O Guarani

José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - O Guarani

Denise461 11/05/2023

Foi o primeiro clássico que li e adorei a história. José de Alencar foi o primeiro autor que conheci quando se trata de clássicos e sou muito fã de seus livros.

arcmaluw 07/05/2023

O Guarani
Muito legal. Li para uma adaptação de teatro pra escola. A literatura brasileira é muito rica em detalhes e história.

Jenn 20/04/2023

Uma luta pra acabar
Olha, os personagens são bem rasos e estressantes. A ceci é uma v@dia rica insuportável, e o peri que era pra ser o mais interessante, chega dar raiva de tão capacho que é dela, ainda fala que essa cobra tem bom coração. O vilão é muito ruim, e não do tipo foda, só mal escrito mesmo. Mas tipo tem uns elementos interessantes, da cultura indígena e tals. E a linguagem não é tão complicada quanto eu pensei. Tem uns trechos bem bonitinhos no quesito romântico, apesar do romance mesmo ser uma marmelada. Resumindo, uma bomba esse livro.

Barbara1444 31/03/2023

Confuso
Eu não sei se foi a edição que eu comprei, que não delimita os capítulos, mas eu achei o livro bem confuso, e pelo que conheço da leitura de José de Alencar, é um livro totalmente diferente, eu tinha sempre que parar e entender o que estava acontecendo. Não tive uma boa experiência com ele.

Cecilia.Souza 31/03/2023

O guarani não pode ser lido como jma história realista, porque ele não quer ser isso. Ele é um romance de amor e de aventura, e nisso ele é bom e vale a pena. Muitas gerações leram o romance de Alencar vibrando com os laços, os amores, as traições, o heroísmo e e tudo o mais que acontece.

Gigi 27/03/2023

Considerado um clássico indianista... O romance introduz Ceci a boa e caridosa mocinha e Peri o valente indígena
A leitura foi interessante diferente do meu costume...

Andressa.l1ma 27/03/2023

Para ele essa menina, esse anjo louro, de olhos azuis, representava a divindade na terra; admirá-la, fazê-la sorrir, vê-la feliz, era o seu culto; culto santo e respeitoso em que seu coração vertia os tesouros de sentimentos e poesia que transbordavam dessa natureza virgem.

S0rinn 25/03/2023

Lindo.
Não tem palavra que descreva melhor esse livro. Lindo. A narração é de encher os olhos, os personagens são admiráveis e, apesar das barbaridades descritas no começo da história, que sinceramente quase me fizeram desistir da leitura, José de Alencar criou uma obra realmente bela e admirável. Ótimo livro

Elisa137 16/03/2023

Meu ponto de vista sobre "O guarani"
O livro foi o meu primeiro da literatura clássica brasileira, mesmo que simplificado eu gostei bastante do livro pelo desenvolvimento dos personagens, eu tenho minhas leves críticas sobre o livro, mas indico da mesma maneira.

Maria Helena 09/03/2023

Esse livro me faz sentir a grandiosidade da literatura brasileira. Ambientação perfeita, escrita fluída, apenas comentários positivos para a escrita e narrativa desse livro. Peri é totalmente obcecado por Cecília, e a mesma por ele. Eu quero acreditar que ambos sobreviveram ao temporal e viveram felizes na selva, aonde Peri era rei.

Gazolla 05/03/2023

Legal, bem bonito, mas coxo
O livro desde o início marca com o estilo natural e romântico do Indianismo, contudo deixa de florescer ao decorrer da obra.

O potencial da obra está explícito em suas primeiras páginas, com conflitos diversos que englobam a família de D. Antônio Mariz, que situa-se em meio à floresta, afastada totalmente da sociedade urbanizada. Desde o amor de Peri até a ganância de Loredano e o ódio dos Aimorés ganham protagonismo conforme a chance de receber ajuda diminui.

Todavia, embora José de Alencar tenha pensado em uma grande árvore narrativa, com reviravoltas e heroismo indigena, o mesmo esqueceu de plantar as sementes adequadas. Entre elas a falta de ritmo e bom-senso se destacam, com momentos extremamente prolongados que fácilmente poderiam ser retirados, enquanto outros de maior peso e drama são jogados às traças e não possuem a preparação certa para gerar o impacto adequado ou simplemente não possuem uma resolução satisfatória.

Imponentemente dos deslizes do autor, a obra é imponente e consegue passar todo o pensamento da época facilmente. Desde quem gosta de história até os ultraromancistas podem tirar proveito neste livro idealizador, embora um pouco de paciência seja necessária para se agarrar à trama.

Lukas_Gabriel 01/03/2023

O prazer e o sofrimento não passam de contraste.
Falando especialmente sobre o José de Alencar, como pode ter existido alguém que deteve o poder de escrever e descrever tão bem assim? Fiquei encantado, mas isso definitivamente impactou na minha leitura, tanto positivamente quanto negativamente. Por mais que fique claro, em alguns momentos retornei alguns parágrafos para apreciar e até mesmo entender o que o Alencar queria dizer, devido ao seu requinte no vocabulário.

O início foi mais complicado para me acostumar, e depois de um tempo a história mostrou ser bem mais comprida, eu lia horas e parecia que estava na mesma página, não sei se foi devido a essa edição, mas ficou cansativo. Alguns estereótipos me apresentaram desinteresse em algumas partes, transformando algumas coisas em situações previsíveis. Em contrapartida, a última parte foi mais empolgante, curti melhor os acontecimentos, as reviravoltas e os diálogos.

Seu impacto na identidade nacional é incontestável, mas fugiu do que eu estava esperando, acredito ter feito uma escolha que pesou na minha experiência com esse livro. Não sou grande fã do romantismo e esse é o segundo clássico seguido que leio que envolve essa escola literária. Procurei saber o menos possível para não me influenciar, mas desde as primeiras páginas já notei que a estória em si seria um desafio para meu gosto pessoal. Fiquei muito confuso em relação aos meus sentimentos por essa obra, então vou atribuir essa nota por nível de comparação, julgando ser mais justo.

São tantas frases belíssimas que o José colocou nesse livro, escolher uma é se colocar numa saia justa, mas gostei muito dessa em específico: "É ao mesmo tempo o nada com o seu vácuo profundo, imenso, infinito; e o caos com a sua confusão, as suas trevas, as suas formas incriadas; a alma sente que falta-lhe a vida ou a luz em torno."

Karine.Bertuzzo 14/02/2023

O bom Selvagem.
Quem gosta de livros que lhe apresentam um passado distante, ou uma realidade deixada de lado, este livro é uma leitura obrigatório. Mas, é preciso deixar seus pensamentos e opiniões de lado, ficando no contexto da época (sim, em alguns momentos meu lado feminista queria rasgar as páginas). Inclusive, prefiro ele a Iracema.

Gosto de como retrata os índios (chegando até a citar seus rituais antropofágicos) e apesar de me irritar um pouco com a "inocência" de Peri, achei interessante os valores que o formam.

"As lágrimas, minha filha, são um bálsamo que Deus deu a fraqueza das mulheres e negou a força dos homens."

Gabriel.Chiquito 05/02/2023

É engraçado como o gosto literário vai mudando com o tempo; esse é um tipo de livro que eu odiaria no ensino médio, mas que eu gostei muito lendo agora.

Ver a virgem alva e pura, o bravo e corajoso índio, nobre herói da história, um Brasil tão vistoso, cheio de natureza, riquezas e prometendo um futuro infinito, enfim, esse cerne do romantismo brasileiro (eu nem sabia que ainda me lembrava disso) foi realmente muito gostoso durante a leitura, além de toda a trama também ser realmente muito interessante. Contra todas as expectativas que tinha no começo, gostei desse livro.