De bala em prosa

De bala em prosa Vanessa Oliveira...

Resenhas - De bala em prosa:

vannessa 15/04/2024

Leitura extremamente necessária. Quantos inocentes são mortos só pela questão da cor. Esse livro nós faz pensar na questão da liberação das armas, em como o ex governo atuou nesse cenário que levou a morte de duas pessoas inocentes só por causa da cor de sua pele. Será que se fossem "brancos" esse cenário seria diferente? Eu acho que sim.

Jessica1248 07/04/2024

São vários textos que retratam a urgência de se pautar e combater o racismo institucional. Os textos tem como pano de fundo o assassinato de Evaldo dos Santos Rosa, que em 2019 teve o carro fuzilado com mais de 50 tiros, enquanto ia com a família para um chá de bebê no Rio. Qual o papel e a postura do Estado perante essas mortes são alguns dos questionamentos. Leitura necessária!

Yascoim 20/09/2023

This is Brazil
Esse livro estava na minha biblioteca do Kindle faz tempo, mas demorei para pegar, justamente porque eu não queria ler em um momento qualquer: eu já sabia que ia sair dessa derrubada.

De bala em prosa é uma coletanea de textos de autores diversos, abordando a violencia e o racismo no Brasil.

Esse livro tocou no fundo da minha alma e me fez chorar de uma forma absurda. Tiveram momentos em que eu tive que parar, fechar o livro e assimilar.

Recomendo esse livro para todos, desde aqueles que já têm noção do que as pessoas pretas passam no Brasil até (principalmente) para os que ainda vivem em um mundo distópico onde o racismo não existe.

"BRANCOS, SANGREM CONOSCO!"

Mahara 29/07/2023

Sobre corpos-alvo
E é isto. Todo o livro sai dessa base. Absurda, mas infelizmente realista. De uma forma bem especial, o capítulo entitulado ? ?A gente combinamos de não morrer?: retornar as raizes e (re)construir espaços de afeto para o nosso povo? me apresentou o livro ?O quilombismo?, de Abdias Nascimento, que já estou ansiosa para ler.

Camila1857 04/07/2023

Desabafos, reflexões, análises, um grito feito através das palavras. Esse livro é um misto de autores e estruturas de narrativas, mas toda com o mesmo objetivo: denunciar que o racismo mata e, como diria Emicida, "existe pele alva e pele alvo"

Primeiro cê sequestra eles, rouba eles, mente sobre eles
Nega o deus deles, ofende, separa eles
Se algum sonho ousa correr, cê para ele
E manda eles debater com a bala que vara eles, mano
Infelizmente onde se sente o sol mais quente
O lacre ainda tá presente só no caixão dos adolescente
Quis ser estrela e virou medalha num boçal
Que coincidentemente tem a cor que matou seu ancestral
Um primeiro salário
Duas fardas policiais
Três no banco traseiro
Da cor dos quatro Racionais
Cinco vida interrompida
Moleques de ouro e bronze
Tiros e tiros e tiros
O menino levou 111
Quem disparou usava farda
Quem te acusou nem lá num tava
É a desunião dos preto junto à visão sagaz
De quem tem tudo, menos cor, onde a cor importa demais

(Ismália, Emicida)

Lean.cwrv 19/05/2023

Reconhecer o conforto de apenas ter nascido assim
Sabe aquelas obras que te colocam em uma posição desconfortável, e aproveitam disso para te dá aquela pancada, forte e certeira, esse livro foi assim, me lembrando da sociedade na qual eu vivo, no quão confortável é pra mim quanto pessoa branca, simplesmente viver. Como posso me dá ao luxo de ignorar certas situações pq nunca vou passar por elas, agradeço aos autores por esse lembrete, por me trazerem esse desconforto, por se desnudarem e mostrarem assim suas marcas, de forma tão impactante e marcante.

Maria 08/03/2023

Lamentável? incidente? engano?
"Meu amado país cresceu regado por sangue negro. Somos exterminados há anos. Resistência é o sobrenome de todo negro que nasce aqui. Sou a razão, o resultado de anos de luta, labuta, e enquanto viver continuarei resistindo. Resistência reverbera em nosso sangue ? preto."

Lorena1058 18/02/2023

Precisamos falar sobre racismo!

Uma leitura dolorida para quem é empático. Uma leitura necessária aos brancos.

Paulinha 31/01/2023

Tapa na cara da realidade
Livro muito bom, muito realista.
Um livro que sangra, você sente a dor e sangra junto.

É muito importante reconhecer nossos lugares de privilégio e entender que o racismo e o preconceito são estruturais,e a partir disso fazer algo para mudar isso.
É o nosso dever.

Biel 30/01/2023

De Bala em Prosa
Um compilado de textos que atinge fundo.

Tem coisas que a gente lê que nos impactam profundamente como seres humanos. "De Bala em Prosa" é um daqueles livros que você não queria ter que estar lendo. Juntando discursos de diversos autores negros, o livro traz uma mensagem acerca da violência contra a raça e de como a sociedade (em todos os corpos) se mantém estruturada em preconceito e marginalização.

Uma junção de diferentes gritos com o objetivo de abrir os olhos de toda uma nação.

Leite 09/09/2022

Impactante, comovente e revoltante
"O Brasil é um país que tem o ódio racial como componente principal de uma estrutura profundamente racializada."

Mage 05/09/2022

Muito bom ver as coisas por outro ponto de vista, achei comovente é muito realista. Sai com várias indicações de livro.

Helena 07/06/2022

Não deu!
Esse livro não foi o que eu esperava...

TRISTE porque eu estava bem esperançosa por gostar sempre de livros com representatividade negra, mas esse não deu.

Foram críticas que não achei necessárias algumas vezes.

Por isso: ????

Mandretty 03/06/2022

Relato sobre o racismo brasileiro, tão negado e tão presente
Qualquer leitura da sociedade que desconsidere a racialização existente nas estruturas sociais é uma leitura incompleta. A ideia de raça se encontra de tal modo presente no contorno assimétrico das relações de poder que ignorá-la significa desprezar todo o passado histórico da própria formação do Brasil.

letAcia1172 12/05/2022

"escrever é uma maneira de sangrar"
esse livro é um grito de indignação, um grito de resistência contra o genocídio programado da população negra no brasil, um grito de não aguentamos mais.

é uma leitura dolorida, no entanto, necessária. não há como eufemizar o extermínio do povo preto, não podemos mais mascarar uma realidade já escancarada.