O Conde de Monte Cristo

O Conde de Monte Cristo Alexandre Dumas

Resenhas - O Conde de Monte Cristo

Murilo109 06/11/2023

Os anos passam, e Dantès perde a esperança de que a justiça seja feita. Até conhecer outro prisioneiro, o abade Faria. A partir daí a ação se precipita: Dantès escapa da prisão, alia-se a piratas, toma posse do tesouro escondido na ilha de Monte Cristo e volta a Paris, disfarçado, para se vingar.

Vinicius39 06/11/2023

O conde de monte cristo
Leitura fácil, apesar do vocabulário de época e muito interessante. Apesar de longo você não percebe, pois a história prende sua atenção. No começo sofremos com as desgraças de Edmond e no restante do livro torcemos por sua vingança.

luke - among the living. 03/11/2023

Não tenho nem o que dizer, apenas que esse foi um dos melhores livros que já li na vida. Também foi o livro que eu mais coletei citações e absorvi e ponderei ensinamentos de vida.

A saga de Edmond Dantés é magnífica, sem mais.

Yasmin V. 02/11/2023

Um novelão
Comecei esse livro absolutamente do nada. Não tava nos meus planos lê-lo esse ano e nem tão cedo também. Mas alguns livros parecem que nos chamam e a gente aproveita aquele segundo de vontade e só vai.

E ainda bem que aproveitei. Deveria ter lido antes! Uma história que tem vingança, traição, fofoca, morte, reviravoltas e burguês safado se ferrando, dificilmente será ruim! É um novelão dos bons!! Hahah
Além disso, gostei da escrita do Dumas. É bem fluida, com ganchos nos finais dos capítulos que prendem muito a leitura.

Porém tenho algumas ressalvas também.
Não darei spoilers, mas pra quem pretende ler, não sei se atrapalhará a experiência de leitura, então fica o aviso rs
Chegando no final do livro, senti que Dumas quis finalizar a história rápido. Alguns desfechos foram bem corridos, sem muitos detalhes. Sabe aquela sensação de "poxa, tão bacana esse arco da história, conta mais!!" e aí não tem o "mais"? É isso... E olha que esperei e tive esperança!! Dantès, você prometeu! Hahahah (quem leu, entendeu)

Mas no geral, amei a história, a experiência de leitura e senti falta quando terminei! Por isso, mesmo com as ressalvas, ainda foi favoritado. Pra quem quer perder o medo de calhamaços, recomendo muito!
Fabio 03/11/2023minha estante
Adorei a resenha, Yasmin!
Eu amo esse livro, e foi com ele que me apaixonei pelos classsicos!

Yasmin V. 03/11/2023minha estante
Obrigada, Fábio!! Quem começou com esse, dificilmente vai parar por aí! É ótimo! ?

Fabio 05/11/2023minha estante
Concordo, Yasmin!?

GioKonze 08/11/2023minha estante
Sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler Dumas... Adorei!

de.ler.eu.gosto 16/11/2023minha estante
Quero muito começar essa leitura ?

Yasmin V. 16/11/2023minha estante
Gio, agora que vi! Obrigada!! Leia sim! ?

E Débora, é muito bom!! Super recomendo!

Æon 01/11/2023

Feijão com Arroz, Porém Entretém

Antes da crítica em si, vou começar dando um singelo estímulo ao possível futuro leitor: não deixe as quase 1400 páginas assustarem vocês, cada capítulo tem em média 10 páginas e o livro em si é dividido em 6 partes, ou seja, dá pra ler um capítulo por dia sem compromisso e tratar cada final de parte como um “final de temporada”. Não tenha medo, a escrita de Dumas mantém-se fresca até para os leitores de hoje em dia. Pronto, dito isso, vamos às minhas opiniões:

Junto com Os Três Mosqueteiros, O Conde de Monte-Cristo não só é uma das obras mais aclamadas do autor, como também quase sempre é figura carimbada em listinhas de “clássicos que devem ser lidos” e não é difícil saber o porquê; já disse em comentários passados, e me permito ser prolixo ao repetir mais uma vez que Alexandre Dumas é o Walcyr Carrasco da literatura francesa, suas obras são novelescas, cheias de reviravoltas, sabem prender o leitor e, infelizmente, são grandes exemplos sobre como “encher linguiças” narrativas.

A saga de Edmond Dantès, dividida em 6 partes, começa eletrizante e é de tirar o fôlego até a primeira metade da segunda parte, depois disso ocorre uma quebra de ritmo que, sinceramente, não acho que Dumas conseguiu reencontrar, porém, com capítulos curtos, de fácil entendimento e mastigadinhos para o leitor, o ritmo de leitura não é muito prejudicado.

Depois da transformação de Edmond Dantès no Conde de Monte-Cristo e a passagem de tempo, os personagens perdem o carisma (incluindo o protagonista) e as novas caras apresentadas são ainda menos gostáveis – a exceção de Noirtier que se revela um dos personagens mais interessantes de toda a trama.

Com sua publicação iniciada em 1844, O Conde continua influente até a contemporaneidade, dando origem a várias adaptações diretas e indiretas. Duvido que seja o livro definitivo na vida de qualquer leitor, mas é um bom passatempo sem compromisso.

isadora.borsato 29/10/2023

Esperar e ter esperança.
Edmond Dantès teve sua existência arrasada, retiraram tudo dele, menos seu espírito, sendo o maior erro de seus inimigos.
O Conde de Monte Cristo, instrumento da Providência, como acredita ser, não elabora mera vingança pela sua vida arrasada, mas sim, pune indivíduos cuja alma é tão maléfica que, os únicos artifícios usados em sua vendeta são o tempo e a índole de seus traidores.
Como o mal sempre atraí o mal, tais pessoas acabam provocando a própria ruína, tendo o Conde, habituado à arte da espera, como espectador principal.
É uma história repleta de personagens, planos elaborados, intrigas, escândalos, crimes e, acima de tudo, castigo, mas também é cheia de esperança e superação, pois, só se é possível seguir em frente após ter enfrentado o passado, e o Conde o faz com muita elegância.

Carolina Del Puppo 28/10/2023

Triste
É óbvio que estou decepcionada porque vi o filme primeiro e não sabia a bomba que seria no fim do livro. Mas não posso deixar de reconhecer toda genialidade da obra, deixando de lado minha parte irracional, que queria as coisas do meu jeito.

Marcus 28/10/2023

Fonte de todas as tramas
Um clássico da literatura mundial, que inspirou todas as grandes tramas que vieram a partir dessa. A história do Conde de Monte Cristo, que mistura aventura, amor, vingança, mistérios e reviravoltas ao longo de 1300 páginas. Tudo nessa história é rico e prazeroso. E se lhe parece óbvio e igual à tantas outras, é porque como eu disse, foi exaustivamente repetida.

Bruna Gomes 27/10/2023

Quem espera (e age) sempre alcança
Eu demorei tanto tempo pra engrenar na leitura, a principal causa foi suas mais de mil páginas, mal sabia que o Sr. Dumas é escritor/feiticeiro, fez mil páginas parecerem 100 com tamanha fluidez de sua escrita.
Não preciso sequer falar da história né? até mesmo quem não leu sabe do que se trata.
Mas fiquei supresa com as micro histórias contidas no livro, elas influenciaram muito para robustez do livro, amei principalmente o núcleo do Luigi Vampa e da Srta Danglars (uma das minhas personagens preferidas).
O único ponto que me deixou decepcionada foi como o autor tratou a Mercedes, me parece ponto comum em muitos autores castigarem a mulher em demasiado, ela levou uma culpa que não era dela. Queria que ela fosse tratada com mais leveza e boa vontade.
Finalizando, não deixem os números de páginas do livro o furtarem da incrível história do nosso Edmond Dantès.

Fernanda 27/10/2023

Dantès: De Injustiçado à Justiceiro
Este livro me acompanhou por muito tempo, me apeguei e agora que acabei me pergunto "e agora, que faço eu da vida sem você?"rs.

Este foi o primeiro livro do Alexandre Dumas que li, eu amei o jeito como ele escreve, eu amei a genialidade desta história também. Os diálogos me fizeram refletir muito, o personagem principal me cativou desde o início e o primeiro capítulo do livro já me mostrava que ele seria um dos meus favoritos.

Amei, inclusive, aprender tantos termos e referências históricas (li cada notinha de rodapé com gosto)!

No fim, a mensagem que resume bem é esta: "Esperar e ter esperança."

Marcal4 27/10/2023

Entrou para os favoritos
Esse livro é sensacional! Peguei uma tradução antiga e isso fez o livro mil vezes melhor.

Mesmo já tendo visto o filme, a escrita e a história foram emocionantes e bem mais impactantes.

Já criei toda a fanfic com a Eugenie e a Louise