Sophie

Sophie's World Jostein Gaarder

Resenhas - Sophie's World

lunaa.claraa 31/07/2023

Sophie's World
É um livro muito interessante e bom para aprender sobre a história da filosofia, mas a história em si não gostei muito, esperava mais.

Pablo 23/08/2021

Uma introdução divertida e completa à história da filosofia
Sempre gostei de filosofia e tinha o desejo de estudar e aprender mais. Decidi começar por um livro que me desse uma ideia geral, para criar uma estrutura sobre a qual eu pudesse estudar temas mais específicos depois e entender o papel da filosofia na construção do mundo atual. Tomei a excelente decisão de ler o Mundo de Sofia!
A história é divertida, envolvente e possui várias surpresas. O autor aborda os conceitos, eventos e personagens filosóficos de um jeito muito interessante e de fácil compreensão. Os temas vão se ligando e a história da filosofia vai se formando como um tecido, a partir de uma perspetiva Hegeliana: cada etapa do seu desenvolvimento tem influência sobre a sociedade, o ambiente, o pensamento das pessoas... E todos esses fatores influenciam o mundo e o direcionam para o surgimento de novos filósofos e correntes filosóficas necessárias para superar as dificuldades e exaltar as qualidades do momento histórico.
Tentei ler esse livro algumas vezes antes, sem sucesso, por não ter criado o hábito de leitura estável com outras obras menores e menos densas. Recentemente, me esforcei para dedicar tempo a leitura todos os dias e finalmente ler o Mundo de Sofia foi uma das maiores recompensas que tive por essa mudança.
Certamente recomendo a leitura e espero que muitos outros possam desfrutar com calma e carinho dessa jornada pela história da filosofia!