensadores escreveram dezenas de livros e ensaios sobre suas politicas e filosofias de vida em um longo debate de pensamentos que unia pensamentos tão diferentes dentro do mesmo movimento.

Lucas.Miguel 26/08/2018

O livro se propõe a mostrar que ao contrário do que é constantemente ensinado o iluminismo não se limita a uma elaboração teórica da revolução, tampouco, a revolução francesa são as ideias iluministas colocadas em prática.
Ele consegue resumir bem o iluminismo mostrando que não se tratavam de uma corrente homogênea de pensamento e as incoerências mostradas ao decorrer da revolução mostram que se algum dia existiu uma inspiração pelas ideias iluministas elas foram completamente deturpadas frente à sede autoritária de poder dos líderes da revolução.