Criança 44 Tom Rob Smith

Resenhas - Criança 44

Leticia2513 21/08/2022

Tem uma obra prima ali à espera e ninguém tá assistindo?!
Me emprestaram esse livro com a promessa de ser incrível e fiquei super na dúvida porque, fala sério, livro com fatos históricos costumam ser super entediantes e difícil de ler. E olha, nem precisei me esforçar pra terminar esse livro em questão de dias. Esse livro alugou a porcaria de um triplex dentro da minha cabeça, eu durmo e acordo pensando em tudo que aconteceu. Não vou mentir, ele começa bem confuso porque é um monte de história e personagem jogado do nada e você fica sem entender nada mas o Tom Rob promete e entrega tudo e um pouco mais então não desistam porque vale a pena. Eu me envolvi TANTO com o Liev e a Raíssa que atualmente considero eles parte de mim sim!! Mesmo com todo o caos, o casal ainda assim foi MUITO bem desenvolvido e te mostra como um casal de verdade é. Com defeitos e qualidades. Tem muitos pontos que eu gostaria de comentar aqui mas se me deixar falar, nunca mais paro. Então, sério, adicionem isso na lista de leitura de vocês e embarquem nessa história com esse casal magnífico

Caroline 31/05/2022

Passada em meados União Soviética, pós 2ª Guerra Mundial, na leitura vemos que por qualquer fala ou até mesmo pensamento fora de contexto se baseia em execução?

O livro relata sobre Liev, seu rival Vassili; que mantém um nível de perseguição a Liev sem explicação, um casamento gerado pelo medo e uma sequência de assassinatos? que interliga passado e presente.

Para quem gosta de suspense, fatos que aos poucos se conectam, esse livro trás isso!

fernandaugusta 21/04/2022

Criança 44 - @sabe.aquele.livro
Liev Demidov é um importante agente do MGB (as forças especiais russas), na URSS stalinista. A lealdade ao sistema deve ser inquestionável, afinal, qualquer coisa pode ser imputada como espionagem internacional no regime comunista - o que leva a centenas de prisões diárias. A maioria das pessoas vive na pobreza e com medo das prisões, das execuções e dos gulags russos. Autoridade deste sistema, Liev se depara com um caso em que prende uma pessoa injustamente. Em conjunto com esta operação, teve que colocar panos quentes na morte de uma criança, filho de um colega do MGB. A família acredita que a criança tenha sido assassinada. Mas não existem assassinatos e nem violência no sistema russo. Crimes são varridos para baixo do tapete, como propaganda ocidental, a culpa sendo colocada em situações que não manchem a perfeição da sociedade russa, onde todos tem trabalho e condições de vida iguais.

O problema é que, após vários acontecimentos, Liev começa a questionar este sistema. Perseguido por um colega ambicioso, que deseja uma vingança pessoal contra ele, Liev vê sua estável situação se deteriorar rapidamente. Ao defender sua esposa contra uma acusação de espionagem, ele se vê demitido do MGB, rebaixado ao cargo mais baixo da milícia russa, longe de Moscou. E é em sua nova cidade que encontra o corpo de mais duas crianças, mortas em condições muito semelhantes ao filho de seu ex-colega de MGB. Liev então começa uma cruzada pessoal contra um assassino que pode estar fazendo vítimas pelo país, acobertado pelas falhas do sistema de polícia russos, e colocando a própria vida e a de seus familiares em risco por alta traição, investigando algo que não deve ser investigado.

Bom... quando li a sinopse deste livro, acreditei que seria um thriller com foco na perseguição de um serial killer, afinal, a obra foi baseada nos crimes cometidos por Andrei Chikatilo, o infame carniceiro de Rostov. Mas... essa caçada a um assassino só começa mesmo com 50% da leitura concluída (é sério!).

Todo o início do livro é dedicado a contextualizar a situação de Liev. E o conflito de Liev com o sistema, sendo perseguido e quase morto "n" vezes vai até o fim do livro e toma muito do destaque do que, a meu ver, seria o foco principal da história - os assassinatos misteriosos. Me senti tapeada pela sinopse.

A partir do momento que esse detalhamento histórico do regime comunista russo nos anos 50 é encerrado, Liev é apresentado e a história começa a tomar forma, ela anda muito bem. A escrita do autor é dinâmica, e em vários momentos, as descrições dos crimes cometidos, das situações extremas vividas pelos personagens e pelas pessoas comuns são bastante perturbadoras. Nada é o que parece ser e o livro se enreda em uma paranoia constante, onde todos estão por um fio. Um errinho e todo mundo já era.

Tinha uma expectativa grande com esta leitura, afinal, é muito bem avaliada. Mas eu realmente acreditei que o destaque seria o suspense investigativo em torno de um assassino, e não a história de um agente em perigo, com um repentino drama de consciência. Não consegui me conectar com os personagens. Achei o final bom, mas o plot já estava claro bem antes do fim, então não fiquei surpresa.

Não posso dizer que não gostei do livro ou que tenha achado ruim. Acredito só que eu esperava uma coisa e li outra e a surpresa não me fisgou.

Bicalho 09/03/2022

Fantástico
Acompanhamos a história de liev demidov,um agente do governo soviético comandado por Stálin,vemos como era a vida na urss e as atrocidades cometidas em nome de um socialismo utópico. Em meio a toda essa narrativa,liev começa a se questionar se aquilo era ou não correto,a forma como os agentes agiam,torturando e matando pessoas inocentes só por suspeitas infundadas,depois de acompanharmos boa parte de como eram os agentes russos e a vida de liev, lá pela metade do livro começa o plot do serial killer e é incrível como tudo se desenrola e como tudo se conecta no final. Já quero ler a continuação desta trilogia que provavelmente será uma das minhas favoritas se os próximos livros mantiverem esse nivel

Lara Mélo 17/01/2022

Uma trilogia trazida pela pandemia
Ganhei esse livro em 2008. Na época, li e fiquei ansiosa pelo filme - pois vi que os direitos tinham sido adquiridos por Ridley Scott - mas depois acabei esquecendo do filme e o livro ficou esquecido na casa dos meus pais.

Até a pandemia. Meu pai leu e resolveu comprar os outros dois da trilogia (O Discurso Secreto e Agente 6). Minha mãe também leu e eu, influenciada pela empolgação dos dois, resolvi reler o 1º antes de ler o 2º e o 3º, porque só lembrava dos nomes dos protagonistas - Liev e Raíssa - e que o livro falava sobre um assassino de crianças em série.

Foi uma experiência de leitura totalmente diferente da primeira vez. Não me recordava o quanto o autor tinha conseguido combinar a ficção com o cenário político da URSS sob o governo de Stálin, como ele construiu um enredo abordando tantos questionamentos morais e políticos a partir das vivências de suas personagens. Através de sua obra, Tom Rob Smith nos mostra como um regime totalitário é capaz de se infiltrar por cada brecha da vida de seus cidadãos, criando mecanismos de controle para manter todos sob rédea curta, seja por medo seja por obediência.

Num contexto em que cada palavra, cada gesto e cada passo é vigiado e interpretado de acordo com as regras do Estado - tenham elas sentido ou não - não há personagens rasos ou fáceis de entender. Todos têm um passado, todos já perderam muito e vivem na iminência de perder mais ou de perder o mais importante: suas vidas.

As privações e sofrimentos enfrentados deixaram sombras na vida de todos e os segredos guardados são tão ou mais importantes para a trama que os próprios fatos. É aquele livro em que é preciso estar atento a cada linha, a cada palavra, pois é nas zonas cinzentas, no subjacente, no sussurro, no escuro, que se encontram as respostas.

Quando cheguei ao final, pensei no livro como um caleidoscópio: a cada leitura, a cada página virada, é possível captar diferentes nuances, reparar em novos aspectos da personalidade, das ações e dos relacionamentos das personagens e até mesmo do desenrolar da história.

rafa 15/01/2022

Um ótimo suspense policial
Foi uma leitura bem dinâmica, o suspense permaneceu do início ao fim. Fiquei preso ao enredo e mal percebi o tempo passar.

Um romance muito bem escrito. A ambientação estava sensacional também, adorei o livro. Na minha opinião, está no mesmo nível que "O homem de areia", de Lars Kepler.

Juh 01/01/2022

Inspirado no serial killer Andrei Chikatilo o livro traz uma história incrível ambientada durante o regime de Stalin. A sequência dele tmb é igualmente magnifica!!

mimi 28/12/2021

Final inesperado.
É um livro bem escrito, a história por trás te dá a curiosidade de saber, ainda mais, como funcionava o antigo regime opressor vivido na Rússia, governado por Stalin. Contém um final muito inesperado, essa com certeza foi a minha parte favorita! E claro, o livro aborda pautas importantíssimas, nos fazendo refletir mais sobre o assunto. SIMPLESMENTE PERFEITO! Para aqueles que adoram livros com desafios, muita adrenalina, investigação, assassinatos e um pouco de história, é o livro ideal!

Anne 10/12/2021

QUE LIVRO
criança 44 foi o romance de estreia de tom rob smith e acredito que ele mostrou maestria ao conduzir essa leitura de uma forma tão impecável quando fez, apesar das primeiras 100 páginas serem mais lentas, por favor, não julguem o livro por esse início, vai ser confuso de início, mas tudo será explicado e será justificado o uso de tantas narrativas para compor o enredo. com plots incríveis, criança 44 foi, provavelmente, uma das minhas melhores leituras desse ano. só não ganhou as 5 estrelas pelo início lento, apesar de eu entender o início, a lentidão pode fazer muitos abandonarem, o que eu quase fiz, então acho que o autor poderia ter conduzido melhor esse início.
a narrativa segue liev, um agente do governo stalinista, porém essa narrativa principal é interrompida por alguns ??flashbacks? e acontecimentos com outras pessoas, de início é muito confuso conseguir acompanhar a quantidade de personagens e a complexidade do enredo, mas tudo é muito bem explicado ao seguir a leitura, mosttanto que esse livro deu atenção a cada detalhe e todos fazem sentido, complementando para um final chocante a respeito dos crimes que ocorrem
de forma geral, eu amei esse livro e sou muito grata por não ter abandonado o livro, foi uma leitura incrível

Julia Tristão 04/11/2021

Perfeito
Não conseguia parar de ler, mas não queria que o livro acabasse! Quando não estava lendo, ficava pensando na história e ansiosa pelas próximas páginas!
É emoção da primeira até a última página, sem enrolações!!
Terminei querendo indicar para todo mundo ler tb, de tanto q gostei. Portanto, leiam criança 44!!!!

Leandra 07/10/2021

Criança 44
O livro e a história em si foram muito interessantes, a mistura das informações de como foi a política stalinista e o caso dos crimes de Andrei Tchikatilo foram muito bem interligados.

Julia.Santos 20/09/2021

Criança 44
Me apaixonei do começo ao fim em toda a história, o final me chocou MUITOOO, zero imaginava, adorei ler Criança 44, foi uma indicação incrível e agora indicarei a todos.

Anna Sallé 31/08/2021

Quem vigia o vigia?
Criança 44 passa-se na Rússia sovietica e conta a história da investigação de um agente Russo quando mortes suspeitas vão sendo descobertas.

Em um país regido pelas duras leis stalinistas, como um agente do governo Liev pensa que todo o seu trabalho de perseguição pela proteção do Estado Russo é por um bem maior.

Ao longo da história Liev vai tendo outras perspectivas da sua vida e do que acredita, questiona o certo e o errado e é confrontado com verdades sobre si mesmo e a vida que construiu. Começa uma investigação proibida e impossível a fim de aplacar o peso na consciência por vários atos que cometeu em nome do bem maior.

A história é muito boa, narrativa super bem construída, personagens fortes e leitura fluida. Prendeu e quero ler o próximo.

Paulo.Cesar 23/08/2021

"Não há assassinos no paraíso"
Achei esse livro jogado em um sebo, li a sinopse dele e curti, mas por ser um livro pouco divulgado, li sem muita pretensão.

Que leitura sensacional! Personagens muito bem construídos, história muito bem ambientada em cima da União soviética no período de Stalin. Simplesmente um Thriller (baseado em fatos reais) que não pode ser investigado (atitude anti-soviética), pois como disse, não há assassinos no paraíso.

5⭐ e favoritado!