De bala em prosa

De bala em prosa Vanessa Oliveira...

Resenhas - De bala em prosa:

Amanda 04/03/2021

?De bala em prosa: Vozes da resistência ao genocídio negro?
Um grito doloroso, a exaustão desses autores irá ressoar em sua mente, e irá ressignificar seu lugar de fala.
Um livro necessário para compreender a branquitude e seu lugar no movimento antirracista.

Carol 17/02/2021

Tema importantíssimo para leitura, debates e ações
O assunto é importantíssimo para desconstruir atitudes que ainda existem fazendo mal a uma parcela considerável da população brasileira.

Não apenas ler esse e outros textos, mas ampliar as atitudes no dia-a-dia.

Gleysi.Bianchi 28/01/2021

Necessário
Tema que todos deveriam estar a par, só me incomodou um pouco a forma com (justamente por serem vários autores que escrevem) que os relatos foram colocados. Se faz referência muitas vezes a um mesmo acontecimento (acredito que por questões de indignação e do contexto em que o livro foi escrito), não precisava retirar o emocional, mas acho que teria sido uma leitura mais fluída se houvesse relatos pessoais dos autores mesclados então, com toda essa indignação e algumas informações (que foi algo que vi de forma pontual no livro). Se for ver mesmo, era uma obra que poderia ser resumida em um artigo de 20 páginas, mesmo assim traz muitos pontos impactates e pesados que precisam ser expostos.

Luiza 25/01/2021

1. Marcados pela cor – ✰✰✰✰ (4 estrelas)
2. Eu gostaria de saber como seria se sentir livre – ✰✰✰ (3 estrelas)
3. Corde pulsum tangite – ✰✰✰ (3 estrelas)
4. Cotidiano carioca – ✰✰✰ (3 estrelas)
5. Vidas negras não importam – ✰✰✰✰ (4 estrelas)
6. A força do estômago e o combate ao terror – ✰✰✰✧ (3,5 estrelas)
7. A morte de todos os dias – ✰✰✰✰ (4 estrelas)
8. E se fosse um único tiro? – ✰✰✰✰✰ (5 estrelas)
9. Oitenta tiros por engano, vocifero – ✰✰✰✰ (4 estrelas)
10. Todas as horas do fim – ✰✰✰✰✧ (4,5 estrelas)
11. Dias, anos, tiros e corpos... 5, 15, 12, 29, 80, 111 – ✰✰✰ (3 estrelas)
12. De oito a oitenta, sobre a literatura e sociedade – ✰✰✰✧ (3,5 estrelas)
13. Quantas vidas contam para um genocídio? – ✰✰✰✰✰ (5 estrelas)
14. Apontamentos da sapatão escurinha para a branquitude que se toque – ✰✰✰ (3 estrelas)
15. Esse é só o grito de uma preta! – ✰✰✰ (3 estrelas)
16. A falsa abolição de um país que nos abole – ✰✰✰✧ (3,5 estrelas)
17. “A gente combinamos de não morrer”: retornar às raízes e (re)construir espaços de afeto para o nosso povo – ✰✰✰✧ (3,5 estrelas)
18. Das telas para as ruas – ✰✰✰✰ (4 estrelas)
19. Não é culpa do Bolsonaro – ✰✰✰ (3 estrelas)
20. Se nada somos, sejamos tudo! – ✰✰✰ (3 estrelas)
21. Desabafo – ✰✰✰✧ (3,5 estrelas)
22. Morte encomendada: mata que é negro! – ✰✰✰ (3 estrelas)
23. Nunca foste mãe gentil – ✰✰✰✰ (4 estrelas)
24. De tigres a tiros: negros, segurança pública e necropolítica – ✰✰✰ (3 estrelas)
[Livro lido em janeiro de 2021]

Thais 25/01/2021

Respira fundo e vai!
Livro totalmente necessário, todos deveriam ler.
Reúne vários textos de vários autores, que nos mostram a realidade, de maneira direta, o genocídio negro, que é constante.
Pra mim, apesar de relativas poucas páginas, foi uma leitura extremamente difícil, não pela diagramação ou escrita dos autores (que são excelentes), mas pelo conteúdo, pois cada página é angustiante, nos deixa impotentes. Não preciso falar mais nada né? NECESSÁRIO! CORRE e vai ler!

Pâmela de Amorim 25/01/2021

Debate necessário
Reunindo diversos textos de autores e autoras negras, o livro traz um debate necessário, dando voz a quem sofre diariamente devido a herança colonial. Uma sociedade construída através de estruturas raciais, a herança vem em forma de violência, e o genocídio negro realizado pelo Estado brasileiro, pelas mãos daqueles que deveriam proteger, precisa acabar. Escrito após a morte de um músico e um catador de materiais recicláveis no Rio de Janeiro, os textos mostram o “cotidiano claustrofóbico de violência e preconceito” e seu impacto na vida de milhares de pessoas. Não é fácil de ler, são inúmeros socos no estômago, mas deveria ser leitura obrigatória.

site: https://www.instagram.com/jardimdapamela/

suellem 21/01/2021

De bala em prosa
" vistam a carne mais barata do mercado como a sua própria .
Sangrem conosco ou sangrem depois de nós . Só não pensem que vocês não entrarão na mira quando a nossa fonte de sangue secar . (14%) .

Um livro de contos muito intenso e muito tocante. Aqueles que fazem você pensar e repensar sobre tudo .
O livro vai falar sobre racismo, genocídio, preconceito ...

É um livro muito informativo e muito marcante . Recomendo muito a leitura

Lhyz 19/01/2021

Vozes da resistência ao genocídio negro:
Se você um dia se pegou pensando que não reproduzir comportamentos racistas era o suficiente, esse livro vai jogar na sua cara uma realidade que vai te tornar consciente da necessidade de ser antirracista.

"A construção social dessa hegemonia da branquitude se sustenta devido ao aparato institucional que atua tanto na construção de consensos sobre a dominação (ideologia) quanto na legitimação dos critérios raciais que perpetuam o uso de força estatal (violência material)." (Pág. 107)

Tenho muito o que falar sobre essa obra que reúne - não apenas vozes, mas gritos que denunciam as diversas violências que o nosso povo sofre: nadificação, objetificação, genocídio por "engano", exclusão dos meios acadêmicos, vivências brutais fisicamente e psicologicamente.

Não foi uma leitura fácil, pois me vi enfiando a mão nas minhas feridas... Mas, às vezes, esse movimento de encarar as dores da posição polícia-social-cultural-histórica da nossa cor é necessária para continuar a lutar.

Se depois de ler Djamila ou Chimamanda our Conceição, você ainda não tiver convencido(a), leia De bala em prosa. Escute essas vozes, nossas vozes.
fluxo-floema 24/01/2021minha estante
Belíssima resenha, com certeza irei lê-lo.

Lhyz 24/01/2021minha estante
AHHHH, fico muito feliz! É um livro visceral.

I am a crazy person 15/01/2021

Não posso dizer que adorei o livro. É sofrido. Um retrato de dor de pessoas pretas. Prosas inundadas por sentimentos, machucados. Não tem como ama-ló. Por isso... eu recomendo absurdamente.

Fatima.Caitano 13/01/2021

Leitura extremamente necessária
Foi sem dúvidas um dos livros mais importante e impactantes que já li. Perceber o quanto as balas tem endereço, cor de pele e classe social definidos, nos trazem a verdade sobre a realidade tão desigual do Brasil.

mile 12/01/2021

ler, ouvir e agir!
livro extremamente necessário principalmente pra nós brancos que as vezes não sabemos muito o que e como fazer. daqueles curtos e grossos e que PRECISAM ser assim. tristes e reais exemplos do que acontece todo dia nesse país e principalmente no rio de janeiro. leiam!

debroua 03/01/2021

Sem palavras!
A única coisa que posso falar pra vocês é: leiam esta obra, por favor!

matheuslao 02/01/2021

O genocídio precisa acabar.
Uma leitura seca, ardida, talvez incômoda para muitos, contudo necessária para nunca esquecermos da luta diária contra o racismo e a necropolitica.

Brianna 31/12/2020

Angústia sem fim
"Sangrem conosco ou sangrem depois de nós. Só não pensem que vocês não entrarão na mira quando nossa fonte de sangue secar."
Esse livro é muito bom para mostrar o que sempre foi negligenciado na História, a perspectiva do oprimido. Impactou-me ver como os autores dos textos se sentiram ao verem aquela notícia, pois me senti mal por notar que eu havia visto a notícia porém não segui até o fim para saber o que acontecera, como os disparos não foram para mim, era só mais uma notícia triste que eu passei rápido. Foram mais de 100 disparos! A crueldade do que aconteceu é surreal, esse livro me faz lembrar que para mim, não negra, não senti na minha pele o que aconteceu, mas eles sim.
É um livro que deveria ser distribuído nas escolas para que os não negros possam ouvir o sofrimento das vítimas e que seja usado para nos lembrar por que devemos lutar por mudanças, ao mostrar tantas evidências da estrutura racista e genocida brasileira.
Esse livro não só mostra o caso contra o carro, mas diversos outros que não estão gravados em nós, mas os atormentam. Foi doloroso ver o tanto de desesperança, medo, raiva e angústia que permeia esse livro, o que me mostrou que se eu tenho o mínimo de humanidade em mim, devo participar da luta anti-racista.
O que achou do livro?
Quando você percebeu a estrutura racista presente no Brasil? Eu percebi quando fui a um restaurante caro em São Paulo e não havia um negro no local.

luísa 30/12/2020

que livro foda!! essencial dms pra todo mundo, ensina muito sobre racismo estrutural. cada parte escrita por um autor traz uma diferença muito grande, fazendo com que seja gostoso de ler até o final