O Trabalho Intelectual e a Vontade

O Trabalho Intelectual e a Vontade Jules Payot

Resenhas - O Trabalho Intelectual e a Vontade

Kielyr 26/02/2023

Jules Payot: um pedagogo magnífico.
Um livro recheado de ensinamentos e sugestões que permitem a evolução do espírito. Possui referências de fundamental magnitude que não devem ser deixadas para trás.

Payot caminha desde as disfunções do ser humano, como a preguiça, procrastinação, prazeres..., até às necessidades do corpo, ? a saúde, alimentação e atividade física. Tudo contribui para o desempenho e progressividade das faculdades morais e intelectuais do homem. Além de alertar os perigos dos "pseudos". Ele também apresenta diversas metodologias para o bom uso do tempo, energia e atenção.

Inegavelmente, é uma leitura excepcional, com aproveitamento da primeira até a última página. Todos devem ler antes de baterem as botas. E apenas esse fato bastava para evidenciar a importância desse livro.

Por fim, "podemos subtrair-nos à ignorância, podemos encontrar-nos como criaturas excelentes, inteligentes e hábeis. Podemos ser livres! Podemos aprender a voar!".
(Richard Bach)

Aline CS 01/02/2023

Todo ato de vontade por menor que seja, é tonificante.
O livro é uma continuação da Educação da Vontade do mesmo autor. Dividido em duas partes: Amar o trabalho e saber trabalhar;
Os fundamentos psicológicos de um bom método de trabalho. Nos são dadas dicas valiosas de como conduzir os estudos, aproveitar melhor o tempo, memória , atenção a fim de desenvolver um bom método de trabalho intelectual.

tiagonbraz 07/09/2022

O Trabalho Intelectual e a Vontade, de Jules Payot
"Toda erudição e toda pesquisa de algo que foi pensado por outros são vãs, se nos distraem do trabalho essencial que é confrontar, por exemplo, uma página de um grande escritor com a nossa experiência. Uma leitura realizada sem esse trabalho ativo que ninguém pode fazer por mim, já que minha experiência é única, não passa de pseudo-trabalho, puro esforço de memória."

"O Trabalho Intelectual e a Vontade", continuação de Jules Payot à sua obra prima, "A Educação da Vontade", entra em detalhes no modo de conduzir atividades intelectuais de forma efetiva. Leitores, escritores e estudantes, entre outras profissões, podem obter dicas valiosas do autor para a tarefa que terão ao longo de suas vidas - a aquisição de conhecimento e, como fim último, a busca da Verdade.

O livro é dividido em duas partes: a primeira, "Amar o Trabalho e Saber Trabalhar", traz algumas bases do conceito de trabalho, o que realmente é trabalhar e como aprender a não sucumbir à preguiça ou às sensações, a fim de utilizarmos melhor nosso precioso tempo. A segunda, "Os Fundamentos Psicológicos de um Bom Método de Trabalho", além das teorias psicológicas, traz contribuições fundamentais, práticas, para o exercício da leitura e como fazer anotações que sejam úteis para toda a vida.

Payot faz críticas ao pseudo-trabalho, que geralmente se disfarça de um esforço verdadeiro. Durante a leitura de um livro qualquer, transformar a atividade em um pseudo-trabalho é fácil: passa-se os olhos pelas frases tal qual se observa os carros em uma rodovia, indo e vindo; não se apreende, não se compreende uma frase sequer. Gasta-se tempo, enganando a si mesmo de que algo útil está sendo feito. Semanas (ou até mesmo dias) depois, logo se vê que nada sobrou.

Para ele, a leitura passiva é um mal que deve ser combatido ativamente. Não se deve ler sem reflexão, sem verdadeiro esforço para compreender o livro por inteiro. E isso passa tanto por não deixar dúvidas para trás - e, com a Internet, isso jamais foi mais fácil - e confrontar as ideias do autor com nossa própria experiência - não se curvar perante a "verdade" sendo dita, mas perguntar-se: "Levando minha experiência de vida até agora, isso que o autor disse faz sentido?". Assim, pode-se dialogar com o próprio livro, levando em conta o pensamento do autor e comparando-o a nós mesmos. Neste ponto, entra também a própria meditação, que, conforme Hugo de São Vítor, "é eminentemente prática" - assim como deve ser a leitura. Deve-se meditar sobre as leituras feitas, mas não com o objetivo de memorizá-las, mas, como já dito, confrontar as ideias com as nossas, e chegando à conclusão do que realmente faz sentido para nós, e talvez então mudar nossa visão de mundo e nossas ações. Dessa forma, nossas leituras poderão realmente ser aproveitadas.

É possível que este livro mude seu modo de ler, de anotar suas leituras e, talvez, até de viver. A insistência de Payot para que se compreenda por inteiro os bons livros, que se confronte as ideias com a própria realidade; sua experiência sobre anotações, que mudou completamente o meu modo - de no máximo 40 "temas" de fichas (antes minha categorização de anotações era ilimitada - e, por óbvio, uma bagunça) -; e suas críticas a pseudointelectuais e pretensos "eruditos", sisudos, mas que não apreciam a natureza e não são uma boa companhia para a própria família: tais orientações podem ser de grande valia para sua vida, como foram para a minha.

Ana 09/02/2022

O trabalho intelectual e a vontade
Que livro!
Conheci Jules Payot ao ler o seu livro Educação da Vontade. Revi conceitos sobre como educar nossa vontade para o trabalho, para o lazer, para a vida. Entendi e reafirmei alguns métodos de estudo e organização.

Neste outro livro, mais profundo em algumas diretrizes, pude reafirmar alguns pensamentos e até questionar meu estilo de vida enquanto estudante e leitora. Entendi que, muitas vezes, não trabalho, mas apenas finalizo algumas tarefas do trabalho. Há uma diferença nesse processo entre trabalho x tarefas, o qual vou direcionar minhas forças para (re) ajustar metas e foco na organização de material, leitura e escrita.

O autor nos faz refletir sobre as condições para o progresso, inteligência verdadeira e pseudo-trabalho, como saber trabalhar, referências de trabalho a partir de grandes homens, sobre atenção, memória, instrução através dos livros e alguns métodos direcionados à algumas áreas.

Diante de toda preciosidade da leitura, eis alguns trechos que muito me marcaram:

"Ninguém pode querer por nós, ninguém pode trabalhar por nós, ninguém pode pensar por nós. Cada um deve procurar sua própria saída, e ganhar por si, com o suor de seu rosto, o pão da alma e da inteligência."

"[...] a condição essencial do trabalho intelectual é evitar, por um lado, a dispersão, e pelo outro, a ideia fixa, monômana, de trabalho.

[...] Evite a bulimia, aberração maníaca que leva as pessoas cuja vontade é fraca a devorar livros, revistas, jornais, esfarelando e dispersando sua energia intelectual.

Sou fã do autor e da maneira como ele escreve. Indico muito a leitura e mais ainda: a necessidade de reflexão profunda sobre como estamos seguindo com a nossa vida "intelectual".

Enry 22/11/2021

Nada de original.
Mais do mesmo, são as mesmas ideias de Guitton, Riboulet, Sertillanges... O seu livro anterior, A Educação da Vontade, consegue ser mais original. Este, não.

Joaozinho, Artista 23/03/2021

O que você quer na sua vida intelectual?
O livro é a continuação do livro A Educação da Vontade do mesmo autor. Neste livro o autor da várias dicas para quem está começando uma vida intelectual de estudos e fala da sua experiência própria os jovens que não souberam se organizar para os seus trabalhos e acabaram matando o seu talento para isso. Ele também desmente esse mito de que uma pessoa culta é aquela que lê de tudo, desde livros a revistas e jornais, ele alerta que esse tipo de leitura distrai o aluno, agita o espirito e o trabalho fica pobre e com coisas banais e sem relevância, assim como alguns historiadores que ao invés de focarem em acontecimentos históricos relevantes para a população do país ao qual ele estuda ou seu antigo líder, rei, imperador ou presidente, ele acaba por focar em fofocas palacianas, intrigas com outras figuras públicas ou casos extra-conjugais.

André 22/03/2021

O TRABALHO INTELECTUAL E A VONTADE
Esse livro é a meu ver profundamente tocante. Jules Payot nos convida a sair do comodismo munido com a arma da vontade. Além disso, nos dá conselhos úteis que direciona para uma autoorganização e evitar a falta de dispersão de energia física e principalmente mental que serão fundamentais para a conquista do desenvolvimento intelectual. Afira e comprove a suas ações pelo contador incorruptível e talvez você se torne o homem que deseja ser.

Ezequiel.Soares 05/12/2020

Continuação da obra, educação da vontade, do mesmo autor.
A arte de aprender é a arte de saber obedecer às leis do espírito e do corpo. Um excelente guia para quem quer dedicar sua vida ao trabalho intelectual. E nesse empreendimento não devemos contar nem com as emoções, de curta duração, nem com os estímulos externos promovidos por pedagogias idealistas utópicas. A vontade é o único estímulo permanente. Somente a ação nos informa sobre o conteúdo verdadeiro de nossa consciência. O mundo se apresenta a nós como um caos a ser ordenado, mas antes de pensarmos em ordenar a caoticidade do Mundo, é preciso ordenar a desordem do nosso ser.

LEITURA indispensável!

Polliana 19/10/2020

"A obra mais bela é construir a si próprio." p. 175
O livro é quase que um guia para o trabalho intelectual, com ensinamentos muito úteis àqueles que para tal se direcionam.

Não farei uma resenha, pois, como disse, achei o livro é bem prático. Em vez disso colocarei alguns tópicos que achei interessantes:

AME O TRABALHO
Não existe "Esgotamento" por Trabalho Intelectual
Poucas Horas de Trabalho São Suficientes
Administre Bem sua Energia
O Tempo de Trabalho Real É Curto
Que Tudo Esteja Pronto na Hora do Esforço!
Encontre as Horas Sagradas
Lembre-se da Importância da Saúde
Organize as Armadilhas para as Idéias
A Única Ajuda Está em Você

Saulo115 21/06/2020

Inteligência...
[...]Ser inteligente significa distinguir claramente o que é do que não é, o factível do impossível, o que está de acordo com o fato do que não está. Ser inteligente é compreender o caso tão claramente quanto se discernem os detalhes no fundo da água transparente. Esta limpidez do olhar da inteligência supõe o acalmar das paixões e a liberdade de espírito: por isso ela é negada aos levianos, aos dissimulados, aos emotivos. É que a menor das emoções, ao encrespar a superfície da alma, perturba a imagem da realidade; ela impede, no ato de pensar, a ponderação delicada de motivos e razões.[...]