O Conde de Monte Cristo (eBook)

O Conde de Monte Cristo (eBook) Alexandre Dumas

Resenhas - O Conde de Monte Cristo

Henriquepm111 14/07/2023

"A infelicidade e a felicidade não existem. Só existe a comparação entre elas. Apenas quem sentiu a extrema infelicidade pode sentir a extrema felicidade." "A vida inteira cabe nessas palavras: - Esperar e ter esperança"

Rafael.Silveira 13/07/2023

O conde de monte cristo
O conde de Monte Cristo é um clássico da literatura mundial que mexe com a imaginação e a sensibilidade de milhões de leitores há mais de 170 anos. Um livro maravilhoso numa edição imperdível, com apresentação e cronologia de vida e obra do autor. Tradução vencedora do prêmio Jabuti.

Loyrane0 13/07/2023

O conde de Monte Cristo
?É preciso ter querido morrer, Maximilien, para saber como é bom viver.?

Que leitura incrível!
Finalmente depois de 2 meses de leitura , terminei essa brilhante obra
Essa foi uma história, que de início me assustou pelo tamanho do livro, mas o conteúdo e tudo que é abordado aqui dentro, é simplesmente, SENSACIONAL.
Não me arrependo de ter embarcado nessa viagem
Eu amei a construção dos personagens, e acompanhar ao decorrer da trama, todos os pontos se encaixando perfeitamente, e a cada capítulo que passava a ansiedade de passar para o próximo, e ver tudo acontecendo.
O conde é uma pessoa sensacional,
Eu senti muita raiva dos ?vilões? e também amei muitos personagens.
Uma leitura longa, de 1301. pg, que de um jeito ou de outro, acaba te conectando com a história e aos personagens. Foram tantos dias imergindo nessa leitura, que toda vez que eu tinha que dar uma pausa, eu não conseguia parar de pensar na história, e já queria voltar correndo, para saber de todos os detalhes.
Você se prende tanto nessa leitura, que fica ansiosa para ver a vingança começar, você quer justiça, mas ao mesmo tempo que quer ver todos pagarem por tudo que fizeram à Dantès, você também quer piedade aos vilões, por que você tem compaixão, e ele simplesmente meche com todas as suas emoções.
Em muitos momentos, eu me peguei chorando e torcendo muito por Dantès.
No final eu simplesmente não conseguia parar de ler, é impossível largar.
Essa com certeza, deveria ser uma leitura obrigatória para os amantes da leitura e principalmente dos clássicos.

Em um outro momento da minha vida, essa é uma história que eu com toda certeza irei fazer a releitura.

Favoritado 5??, com certeza!!!
É isso: LEIAM O CONDE DE MONTE CRISTO!

rodrigueswlucas 03/07/2023

Entre pontos fortes e fracos, prevalecem os aspectos positivos. Obra bem escrita com ótima tradução. Demorei 2 meses para concluir e posso afirmar que valeu a pena. Um livro pra ficar na memória. Ótimo clássico. Recomendo.

Nilo10 27/06/2023

O Conde de Monte Cristo
"Só aquele que experimentou o extremo infortúnio se encontra apto a experimentar a extrema felicidade. É necessário ter querido morrer, Maximilien, para saber como é bom viver."

"-Em troca da sua ajuda, eu ofereço algo muito valioso.
-Minha liberdade?
-A liberdade pode nos ser tirada, como você bem sabe. Eu te ofereço meu conhecimento."

Esse livro é incrível! O Conde de Monte Cristo assusta pelo seu tamanho, afinal, são mais de 1300 páginas. Porém, a leitura é muito fluída e, o principal, todas as histórias e tramas são importantes de certa forma. Não há narrativa sem um desfecho, todos os personagens e conflitos possuem sua importância para desenvolvimento e desfecho da trama. E, alias, que trama!!!

De forma resumida, o livro trata de um rapaz preso injustamente, após traição de "amigos", no melhor momento de sua vida. E temos mais de mil páginas detalhando sua "ressurreição", de prisioneiro abandonado a um milionário exótico, e vingança. Vemos como nosso protagonista sempre está um passo a frente em todos os movimentos e como consegue controlar tudo ao seu redor. Confesso que ao final senti pena de alguns dos algozes de Dantés por tamanha vingança.

Leitura extremamente indicada a todos que tenham coragem de se aventurar nesse calhamaço. Vale muito a pena.

E agora, adeus bondade, humanidade, gratidão... Adeus a todos os sentimentos que regozijam o coração...! Tomei o lugar da Providência para recompensar os bons... que o Deus vingador me ceda o seu para punir os maus!

Nandão 27/06/2023

O homem providência
O Conde de Monte Cristo se passa no começo do século XIX, durante a tensão imperial e bonapartista francesa. O livro conta a história de um marujo, que, por inveja, foi preso injustamente na masmorra de if. Após conseguir fugir de sua prisão, ele vai atrás de seus inimigos, assumindo a forma de providência de Deus, punindo-os. A história se passa em Marselha, Paris e Itália, sendo rica em detalhes e contendo as mais variadas tramas e fofocas. Admito ter ficado meio perdido dentre tantos nomes e codinomes assumidos pelos personagens, mas a maneira como todas as histórias se conectam por um fio tecido meticulosamente pelo autor é SURREAL. Enfim, acho que a leitura deste livro deveria ser um evento canônico para todos, a qualidade é impressionante.

Isabela.Pery 25/06/2023

Eu sigo preferindo Os três mosqueteiros, mas gostei muito desse também. Momentos dignos de novela das 9.

O relacionamento do Conde com a Haydée que não me desceu muito.

LavAnia.Coimbra 21/06/2023

Li pela escola e gostei muito, não é o primeiro livro desse escritor que leio, amo como ele mistura realidade e fantasia de um jeito que faz até você dúvidar se isso nunca aconteceu, obrigada professora Adriana de redação por essa ótima recomendação.

Juliana3239 18/06/2023

A Vingança é um prato que requer MUITA paciência!
Eu lembro que gostava muito do filme de 2002, mas assisti quando era pré adolescente. Mas lembrava de muita coisa.

Coloquei na cabeça que precisava ler esse livro de 1600 páginas. E foi uma longa...muito longa jornada. Porém uma bem satisfatória.

O livro é MUITO mais rico, com muitos outros personagens, ao ponto de você se perguntar aonde isso vai dar. Eu achei que o autor se aprofundou demais nas histórias de alguns personagens secundários, mas mesmo assim gostei de conhecê-los, como foi o caso do Luigi Vampa.

Já outros personagens eu ficava me perguntando pra quê gastar tanto tempo mas aí depois descobriamos as conexões.

Ainda assim acredito que teria diminuído alguns capítulos e subtramas.

De qualquer forma gostei muito da experiência de ler esse calhamaço, foi uma jornada longa e densa, mas estou feliz de ter feito.

Guilherme Dehon 13/06/2023

O Conde de Monte Cristo
Uma obra gigantesca, surreal, de suma relevância para a literatura mundial...
De uma grandiosidade tanto na parte ficcional, quanto histórica.

A história de Edmond Dantès apesar de intensamente cruel, e ao mesmo tempo de rara beleza.

Alexandre Dumas criou uma obra imensamente complexa, com vários personagens e tramas que parecem desconexas mas que se unem em determinados momentos, e ainda assim, ele consegue amarrar cada aparente ponto solta que imaginamos se perder em meio a tantos histórias dentro da história principal...

O início da história é bem dinâmico e a leitura flui muito fácil até o prisão de Dantès e os acontecimentos que se sucedem.

Uma parte que foi um tanto massante, é o período que Albert e Franz estão na Itália para o carnaval...

Após esses eventos na Itália, passamos para Páris, onde a obra tem o foco de seus acontecimentos derradeiros...

Há momentos de menor ou maior intensidade, mas nem por isso deixando de ser cada vez mais instigante.

E já nas fases derradeiras, a obra entra em um momento tão intenso, melancólico, angustiante, esperançoso que quase não conseguia parar de ler.

É uma obra formidável, de fácil leitura, muito bem construída, amarrada, cada mínio detalhe, cada observação, que prende o leitor em todo o seu ser.

Leiam.

Lohan Afeque 12/06/2023

Que o Deus vingador ceda-me o seu lugar para punir os maus!
O Conde de Monte Cristo é uma história tão boa quanto é longa, que se não fosse por isso não seria possível haver tantos personagens e tantas tramas
Considero as melhores partes do livro o início e fim, pois no início temos a prisão de Dantés e suas inesquecíveis interações com o abade Faria, sendo esses os dois melhores personagens do livro
O final nos trás a vingança, que não é feita com um simples tiro de pistola mas causada lentamente, principalmente a do Villefort (Que sendo oque menos merecia foi oque mais sofreu na minha opinião)
O melhor elemento do livro é o próprio Dantés, que ao decorrer da história me senti preocupado com sua corrupção moral, afinal de contas, o próprio vê por um momento que foi longe demais e perdoa o pior dos seus inimigos, mas se afastando da sua personalidade final, no meio da história acompanho sua vingança tão engenhosamente calculada e demorada, que mesmo após ficar rico demorou uma década para ser feita "Esperar é ter esperança!", Vale ressaltar que não foi o dinheiro que fez Dantés se vingar, claro que tem seu mérito mas os conhecimentos adquiridos na prisão valem mais que todos os tesouros da terra, irônico pensar que se não tivesse sido lançado ao calabouço, Dantés continuaria pobre e ignorante, sua ruína foi oque permitiu ser um espírito elevado entre os homens

Ah, tanto que gostaria de falar desse livro, mas não quero estender por aqui, recomendo fortemente sendo um dos melhores livros que já li e Dantés se tornando o personagem que mais tenho apreço

Anderson494 11/06/2023

Não irá se arrepender.
Rio de Janeiro, junho de 2023.

Primeiramente, iniciar essa resenha sobre o Livro O Conde de Monte Cristo é uma satisfação enorme para mim, preciso dizer. Era de minha vontade ler essa obra de Alexandre Dumas há bastante tempo.
Eu conheci primeiro a obra adaptada para o cinema, cuja em minha infância gostava bastante de assistir. É um filme bastante simples com enredo conexo e se você o assistir com liberdade de descrença chega a ser divertido. E como, quando jovens, nossa liberdade de descrença é quase infinita eu tinha essa obra cinematográfica em grande conta (admito que ainda tenho, mas compreenderá a que ponto quero chegar com essa explanação ao decorrer do meu texto. Peço paciência comigo.)
Tenho por questão de honra atribuir a essa adaptação cinematográfica a minha curiosidade em acessar a obra literária. O livro causador de um dos filmes que eu mais gostava.
Fã de Harry Potter como sou, cogitei que talvez poderia me deparar com o mesmo caso que percebi nas obras de J.K. Rolling. Os filmes são muito bons, mas os livros são incrivelmente melhores. Eles nos inserem em um universo que infelizmente, pelo menos não na atualidade, conseguirá ser abordado em uma obra cinematográfica. Somente a trilogia “O Senhor dos Anéis” conseguiu tal feito. Logo cogitei comigo mesmo:

“E se de alguma forma, a obra literária do Conde de Monte Cristo seja melhor do que o filme¿”

Agora me aproximo ao que desejo com este texto. Minha primeira impressão para com o livro foi o susto e logo em seguida a admiração. Me assustei com seu tamanho, logo que comecei a ler compreendi a necessidade de tamanha extensão. Mas tenho que admitir que seu comprimento assusta.
Entenda meu caro leitor, que vale a pena se jogar nessa história mágica. Como Edmond Dante é um personagem apaixonante, assim como Simbad “o marujo”, e o próprio Conde de Monte Cristo.
Maximilien e Luigi Vampa foram personagens que me conquistaram. Personagens estes, que não foram adaptados para o cinema, eu compreendo, pois o livro os dá um contexto muito complexo e concordo com a opção do roteirista de não lança-los desnecessariamente na obra. Acredito que se fizessem uma adaptação para série de televisão, talvez poderia ser uma boa ideia aborda-los.
Ainda falando sobre personagens não abordados no filme, mas que tem grande papel no livro, posso destacar também Haydeé que é uma acompanhante grega do Conde. Mais do que isso a jovem possui sentimentos românticos para com o conde e suas aparições nos capítulos a ela dedicados são sempre envolvidos de mistério e muita beleza. É impossível não se apaixonar por ela.
Outra que acredito que, por que tenham tentado adaptar para o cinema, mas falharam miseravelmente (e não estou criticando a atriz que a interpretou, pois fez o melhor que pode diante de um roteiro tão simplório) é a bela catalã Mercedes, o grande amor de Edmond. Ela talvez seja para mim, a personagem mais complexa, flertando a todo momento com o vitimismo, a coragem, a covardia e a vilania. A única que cometeu um erro crasso, mas por temer ter perdido tudo e ainda por cima sendo vitima de uma articulação meticulosa e ardilosa. E também por amar demais.
Outra coisa que posso destacar é a questão do livro que envolve seus desdobramentos. Se não me engano, a obra é dividida em quatro partes. Admito que me entediou um pouco sua primeira parte, mas essa afirmação é apenas trivial, tendo em vista que tinha seu objetivo de ser uma locução introdutória e para mim, toda introdução é necessária e entediante, portanto nada mais que o normal.
Mas quando a obra estabelece seus artifícios e a estória engata, tudo vira um furacão de leitura recheada de ação e diálogos muito fortes e inteligentes. Dumas, não comete o erro de adiar situações que nos prendem, e logo nos entrega o que promete ou melhor sem enrolação. Do inicio ao fim me deliciei, apaixonei, senti raiva, me entristeci, chorei e vivi com estes personagens. Eles me fizeram desenvolver em meu coração uma forte vontade de visitar a França um dia, especialmente Marselha e Paris.
Só tenho a agradecer e reconhecer como a imaginação do ser humano pode desenvolver contos incríveis como esse. Obrigado Alexandre Dumas! Pretendo ler “Os Três mosqueteiros”, que depois descobri ser dele também. Agora tenho o dobro da expectativa.
Um último detalhe para finalizar essa resenha que está já extensa demais para nosso gosto. Quero também assinalar sobre o detalhe do exemplar da editora Martin Claret, um livro muito bem produzido em capa dura e oportunidade de duas versões de capa externa. O livro é lindo desde da fonte à coloração.
É incrível pensar como um clássico da literatura francesa, escrito a mais de 150 anos pode ser tão atual.
Finalizo recomendando acesso a essa obra, seja pela adaptação cinematográfica, seja pela obra literária. É uma obra de arte que todo amante de arte deveria conhecer. Não perca essa oportunidade se um dia tiver um tempo.
Não irá se arrepender.
remmie 11/06/2023minha estante
achei tão lindo o jeito que vc escreve/resenha, muito chique

Anderson494 11/06/2023minha estante
Muito obrigado! Gentileza da sua parte. Mas acredito que a obra me alcançou de um jeito maravilhoso, então senti que precisava externar isso, entende?