Histórias da Noite

Histórias da Noite Rafik Schami

Resenhas - Histórias da Noite

Thales Moreira 17/10/2021

Narrativa impecável e indispensável
A leitura de Histórias da Noite foi algo que me trouxe muitos sentimentos, em quase todos os sentidos (visão, olfato e paladar). Com cenários e descrições fantásticas, Rafik Schami tece uma narrativa que agarra e não solta até a última página.

A obra narra a história do cocheiro Salim, um querido e exímio contador de histórias, que de um dia para o outro se vê sem voz. Para recuperar seu maior tesouro, ele precisa receber sete presentes de cada um de seus fiéis amigos. E assim o grupo se põe a explorar o que poderiam ser esses presentes. Tentam de tudo,  oferecendo jantares, noites em tavernas e até mesmo viagens por sete cidades. Porém, o que se mostra eficiente é cada um deles contar uma história para o amigo.

Assim, viajamos pelos mais variados cenários e estilos de contos. Desde relatos mágicos envolvendo a busca pela felicidade, passando pela vida no ocidente, que tem seu narrador sendo acusado de mentiroso, por ser um estilo de vida tão diferente daquele levado por seus ouvintes, até contos cautelares sobre ouvir àqueles à sua volta. Cada história compartilhada pelos amigos de Salim traz um pouco da visão do Oriente e revela certos aspectos da vida na região.

É uma pena que Schami seja tão pouco traduzido no Brasil. Sua obra certamente é uma que entretém e ensina o leitor sobre muitos assuntos importantes.

Thiago662 20/01/2021

Sobre a amizade ou a propósito de contar histórias...
O velho cocheiro Salim era considerado o mais famoso contador de histórias de Damasco. Contudo, em uma noite Salim perde a voz - seu principal instrumento de trabalho. Para recuperá-la teria que receber sete presentes únicos em três meses.

Sete eram os amigos de Salim. Pessoas diferentes, com origens e empregos diversos (um barbeiro, um ex-presidiário, um ex-ministro, etc), mas que se reuniam noite após noite por décadas. Os amigos tentaram de tudo. Por fim, chegaram à conclusão de que cada um deveria contar uma história para que o amigo recuperasse a sua voz. A partir daí o leitor é apresentado às fantásticas Histórias da Noite, cada uma narrada por um velho companheiro de Salim.

Dany 23/05/2020

Histórias da Noite
Ainda não tinha me passado pela cabeça que leria um livro assim, tendo a história como o personagem central da trama.

Chega a ser um pouco contraditório a gente ler tanto, e no entanto, não contar histórias. É aqui, em Histórias da Noite esse hábito se torna o personagem central.

Um livro que trás uma história, envolvido por outras tantas histórias. São camadas, enredos e tramas que foram me envolvendo a medida que as páginas iam passando.

Aqui acompanhamos o cocheiro Salim, um famoso contador de histórias de Damasco.
Porém, misteriosamente ele perde a voz e não pode mais contar histórias. Eis que seus sete e velhos amigos trazem histórias, presenciado Salim.
É um livro que me encheu os olhos e a imaginação, me colocou lá, sentada com eles escutando suas histórias. Me fez conhecer a Arábia com outros olhos.