O Guarani José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - O Guarani

Tati.Lima 28/08/2023

É um bom livro...
Eu devo ser bem masoquista, mesmo. Porq depois não curtir Iracema, fui lá e escolhi ler O GUARANI...Mas sinceramente eu achei mais interessante q, e olha q fui ler e vi q O GUARANI foi publicado 8 anos antes se não me engano. Pior q depois q comecei a ler o livro, me falaram q tinha o filme, eu fui inocente pesquisar para assistir, e descobri q o filme é com a Angélica e o Márcio Garcia...bem, sinceramente, não me empolguei muito de assistir... Voltando ao livro, eu achei o romance desse livro, bem mais cativante, o casal Peri e Ceci é guerreiro, eles lutam um pelo outro, e não tem aquela tonelada de drama q teve em Iracema, mas ainda assim é um pouco leeeeeento demais. Mas o final desse livro é maravilhoso e emocionante, eu diria q surpreendente, porq eu tava esperando sofrimento pro casal, mas não, foi final feliz, e principalmente por destacar e ressaltar o q seria a continuidade da lenda Tamandaré. O final, na minha humilde opinião, é o melhor do livro todo.

Laura 19/08/2023

O livro em si tem uma escrita bem cansativa por ser um livro antigo, a história em si é legal.. obviamente tem alguns pontos meio preconceituosos por conta da época escrita. Foi um livro q demorei MUITO pra ler por ser cansativo, mas qm tem paciência acho q possa compensar :)

Davi.Rissi 15/08/2023

Muito bom livro
Gostei demais. Gostei principalmente do Álvaro e da pegada cristã que há entre a família Mariz. O vilão Loredano e o final trágico.

junirou 09/08/2023

Curti.
Apesar de ter demorado bastante pra ler, foi uma leitura bastante agradavél. Acredito que, para pessoas que não tem costume de ler livros vá ser uma leitura arrastado e muito desagradável. Apesar de sim, eu só ter lido para escola, eu não consegui desgostar da leitura por esse motivo, na verdade eu gostei bastante.
No mais, o livro é um ótimo clássico, a historia apesar de problematica por questões de épocas e contextos historicos a obra continua sendo atemporal.
Hisabela 24/08/2023minha estante
Esse é memorável ??

jhulica 06/08/2023

O Guarani
No início demorei um pouco para engatar na leitura, mas depois de uns capítulos mergulhei total na história.
Por ser um livro escrito pelo maior ficcionista do romantismo brasileiro, vemos muitas características idealizadas, o amor submisso e ardente entre os amantes e uma idolatria obsessiva, mas isso não torna o livro menos interessante.
Enfim, não tenho palavras pra descrever tudo oq eu senti lendo esse livro, mas tenho certeza q foi uma das melhores experiências q eu já tive, recomendo muito.

Karine 30/07/2023

Literatura brasileira
Neste livro conhecemos Peri, um índio da tribo dos Goitacases, e sua adoração por Cecília, uma menina branca.

Peri é um filho da mata e usa todo o seu conhecimento sobre a natureza das matas a sua volta, para proteger a todos a sua volta, mas principalmente Cecília, por quem tem verdadeira adoração.

Este livro é muito bom e acho que todos deveriam lê-lo, pois faz parte da história da nossa literatura. Não vou dizer que é uma leitura fácil, pois é uma escrita mais antiga com muitas palavras que não se usa mais, e por isso demorei bastante pra terminar, e muitas vemos termologia racistas para com os índios, o que pode nos incomodar bastante, mas ao mesmo tempo temos que lembrar que o livro foi escrito em uma época que tinha esse tipo de pensamento.

Mas mesmo assim é surpreendente ver como, apesar das falas racistas, Peri é retratado quase como um surper homem, o que me fez continuar a ler o livro.

Recomendo para todos, pois temos que sempre valorizar a literatura brasileira e esse livro e muito bom.

Boa leitura!!!
Eloise.Siqueira 30/07/2023minha estante
Eu já li, me apeguei demais à Isabel

Daniel.Conrado 12/07/2023

???? 3,5
Dos clássicos chatões esse tem uma história bem legal, apesar dos exageiros do romantismo é um livro até que bom sim, se estiver escolhendo clássicos brasileiros pra ler eu recomendo

soaresrai 12/07/2023

A releitura foi muito melhor do que eu esperava, acreditava que o livro seria mais difícil mas a linguagem e a história me prendeu bastante.

Isabela- 11/07/2023

Que livro ruim! Eu gosto de clássicos, quinhentismo é uma época gostosinha de ler, mas o autor ia pulando passado e presente, turbilhão de fatos ao mesmo tempo! Tá aqui é do nada narra muitos anos antes e depois volta de uma vez, e você tem q deduzir que voltou. O final foi horrível. Parece que não soube lidar com a própria trama.

Viviane 26/06/2023

Esta obra conta a história de um romance entre o indígena Perí e a jovem Cecília. Juntos passam por aventuras pelo Bradil colonial. Prometida a se casar com Álvaro, um cavaleiro de guerra, Branco, mas que não amava. Viveu seus dias em meio a mata, animais, flores e admirada por Perí. O livro nos mostra a vegetação da época, os costumes dos exploradores do período colonial e como era as guerras dos indígenas, bárbaros e os colonos eram travadas. Apesar de ter uma escrita rebuscada, não é de difícil compreensão, mas nos deixa ensinamentos. Que devemos ter um amor no nosso coração, mas não ficar sego por ele, pois podemos morrer de amor.

regianeoa.regi 24/06/2023

Fascinante
O Guarani é um livro que narra fatos da história do povo brasileiro, das lutas indígenas, da colonização e da ligação com o governo português escritos em tom poético.

A maneira como a narrativa vai se desenvolvendo aproxima cada vez mais o leitor para saber como será o desfecho das circunstâncias que envolviam os conflitos entre portugueses e indígenas.

O cristianismo é um desses elementos que vem para dificultar a vida dos personagens principais e a veneração de Peri por Cecília ultrapassa qualquer coisa nesse plano de fundo conflituoso e cheio de interesses.

O final foi surpreendente e não posso deixar de recomendar a leitura dessa grande obra da literatura brasileira.

LorenzoRLima 20/06/2023

Uma obra que poderia ter envelhecido melhor.
Olha, por mais que eu tenha achado essa leitura até que prazerosa, é quase um crime por esse livro para adolescentes de 15 ou 16 anos lerem. Ele é uma leitura que requere uma bagagem prévia na literatura que, infelizmente, muitos deles não tem, mas vamos falar da obra.
O José de Alencar tem essa fama de escrever sobre povos indígenas (mesmo sendo uma pessoa branca) o que leva ele a tomar umas atitudes questionáveis ao longo da história.

Os personagens, para mim, são cativantes a ponto de eu me preocupar muito com cada um deles, em especial a Isabel, porém, na discussão que eu participei desse livro, muitas pessoas não foram muito chegadas neles, então vá com um pensamento aberto sobre "Ame x Odeie".

A escrita do autor pode ser, para não dizer "é", algo maçante e enfadonha. Sem contar que ao longo da obra, ás passagens racistas e misóginas são muito aparentes, e que afasta muito o leitor de ter uma afeição pelo livro como um todo.

Enfim, esse livro não é para qualquer um, mas se você quiser entender melhor todo uma época, eu recomendo a tentativa.

Maryana 16/06/2023

O Guarani
Não sei muito oq dizer sobre o livro, a escrita é um pouco chata e a história não lhe prende. Esse foi um livro que li por conta da escola, ent, comparando com os outros livros é uma história até q boa.