A Chegada do Terceiro Reich

A Chegada do Terceiro Reich Richard J. Evans

Resenhas - A Chegada do Terceiro Reich

LadyAnaC 04/01/2022

Pra quem está começando
Li sem expectativas, foi aqueles livros que li por vontade de entender melhor Alemanha.
Os professores não costumam explicar o porquê chegar aquele ponto de aceitar o Hitler no Reich ....sabemos que temos um golpe mas tem mais.
Esse primeiro livro da trilogia , fala como o povo desenvolveu e como era os tempos que eles estavam passando.
Recomendo que leia no momento que estiver disposto.... é um livro que você demora pra acabar e também ter paciência, a escrita é compreensível e pra gente conhecem pouco vai pegar o contexto.
Então quero ler o segundo....mas não é meu momento.

João 03/07/2023

Leitura densa, mas extremamente necessária. Nesse livro é detalhado o começo da época mais obscura da humanidade. Mostrando como estava a Alemanha depois da primeira guerra, e como foi criado o partido nazista.

Desde o começo o nazismo foi regado a ódio. Acabando com opositores, cultura, ciências e por fim, democracia.

Recomendo para quem quiser saber mais sobre como esse partido maléfico chegou ao poder.
Regis 03/07/2023minha estante
Não conhecia o livro. Vou pôr na lista. ?

Maykon.Schmildt 18/04/2021

Visão ocidental
O livro traz como sempre a visão ocidental da história, mas com muita transparência nos relatos e sempre citando as fontes como deve ser um livro de história. A riqueza em detalhes faz o leitor voltar aos caóticos anos 20 e ter uma noção de como foi o sofrimento e a revolta dos alemães por toda miséria e pobreza que assolava a população, com a hiperinflação e criminalidade muito alta no país nesse tempo.
Se procurar entender a política alemã da época ele não é bem focado nisso, dando apenas uma ideia do cenário como um todo, ele foca nos problemas Sociais e nas brigas entre os partidos políticos e suas milícias, essa imersão naquela sociedade ajuda o leitor a entender como a sociedade alemã aceitou ser controlada por uma ditadura racista e inclinada para guerras, não justifica, mas mostra como o desespero pode ser usado por líderes carismático do povo para a tomada do poder e a aceitação de atitudes que em tempos normais seriam intoleráveis.
Um livro excelente.

Krisley 23/12/2015

Fantástico!
Talvez o livro mais completo sobre a chegada do Nazismo ao poder, com um background muito sólido da cultura, política e das principais correntes de pensamento da sociedade alemã pós 1848, deixando bem claro que o nazismo não “inventou” nenhum de seus objetivos ou termos de campanha (por exemplo: lebensraum, antissemitismo, pangermanismo, Darwinismo social, entre outras ideias que já estavam presentes na Alemanha muito antes do partido nazista).

Ao fazer uma breve menção do primeiro e segundo Reich, explicar as revoluções de 1848 nos estados alemães, a unificação alemã em 1871, e o governo de Otto von Bismarck, Richard Evans consegue passar ao leitor as tradições não democráticas da Alemanha e sua influência na posterior rejeição da República de Weimar.

O livro mostra todo o processo de formação do Partido Nazista, todo o cenário político da década de 1920/30 (os partidos de direita, de esquerda, do centro, a relação deles com os católicos e protestantes, com as regiões rurais e urbanas, com o proletariado e a burguesia, com os civis e militares). As etapas das eleições (as campanha , resultados, número de cadeiras conseguidas no Reichstag, etc) são bem detalhadas mostrando todo o processo para a chegada ao poder, que apesar de aparentemente ter sido de forma “legal”, só foi conseguida na base da coerção com muita, mas muita violência.

O período da República de Weimar é detalhadamente analisado politica, social, cultural e principalmente economicamente. O capítulo sobre a hiperinflação é fantástico, falando de como um dólar chegou a valer centenas de bilhões de marcos alemãs, e como isso desestabilizou a vida dos alemãs que viram suas economias e salários perderem o valor em questões de horas, assim como alguns usaram a inflação para fazer fortunas.

O livro funciona perfeitamente sozinho – não é necessário ter conhecimento algum sobre o assunto para lê-lo - , mas mesmo pra quem já está acostumado a ler sobre o nazismo ainda é um livro muito interessante, muito bem escrito e que expandirá seu conhecimento.
bisphool 01/06/2016minha estante
Lendo aqui! E como diz a capa: uma obra magistral, o livro com qual todos os outros devemn ser comparados. Estou no finalzinho e já me vejo peagndo o vol dois (com o dobro de páginas ), mergulhando nos relatos de R.J.E sobre em como o Reich controlou combate de todos os tempos. Já faço a minha resenha também.

Renato.Pereira 07/03/2017minha estante
undefined

_San_ 11/04/2021

Ufa!
Esse livro é o primeiro da trilogia de Richard J. Evans, que se propõe a explicar os desdobramentos que deram início ao Terceiro Reich!
Depois de praticamente um mês, termino essa leitura concluindo que não foi nada fácil... mas para alguém que como eu, que é "leiga" no assunto, a leitura ajudou a esclarecer alguns pontos difíceis de entender!
A Segunda Guerra é um assunto que sempre vai chamar minha atenção! Tenho um fascínio respeitoso e sempre vou procurar saber um pouco mais a respeito.
Recomendo pra quem curte!

Luiz Camargo 12/03/2023

Magistral
Um mergulho no passado, às vezes atual demais. Muito interessante entender como detalhes pequenos, quando somados, podem levar ao princípio de um final trágico.

Lucas 04/04/2023

Leitura essencial para entendimento histórico
O autor consegue, de forma muito detalhada e imparcial, explicar como a Alemanha, um país tão desenvolvido, com uma população tão politizada e culta se deixou cair nos encantos do partido nacional-socialista.

Rafael 18/12/2021

Ótima fonte de informações
Pra quem se interessa pelos acontecimentos que culminaram na segunda guerra mundial e o massacre de milhões de pessoas, esse livro é excelente.

Marcelo Leite 26/01/2023

Um cenário distópico em um mundo real.
Primeiro livro de uma trilogia, em A Chegada do Terceiro Reich, o historiador Richard Evans busca nos mostrar as raízes do Nazismo e como se estruturaram para chegar ao poder.

Evans inicia apontando os principais trabalhos que contribuíram para este tema e, escolhe dar início a sua narrativa a partir do Segundo Reich de Bismarck. Momento em que muitas das ideias que comporiam o nazismo de alguma forma já estavam presentes na Alemanha.

Em seguida trata da Grande Guerra e os impactos políticos, sociais e econômicos ao estado alemão. O Tratado de Versalhes, a fundação da República de Weimer, a hiperinflação, a configuração político partidária, a violência, o antissemitismo, a crise de 1929 até a chegada de Hitler a chancelaria, assim como suas medidas que levaram a Alemanha ao Totalitarismo.

O ponto alto desta obra é
que Richard Evans, de forma estonteantemente imersiva, consegue escrever com uma linguagem acessível ao entendimento de um público leigo sem perder o rigor científico.
A Chegada do Terceiro Reich provoca no leitor a perplexidade de como um país poderia chegar a uma realidade tão distópica e ao mesmo tempo apresentar uma Alemanha reunindo todas para isso. Parece loucura!

davidplmatias 13/12/2018

Livro de história que vc respeita! Um retrato fiel do estabelecimento de um governo autoritario. Obrigatório!

Jean Bernard 04/03/2021

Como isso foi possível?
Livro indispensável. Uma obra sobre como um regime tão terrível conseguiu chegar ao poder. Um estudo minucioso e com uma linha narrativa impecável.
Apesar do peso dos acontecimentos, conseguimos aproveitar a leitura com tranquilidade. Didático e de fácil compreensão. Uma obra, ao meu ver, obrigatória.
Primeiro calhamaço se uma trilogia. Leitura que segue.

Amanda Vinco Toneti 20/03/2023

O livro é bem detalhado e usa muitas fontes primárias. Dela todos os principais acontecimentos e começa contextualizando desde a unificação feita por Otto von Bismarck até oa primeiros meses dos nazistas no poder. É bem completo, mas não me convenceu de que o nazismo e de extrema direita. Tampouco acho que é de extrema esquerda. Me pare algo muito influenciado pelas circunstâncias globais da época e ao mesmo tempo único, pegando ideias dos 2 extremos.

Ana 26/06/2022

depois de uma boa demora enfim terminei este livro.
ótimo para entender como o nazismo ascendeu na Alemanha, os fatores que influenciaram desde a unificação alemã com Bismarck, os efeitos da Primeira Guerra, as origens do antissemitismo. Enfim, tudo o que levou Hitler ao poder
Ansiosa pelos próximos

pedro villar 18/11/2022

" O Partido Nazista era um partido de protesto, com um programa não muito positivo e poucas soluções práticas para os problemas da Alemanha. Mas sua ideologia extremista , adaptada e às vezes encoberta de acordo com as circunstâncias e a natureza do grupo específico de pessoas a que estivesse apelando, conectou-se a um número suficiente de crenças e preconceitos populares alemães preexistentes para parecer digno de apoio nas urnas para muita gente. Para essas pessoas, tempos desesperados exigiam medidas desesperadas; para muitas mais, em particular nas classes médias, o caráter vulgar e inculto dos nazistas parecia garantia suficiente de que os parceiros da coalizão de Hitler, bem educados e bem criados, seriam capazes de mantê-lo sob controle e conter a violência de rua que parecia um acompanhamento lamentável, mas sem dúvida temporário, da ascensão do movimento à proeminência. "