Filosofia para mortais

Filosofia para mortais Daniel Gomes de Carvalho

Resenhas -

Luís Gustavo 23/07/2020

Essencial
O Professor Daniel consegue, em pouco mais de 200 páginas, mostrar o porquê de a Filosofia ser basilar para as ciências. Ele consegue cumprir com o seu objetivo de escrever para quem não é da área, escrevendo de forma clara e criando paralelos com referências da cultura pop.

Recomendo muitíssimo a leitura e, também, o Podcast do qual ele faz parte: História Pirata!
Dressa 30/11/2020minha estante
Eu li apenas o começo, e já fiquei completamente envolvida com as infinitas possibilidades de visões que esse livro é capaz de proporcionar.

Dito.Conveira 13/09/2021minha estante
Eu li apenas algumas paginas disponíveis gratuitas e fiquei fascinado pelo excita!

Danilo Parente 23/11/2020

Somos finitos
Filosofia para mortais é um ótimo livro para conhecermos os pensamentos dos principais filósofos e de forma bem simples.
Ao longo do livro são discutidos temas sobre amor, beleza, ética, política e morte. Tudo isso com referências da cultura pop como Game Of Thrones, Breaking Bad, Rick and Morty e com muitas músicas.
O livro nos leva a sair da zona de conforto e nos faz indagar muitas coisas sobre nossas vidas e das pessoas ao nosso redor e também como nosso tempo aqui na Terra é curto e por esse motivo deveríamos tornarmos protagonistas de nossas próprias vidas.
Uma frase de Nietzsche que me identifiquei bastante foi: "o que importa não é a vida eterna, e sim a eterna vivacidade".
O livro é recheado de frases e reflexões que devemos levar para a prática e ele é mais uma prova de como a filosofia é fundamental em nossa existência.

Muito bom.
Lelouch_ph 23/11/2020minha estante
Gosteiiiii, obg pela resenha.

Danilo Parente 24/11/2020minha estante
Obrigado ?

Luci Eclipsada 03/02/2021

Filosofia ao alcance de todos
Quando se fala em filosofia, logo nossos pensamentos se voltam para os grandes filósofos do passado, ainda que mal saibamos direito a respeito de suas ideias. Filósofos clássicos como Platão, Sócrates e Aristóteles, por exemplo, povoam nosso imaginário inconscientemente. Certamente nos pegamos pensando direta e indiretamente em questões levantadas por eles em tempos remotos, mesmo sem nos darmos conta disso, até mesmo porque achamos, na maioria das vezes, que o pensamento filosófico é algo muito complicado e está, portanto, relegado a uma casta privilegiada.

Neste sentido de desmistificar o dito acima, o livro "Filosofia para mortais: pensar bem para viver bem", de Daniel Gomes de Carvalho, doutor em história, professor, pesquisador e youtuber, se faz tão necessário.

Com uma linguagem ágil e de fácil assimilação, Daniel fala de filosofia demonstrando como ela se relaciona intimamente com a mortalidade, sendo inerente ao ser humano que por meio dela consegue pensar sobre o sentido da vida, buscando a motivação para viver de modo pleno, aproveitando uma curta existência, aprendendo com erros e, consequentemente, se tornando alguém melhor. Desta maneira, o conhecimento filosófico nos ajuda a lidar com algumas situações conflitantes da vida, como: o bem, o mal, o amor, a política, a beleza e, claro, os rumos de nossa sociedade.

Um ponto alto do livro reside na ideia de explicar conceitos filosóficos lançando mão da cultura pop, partindo de exemplos mais plausíveis presentes na cultura popular seja por meio de livros, filmes, séries e músicas, o que possibilita atestar como a filosofia não sai de nossa mente.

Então, se você tem interesse pelo assunto, mas não sabe por onde começar, recorra ao "Filosofia para mortais", pois além ler sobre importantes questões filosóficas, poderá criar paralelos com a indústria do entretenimento e assim obter grandes ensinamentos. Livro recomendado.

fev 22/01/2022

Ótima introdução ao pensamento filosófico
É sem dúvida um ótimo livro para introdução à filosofia. O fato do autor por ter combinado filosofia e cultura pop, com certeza, ajudou para que esse seja um início ao mundo que traz novas perspectivas e nova forma de pensar o mundo. Pensar não é fácil por isso que entrar no mundo da filosofia nem sempre é fácil. Mas que bom há pessoas que pensam em maneiras menos complexas para introduzir a essa forma de pensar o tudo. Daniel Gomes de Carvalho fez um ótimo trabalho aqui. Todos os capítulos me apresentaram uma nova perspectiva relevante, mas os três últimos foram especialmente mais arrebatadores e essencialmente perturbadores para pensar na minha própria existência. Agradeço por isso. Fica a recomendação. Acredito que seja um ótimo presente para quem deseja iniciar no mundo do pensar filosófico.

Lucas.Cordeiro 27/05/2021

Excepcional
O autor de forma excepcional consegue dissecar discussões e debates do nosso dia a dia explicando com filósofos do passado e sempre, concluindo com sua opinião, livro muito bem escrito e a leitura é bem fluída, super indico!

Mila 21/08/2021

Vale a pena
O livro é excelente, divertido e feito para um público amplo. É um livro de divulgação filosófica responsável e consciente, algo muito necessário no nosso país.
Para quem não sabe, o prof. Daniel é doutor pela USP.

Bruno.Moraes 17/09/2021

O livro é muito bem escrito, a didática é fantástica, fala sobre temas complexos de maneira simples e muito fluída e isso facilita muito na compreensão. O autor consegue com sucesso fazer o leitor refletir e pensar. Tive a sensação de estar conversando com o professor enquanto tomamos um café, muito bom!!

Fernando 02/08/2020

"Pensar bem para viver bem"
Essencial para quem quer pensar de uma forma interessante, divertida e profunda.

Lari 28/12/2020

Como ex-aluna do Daniel, sinto-me na obrigação de enfatizar o quanto sua escrita replica a forma de fala. É incrível ler o livro e escutar na mente a própria voz do autor. O livro é muito bem escrito, didático a veras e, de menor relevância ao conteúdo, a diagramação é aprazível aos olhos. As menções a obras de arte tornam a leitura mais ativa e dinâmica. Super recomendado!

@leiolivros 13/04/2022

Um daqueles livros que te conquista pela capa e depois de conquista de novo com a temática e por fim te conquista mais uma vez com seu conteúdo.

Na brincadeira de unir filosofia e cultura pop, Daniel Gomes de Carvalho conseguiu destrinchar muitos conceitos que, para mim, eram, se não complexos, ao menos um pouco abstratos. Me vi emocionada em alguns capítulos e de fato entendi e reconheci muitas coisas sobre mim e os que me rodeiam acompanhando o pensamento do autor.

Uma obra que planejava ler devagar, como tudo que ando lendo ultimamente, se tornou quase uma questão de urgência. Estava sempre pensando no momento em que pegaria o livro de novo e em quantas reflexões ainda faria. Foi post-it pra todo lado.

Nesse livro tem Aristóteles, e Platão, e Sócrates, Hobbes, Kant, Nietzsche e Maquiavel (+ muitos outros), mas também tem Rick and Morty e Breaking Bad, Senhor dos Anéis, Merlí e Game of Thrones.

É uma mistura que tem tudo pra dar certo, e dá.

Paulo Freitas 02/09/2022

O autor nos mostra através de uma linguagem simples como a filosofia está sempre presente a nossa volta, desde um seriado de televisão até um ataque de tubarão a uma banhista. Uma infinidade de eventos que nos leva a reflexão e ensina como lidar com as questões mais inquietantes da nossa existência.

Martony.Demes 09/03/2022

Quero falar sobre uma obra que li recentemente: filosofia para mortais, De Daniel Gomes de Carvalho @danielgomesdecarvalho

Bom, peguei a dica desse livro com o professor @mateus.salvadori. Iniciei a imersão um pouco desconfiado. Imaginei que era mais outro livro com conceitos filosóficos, citações de grandes filósofos e comentários. Porém, felizmente o livro é bem diferente! Como assim?

Primeiro Daniel apresenta na introdução a proposta do livro: ele mescla temas fundamentais de nossa vida (amor, vida, morte, beleza, escolhas entre outros) com referências atuais (filmes, quadros, canais, livros, músicas), com conceitos e teorias de pensadores consagrados da filosofia! E claro, o autor expõe de maneira objetiva e direta a opinião dele a respeito.

Um dos temas bem interessantes abordados é sobre a morte e o fato de sermos mortais e que corrobora por estarmos vivos. Olha, Daniel utiliza uma linguagem bem simples e próxima do leitor comum, do leitor mortal, como eu e você!

Um grande problema da leitura desse livro é que são muitas sugestões de filmes, séries, músicas e livros de cunho filosófico ou relacionado e eu fiquei com uma "agenda filosófica" bem cheia para ver e assistir tudo que ele indicou!

Vários capítulos interessantíssimos! Por exemplo, o capítulo do Tubarão que ele faz um cotejo entre uma teoria de Rousseau e Kant X O tubarão fazendo referência ao filme Tubarão.

Outra comparação bem legal é de Maquiavel, Hobbes com a Guerra dos tronos! Sensacional! Tem até um cotejo muito legal entre Albert Camus e o desenho Rick e Mort! E isso me fez a assistir (e ainda assistindo) esse desenho absurdamente metafórico que tem diversas referências filosóficas!

Há muitos outros conceitos filosóficos que são expostos de uma maneira bem simplificada com exemplos e utilizando recursos de referências atuais que torna tudo mais claro! É sério! É impressionante!

Para finalizar, eu tive acesso ao livro e-book! Porém, ele já está na minha lista de próxima compra de livros impressos! É aquele tipo de obra que você deve relê-la com frequência! Recomendo demais!

Déh 30/07/2023

Pra refletir
O livro nos leva a refletir sobre assuntos como o amor, a ética, a moral e, principalmente, a morte e como ela influencia em todos os outros assuntos do livro.

Izzie 01/08/2022

Aprendi, mas já esqueci...
É um livro para quem quer entender o básico de filosofia. Talvez, se você for melhor no assunto, consiga aprender mais do que eu - o que não é difícil.

Gostei muito da escrita leve e da utilização de temas jovens, como Ricky e Morty, no desenvolvimento do livro. Foi isso que me fez ir até o fim e não desistir dele. Odeio filosofia.

A arte como gancho também me chamou muita atenção, fiz questão de ir procurar cada um dos quadros e músicas citados, o que me levou para um mundo completamente novo e que gostei bastante.

Recomendo muito para leigos como eu!

Tames 16/12/2021

Uma enciclopédia de referência massa
Ganhei esse livro e não esperava tanto, não por julgamento algum, mas porque desconhecia de tudo o autor Daniel Gones de Carvalho. Galacticamente sensacional! O Daniel traz a filosofia de maneira simples e muito prática, conjugando sempre os conceitos e temas dos filósofos como Hume, Platão, Hobbes, Nietzsche, Kant, Camus e vários outros com coisas do nosso dia a dia, que são "tocáveis", encenando com muita coisa legal como GoT, Senhor dos Anéis, Veganismo (tipo o que a tem a ver? Pois é?! Kkk). O cara tem um repertório de leitura e entreterimento invejável! Um livro de reflexões e muita referência bacana! Surpreendida como é extremamente didático e paupável! E com contextualização atual. Indico muito os capítulos 9 e 10 em que ele faz os contrapontos entre filosofia e Rick and Morty e Breaking Bad com essas visões...nerd que sou sou fã de muitas coisas citadas no livro então apaixonei mesmo e não tinha tido muitos dos olhares que ele expõe... As reflexões sobre a morte e o absurdo de Camus também são feras, me fez refletir demais sobre os propósitos da vida humana cotidiana....Ou vai ou voa! Indicação forte pra 2022 aí ???
" Não me venham com conclusões, a única conclusão é morrer!" - Fernando Pessoa.